O Território Brasileiro
O Território brasileiro ocupa uma extensão de mais de 8 milhões e meio de quilômetros quadrados e está situado na América do sul. O Brasil é o quinto maior país do mundo, perdendo em extensão apenas para a Rússia, o Canadá, a China e os Estados Unidos.
Os países que fazem parte da América do Sul são Brasil, Chile, Equador, Argentina Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela. O Brasil é o maior em extensão.
Pontos Extremos do Brasil
Os pontos extremos do território brasileiro são:
- Ao norte - A nascente do Rio Ailã, em Roraima
- Ao sul - O Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul
- A leste - A Ponta do seixas, na Paraíba
- A oeste - A nascente do Rio Moa, no Acre
Os territórios possuem uma área delimitada por áreas vizinhas. Essa demarcação recebe o nome de limite, que é definido por lei, tanto o limite municipal, quanto o estadual e o federal.
Os limites podem ser naturais (montanhas, rios, etc) ou criados pelos seres humanos (placas, pontes, estradas, etc).
Quando essas separações de áreas dividem municípios, chamamos de limites; se dividem estados, chamamos de divisas; se dividem países, chamamos fronteiras.
A Divisão do Território Brasileiro
Devido à diversidade cultural e diferenças de relevo, clima, vegetação, etc., o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
O Povoamento do Território e Formação do Povo Brasileiro
Temos logo de início a figura do indígena. Esse povo tirava da natureza apenas o suficiente para sua sobrevivência. Com a chegada dos colonizadores portugueses os ambientes começaram a ser fortemente modificados. Com a exploração de mais recursos naturais, outros povos se chegaram ou foram trazidos para habitar o Brasil, como os negros escravizados da África, outros europeus e japoneses.
A chegada de tantos povos diferentes favoreceu uma riquíssima mistura, principalmente entre o indígena, o branco europeu e o negro africano.
O nosso País ganhou uma população mestiça e pluricultural, graças às influências culturais recebidas dos povos indígenas, africanos, europeus e de outros imigrantes.
Nesse contexto de deslocamento de pessoas e mistura de povos, há alguns conceitos muito importantes para destacarmos:
- Migração: É o deslocamento de um indivíduo ou grupo de indivíduos pelo espaço geográfico.
- Migrantes: É toda pessoa ou grupo de pessoas que mudam da sua região de morada para outra.
- Êxodo rural: Migração de pessoas do campo para a cidade.
- Etnia: Grupo de pessoas que estabelecem um vínculo de identidade a partir de características físicas e culturais comuns.
- Miscigenação: Mistura de povos de tipos físicos e costumes diferentes.
A história das etnias indígena e negra no Brasil é marcada pela injustiça desde o período da colonização: terras que pertenciam aos indígenas foram tomadas pelos europeus e os negros africanos foram escravizados durante séculos.
A Constituição brasileira de 1988 prevê o direito de posse da terra tanto para os indígenas quando para os descendentes quilombolas (com ancestralidade negra).
Observe abaixo o gráfico do IBGE com dados de 2010, onde foi registrada a distribuição da população indígena por regiões. Nele você pode visualizar a Região e o quantitativo da população indígena do País.
A Divisão Administrativa do Brasil
A Constituição Federal é o documento onde se encontram os direitos e deveres dos cidadãos e a forma como o País deve ser administrado.
O Governo federal é constituído de três poderes: o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. Cada um com suas funções.
Os Estados - Unidades Político-administrativas
Cada estado possui uma administração, mas todas são subordinadas ao Governo federal. Os 26 Estados e o Distrito Federal (onde está localizada Brasília, capital do Brasil), também podem ser chamados de Unidades Federativas do Brasil.
Essas unidades federativas estão divididas nas cinco grandes regiões, e cada estado possui uma sigla que o representa e uma capital. Veja abaixo:
- obrigatório para os eleitores de 18 a 70 anos;
- facultativo para pessoas entre 16 e 18 anos, para quem tem mais de 70 anos e para os adultos que não sabem ler nem escrever;
- proibido para os jovens que prestam serviço militar inicial e obrigatório.
A cada 4 anos, os cidadaõs brasileiros vão às urnas para votar nos candidatos aos cargos de prefeito, vereados, governados, deputado, senador e presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário