• Urbanização – o êxodo rural fez com que a população escapasse do maior controle social que as igrejas exerciam no campo.
• A legislação produzida pela Revolução Francesa debilitou a Igreja ao confiscar grande parte de suas propriedades e riquezas.
• O desenvolvimento de uma mentalidade científica. Fé e razão se tornaram conflitantes e incompatíveis.
A REVOLUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA – No século XIX, a acelerada industrialização da Europa e o enorme avanço da ciência, da técnica e da tecnologia mudaram a mentalidade científica e cultural. Um dos principais responsáveis por essa mudança foi o biólogo Charles Darwin, coma publicação do livro A origem das espécies, em 1859.
A SENSIBILIDADE ROMÂNTICA – O Romantismo foi um amplo movimento sociocultural que atravessou os últimos anos do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX.
Destacamos três características fundamentais do Romantismo:
• A rebeldia – oposição ao racionalismo iluminista e ao modelo clássico de beleza.
• A nova atitude diante da natureza – sentimento de comunhão com a natureza, vendo-a como um ser vivo.
• A nova visão de mundo e do ser humano – afirmava ser impossível ao ser humano conhecer a realidade por meio da razão. Valorizavam a utopia e defendiam a superioridade do sentimento, da imaginação e da capacidade criativa.
TÉCNICA OU POÉTICA – Na segunda metade do século XIX, o Realismo foi o estilo predominante, tanto na literatura quanto na pintura.
Os artistas realistas se dedicavam a temas de sua própria época e da realidade cotidiana. Esses artistas valorizavam a observação como a qualidade mais importante de um artista. Buscavam a objetividade para conseguir expressar uma visão fria e distanciada das coisas.