VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM-VINDO!!!

segunda-feira, 21 de abril de 2008

LUTO.

Essa é a expressão do nosso coração. O sofrimento imposto a essa criança, a crueldade feita a essa "vidazinha" não deixa espaço para explicações ou "perdões". Fica apenas o sentimento de impotência diante da violência e da monstruosidade cometidas. Marcou a MINHA história... Me fez ver que o ser humano, em sua natureza má, é capaz de atos inimagináveis!!!
Peço a D-us que tome a frente de tudo. Que a justiça seja feita, para que o nosso coração tenha algum consôlo...
Obs.: Galera, só voltarei a postar no blog, qdo esse crime vergonhoso e asqueroso tiver sido elucidado e OS CULPADOS devidamente acusados e encaminhados para a justiça. Enquanto isso, ficam aqui minhas palavras e revolta...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Questionários - 6º ao 9º Ano


Pronto pessoal, os questionários para vocês responderem estão postados. É só copiar e responder! Eles vão ajudá-los a exercitar o que aprendemos. Estudem bastante!É só conferir aí no Arquivo do Blog, ok?!









6º Ano (5ª Série) - Questionário - I Unidade

1. A chegada do ser humano à América tem gerado várias hipóteses, uma delas, e a mais aceita, foi a travessia através do Estreito de Bering. Relate como ocorreu essa travessia.

2. Analisando ainda a hipótese da travessia pelo Estreito de Bering, vimos que segundo os historiadores a ocupação ocorreu há cerca de 12 mil anos e, mais recentemente, descobriu-se que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou 50 mil anos. Pensando nisso, responda em que outros pontos se baseiam os pesquisadores para defenderem a hipótese da travessia pelo Estreito de Bering.

3. Existem defensores da hipótese do homem ter chegado à América em pequenas embarcações, navegando pelo Oceano Pacífico. Partindo dessa idéia, assinale a alternativa que corresponderia ao local de partida desses grupos humanos para o Oceano Pacífico, chegando à América do Sul.

a) Partiram da Ásia e do Estreito de Bering.
b) Partiram da Polinésia e da Oceania.
c) Partiram da África e da Ásia.
d) Partiram da Europa e da Ásia.

4. No Chile, localiza-se no sítio arqueológico de Monte Verde um vasto tesouro da arqueologia americana, que fez surgir duas hipóteses importantes, uma delas foi que “os povoadores da América entraram no continente por vários caminhos, não só pelo Estreito de Bering”.
Assinale a alternativa que relata a outra hipótese.

a) Os povoadores da América se originaram da própria América.
b) O povoamento da América iniciou-se pelo norte.
c) O povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao da América do Norte.
d) O povoamento da América Central pode ter sido anterior ao da América do Sul.

5. Sobre o sítio arqueológico de Clóvis, na América do Norte, marque V (verdadeiro) e F (falso) para as frases correspondentes aos estudos e características desse local.

( ) Na década de 1930, arqueólogos descobriram pontas de flechas feitas de pedra lascada.
( ) As armas encontradas no sítio arqueológico de Clóvis até hoje são consideradas as mais antigas.
( ) Nesse local, ao lado das pontas de flechas, foram encontrados ossos de mamutes e bisões.
( ) No sítio arqueológico de Clóvis foram descobertos objetos com mais de 50 mil anos.
( ) Nas proximidades de Clóvis, no estado de Nova York, foram encontrados vários fósseis humanos.

6. Os grupos humanos da América levavam uma vida nômade, deslocando-se constantemente em busca de alimentos. Esse constante deslocamento fez serem espalhados por onde passavam, o quê?
7. A agricultura mudou a vida dos grupos humanos da América primeiramente nas regiões do litoral do Equador e do atual México, por volta de 7 mil anos atrás, cultivando feijões, pimentões, tomate etc. Pensando nisso, descreva as alterações ocorridas no modo de vida, alimentação e técnica das comunidades agrícolas com o cultivo da terra.

8. A agricultura fez favorecer o sedentarismo, que nada mais é que a permanência dos grupos humanos num mesmo território, esse modelo de vida fez nascer também a necessidade de homenagear seus mortos. Assinale a alternativa que completa a frase:

“O culto aos mortos, com o passar dos anos, foi se transformando...”.

a)... num ritual respeitado por toda a comunidade, sendo acompanhado de numerosas oferendas.
b)... em rituais de vida religiosa e poder de estado.
c)... em práticas que revelaram o medo da morte.
d)... numa prática que revelou a importância da religião para a política.

9. Hoje conhecemos o Brasil como dono de um território de diversas belezas naturais, como florestas tropicais, mata atlântica, pantanal etc, bem diferente do período dos primeiros habitantes brasileiros. Partindo dessas informações, assinale a alternativa que relata o clima e a vegetaçãodo período dos primeiros povoamentos.

a) O clima era úmido e quente, com florestas densas e grandes vegetações para alimentar.
b) O clima era mais seco e frio, com poucas florestas e a maior parte do território era de vegetação rasteira, cerrados e caatingas.
c) O clima era ameno e fresco, com florestas tropicais que cobriam a maior parte do território e vegetações de variadas espécies.
d) O clima era totalmente seco e quente, com florestas, animais, vegetações rasteiras e frondosas onde habitavam diversas espécies animais.

10. No sítio arqueológico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, foram encontrados ossos de animaisjá extintos, além da ossada de trinta humanos. Nos anos 70 do século XX, pesquisadores fizeram uma nova descoberta nesse local, o que mudou também a análise dos cientistas sobre os habitantes da América. Verificando essa análise, assinale a alternativa que descreve as características dessa descoberta e justifique, logo abaixo, suas origens e o que mudou depois dessa descoberta.

a) Descobriram ossadas, pontas de flechas, machados e um crânio masculino que concluíram ser mais um fóssil de origem asiática.
b) Foi descoberta uma sepultura de várias espécies humanas, as quais conferiram a pluralidade racial brasileira.
c) Essa descoberta foi de um grupo humano afro-descendente que habitara essa região na produção de técnicas avançadas na agricultura e pecuária.
d) Descobriram várias sepulturas e um crânio feminino batizado de Luzia, que concluíram ser o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil.

Justificativa das origens:

11. Os povos caçadores e coletores do Brasil também tiveram características nômades. Para continuar nosso raciocínio, relate como eram suas habitações, o que faziam no interior das cavernas, o que era feito para caçar e pescar, aproveitando que tipo de materiais etc.

12. No mesmo período em que se iniciou a produção de alimentos o ser humano começou a arte da cerâmica, exercida principalmente pelas mulheres. Pensando nisso, assinale a alternativa que descreve o material usado, os objetos elaborados e para qual utilidade.

a) Eram feitos de barros encontrados em minas e faziam panelas, pratos e jarros para armazenar produtos já cozidos.
b) Eram feitos de argila, os objetos eram vasos, pratos, potes e outras peças usadas para armazenar os produtos agrícolas.
c) A areia era o material utilizado para a confecção de vasos, pratos e potes para que armazenassem seus alimentos.
d) A argila, com sua propriedade dura, proporcionava a confecção de vários objetos, como casas, fornos e fogões à lenha para que cozinhassem seus alimentos.

13. Os modelos de moradias dos primeiros habitantes brasileiros tinham como características os produtos obtidos diretamente da natureza ou até mesmo as grutas. Lembrando de disso, descreva os locais que eram escolhidos para serem construídas as moradias, e em que essa localização facilitava para a obtenção de seu alimento.

14. Os povos que viviam nas terras altas do sul do Brasil, por volta de 1500 anos atrás, construíam casas subterrâneas que os protegiam dos ventos frios da região. Quem eram esses povos?

(a) Os marajoaras.
(b) Os tupi-guaranis.
(c) Os itararés.
(d) Os tupinambás.

15. Na cidade de Santarém, no Pará, foram encontrados objetos de cerâmica muito bem elaborados, como estatuetas, vãos e pratos de grande beleza e sofisticação, dignos de artesãos especializados na arte ceramista. Essa característica está presente em qual cultura?

a) Cultura marajoara, na Ilha de Marajó.
b) Cultura marajoara, no Rio Grande do Sul.
c) Cultura tupi, no Mato Grosso.
d) Cultura guarani, na foz do Rio Amazonas.
16. Defina:
a) Sambaquis
b) Sítio arqueológico
c) Cerâmica
d) Pintura rupestre

7º Ano (6ª Série) - Questionário - I Unidade

1. A Região da Península Arábica é berço da cultura árabe de origem lingüística semita, a mesma dos hebreus, já as características geográficas são divididas em duas partes, assinale a alternativa que descreve essas regiões.

a) Uma dominada por savanas, dunas e pântanos, e outra situada nas regiões costeiras, banhadas pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Índico.
b) Uma dominada por desertos, dunas e oásis, e outra situada nas regiões costeiras, banhadas pelo Mar Vermelho e Oceano Índico.
c) Uma região dominada pelo deserto do Saara e oásis, e outra situada nos litorais banhados pelo Oceano Pacífico e o Mar Negro.
d) Uma região dominada por grandes cerrados e desertos, e outra situada no golfo Pérsico e na faixa de Gaza.

2. Um desenvolvimento maior da agricultura e do comércio, além da formação de vilarejos, foi
possibilitado pelas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Índico por serem mais o
quê?

a) Secas e aráveis.
b) Férteis e semi-áridas.
c) Chuvosas e férteis.
d) Úmidas e quentes.

3. Estudamos que os grupos humanos que habitavam o deserto não tinham unidade política, a maioria vivia dispersa, cada grupo com suas leis, chefes tribais e deuses. Outra grande característica do povo árabe era a religiosidade, que até o século VII tinha um aspecto diferenciado dos dias atuais. Partindo dessa idéia, responda em quê eles acreditavam e qual era o principal centro de culto.

4. Maomé era da tribo dos coraixitas, a qual já estudamos. Ele se preocupava com a dispersão e rivalidade de seu povo provocada pelo politeísmo e observou que poderia uni-los através da religiosidade monoteísta. Pensando nisso, relate em quais religiões ele se baseou, a revelação recebida e o que passou a pregar.

5. Ao iniciar sua pregação, Maomé, em Meca, provocou vários conflitos na elite da cidade e seguidores dos outros deuses. Responda: como Maomé foi hostilizado? Como ele reagiu?

6. A religião islâmica, apesar de monoteísta, possui características próprias, uma delas diz respeito à conversão forçada de qualquer pessoa ao islamismo, pois esse critério era proibido pelo Alcorão (livro sagrado).
Assinale a alternativa que retrata as políticas adotadas que estimulavam a conversão e qual atitude impulsionou.

a) Para conversão ao islamismo os muçulmanos ofereciam isenção ou diminuição dos impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos, o que fez impulsionar uma conversão em massa dos povos conquistados.
b) Os muçulmanos adotaram políticas assistencialistas e de sacrifícios aos que se recusavam a se tornarem islâmicos, o que fez impulsionar revoltas em massa dos povos conquistados.
c) Maomé deixou em sua doutrina religiosa políticas de conversão através da submissão à Alá e amor à cultura árabe para unir os povos politeístas, o que fez impulsionar uma conversão somente dos povos árabes.
d) O surgimento do islamismo no mundo árabe facilitou a união entre eles, que antes vinham em conflito, e para converter os povos dominados eram usadas políticas de pressão econômica, o que fez impulsionar um conflito de séculos.

7. Maomé, através do islamismo, conseguiu unificar as várias tribos criando um grande e único estado árabe, esta atitude fez dele mais que um simples profeta.
Continuando o raciocínio, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas frases referentes à vida de Maomé.

( ) Maomé ocupou por vários anos somente o cargo de profeta dos árabes.
( ) Com seu modelo de vida Maomé estimulou uma estreita ligação entre política
e religião no povo árabe.
( ) Maomé deixou uma obra literária espiritual denominada alcorão.
( ) A revolução religiosa foi provocada por cristãos que desejavam acabar com o islamismo.
( ) Maomé era considerado um guia espiritual, político e militar.

8. Desde a antiguidade os povos do Oriente eram conhecidos como grandes comerciantes por terra ou mar. Os árabes, nesse período, destacaram-se nessa atividade. Aproveitando essa idéia responda aos seguintes questionamentos:

a) De quais rotas os árabes se apoderaram?
b) Nesses territórios, quais tipos de trocas os árabes intermediavam?
c) O dinar de ouro, que era usado nos negócios dos muçulmanos, só pode ser obtido através do quê?

9. Sabendo que além de mercadorias os árabes também adquiriram culturas de vários povos, o que esse contato trouxe e desenvolveu?

10. Conhecendo todo progresso árabe na economia e na educação, através dos nossos estudos, descreva um aspecto de cada área do conhecimento relacionada abaixo.

Na Matemática:
Na Medicina:
Na Literatura:
Na Arquitetura:

11. Em nossos estudos observamos que o continente africano não pode ser analisado apenas a partir do contato com os europeus, pois nele havia povos nômades e povos sedentários. Descreva a economia das sociedades africanas conforme os estudos desses povos.

12. Na áfrica pré-colonial existiram alguns povos que sob o comando de chefes poderosos dominaram outros povos, os quais transformaram-se em impérios, um deles foi o reino de Gana. Partindo dessa idéia, descreva as seguintes características do reino de Gana.

Localização:
Período de crescimento e apogeu:
Atividades da população:

13. O comércio do reino de Gana era feito por meio de caravanas de camelos, pois esses animais conseguem viver com pouca quantidade de água, e o principal artigo transportado era o ouro retirado das minas do sul de Gana.
Utilizando tal contexto, assinale a alternativa que relata outro aspecto do comércio de Gana.

a) O comércio de Gana era controlado pelo seu povo, liderado pelo comando do rei, que distribuía funções e lucrava com as trocas.
b) O reino de Gana controlava as rotas de comércio que atravessavam o Saara e chegavam às cidades e aos portões do norte da África.
c) O reino de Gana dividia o controle da rota comercial com os moradores de Timbuctu, que juntos controlavam a venda do ouro.
d) O reino de Gana era rico na agricultura e pecuária, de modo que distribuía esses produtos a todos os povos que dominavam, a altos custos.

14. O reino de Mali, da mesma região do reino de Gana, sendo mais rico e poderoso, controlava o comércio transaariano e as rotas caravaneiras. Complementando nossos estudos sobre esse povo, explique qual era a origem da arrecadação e a quê se destinava.

15. Continuando nosso raciocínio sobre o império de Mali, relate como vivia a sua população em geral.

16. Como Gana e Mali, outros grupos humanos da África -- que estavam ligados ao comércio e trocavam ouro -- também se tornaram reinos, pois desde cedo essa região passou por um processo de urbanização devido à localização próxima ao Oceano Atlântico. Continuando o raciocínio, assinale a alternativa que corresponde aos reinos descritos acima.

a) Os reinos de Timbuctu: udaneses e Ifés.
b) Os reinos de Isazebo: Bantos e Zulus.
c) Os reinos iorubas: Ifé e Benin.
d) Os reinos sudaneses: Bantos e Benin.

17. Um outro grande reino africano de característica singular foi o reino de Aksun, a atual Etiópia, o qual controlava rotas comerciais que o ligavam ao Egito, à Síria e às regiões do interior da África. Acrescentando mais algumas características desse reino, complete as frases abaixo.

A organização política do reino de Aksun centrava-se no ____________, responsável por controlar _______________________tributos. Os parentes do rei trabalhavam na direção dos ___________________.
18. Quais os "cinco pilares da religião muçulmana"?
19.Escolha um desses pelares e explique-o.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

8º Ano (7ª Série) - Questionário - I Unidade

Utilize a tabela abaixo para responder as questões 1, 2 e 3.


1. Segundo as informações da tabela, como era a composição étnica da sociedade brasileira em 1798?

2. A maioria da população do Brasil era composta por quem?

3. Em pouco mais de cem anos (1690 até 1798) a população brasileira teve um crescimento muito grande. O que ocorria na colônia portuguesa nessa época e que interferiu nesse crescimento?

4. Leia com atenção a afirmação abaixo e, depois, responda:
Com a exploração de ouro em Minas Gerais houve o deslocamento do centro econômico colonial. Explique o significado do trecho em negrito.

5. O que explica o fato da atividade mineradora, diferentemente da açucareira, não necessitar de
grandes investimentos e capitais?

6. O que motivou a Guerra dos Emboabas?

7. Identifique a conseqüência provocada pela Guerra dos Emboabas.

8. Leia com atenção as afirmações abaixo e marque X nas que correspondem a medidas
tomadas pela Coroa portuguesa após a descoberta de ouro na sua colônia brasileira.

( ) A Coroa determinou que todo metal precioso encontrado seria de propriedade do governo português.
( ) As datas eram os lotes de terra semelhantes às sesmarias.
( ) O principal imposto que a Coroa portuguesa cobrava era a capitação.
( ) A Coroa instituiu a derrama cobrando os impostos atrasados.

9. Uma das medidas adotadas pelo governo português durante a exploração do ouro no Brasil foi a criação das casas de fundição, sobre esse assunto responda:

a) O que motivou a criação das casas de fundição?

b) Como era o funcionamento dessas casas de fundição?

10. Analise a afirmação abaixo e, depois, responda:

Poucos mineradores realizaram o sonho de enriquecer com a extração do ouro. O fato de conseguir uma data e ter escravos para explorá-la não significava enriquecimento rápido e fácil.

( ) Concordo ( ) Discordo

Justificativa:

11. Utilizando seus conhecimentos sobre a sociedade açucareira e as informações do texto " A sociedade mineira", do seu livro, que diferença pode ser apontada entre a sociedade mineradora e a sociedade açucareira?

12. A necessidade de abastecer a região das minas com roupas, alimentos, calçados, utensílios domésticos e demais produtos consumidos pela população fez surgir grandes rotas comerciais na colônia brasileira que ligavam as cidades mineiras a outras regiões. Identifique os resultados do surgimento desses caminhos.

13. Leia com atenção as afirmações abaixo e, depois, marque um X na alternativa correta.

I – Em geral, as moradias das cidades mineiras eram muito simples, pequenas e pobres, construídas com barro, madeira ou pedras.
II – Somente as casas dos ricos possuíam, além da construção principal, quintais, pomares e hortas.
III – O mobiliário das casas era muito sofisticado. Nas salas, os móveis, feitos de madeira ou couro, resumiam-se a uma ou duas cadeiras.

Alternativas:
( ) a) Todas as frases estão certas.
( ) b) A frase III está certa e a I está errada.
( ) c) A frase I está correta e a II está errada.
( ) d) Todas as frases estão erradas.
( ) e) As frases I e II estão certas e a III está errada.

14. Marque X nas expressões que estão relacionadas com a atividade mineradora.
( ) sesmarias
( ) datas
( ) senhor de engenho
( ) latifúndios
( ) quinto
( ) mobilidade social
( ) concentração de renda
( ) faiscação
( ) casas de fundição


15. Que tipo de ouro é o ouro de aluvião?


16. Defina:

a) Casas de fundição
b) Data
c) Derrama
d) Sistema de capitação


17. Utilizando as palavras abaixo, complete adequadamente as lacunas do texto.

porto - urbana - cidades - açucareira - comerciais - Rio de Janeiro - ouro - interno - moedas - capital

A mineração alterou o perfil da colônia. Ao contrário da sociedade _____________ do Nordeste, que tinha uma característica rural, a vida social e conômica nas minas estava centrada nas ______________, onde se aglomeravam milhares de pessoas. A mineração estimulou, portanto, a expansão da vida _____________. A necessidade de abastecer a região das minas com diferentes mercadorias levou ao surgimento de rotas ________________ ligando as cidades mineiras a outras regiões da colônia. Em outras palavras, o ouro contribuiu para desenvolver o mercado ______________ na colônia. Com o incremento do comércio, cresceu também o volume de ______________ em circulação na América portuguesa. Do ponto de vista político, a riqueza trazida pelo _______ levou à transferência da ______________ para a cidade do _________________________, local mais próximo das minas e onde se localizava o ______________ mais movimentado da colônia.

9º Ano (8ª Série) - Questionário - I Unidade

1. Podemos considerar que o primeiro golpe contra a escravidão foi a proibição do tráfico negreiro com a Lei Eusébio de Queiroz, de 1850. Quais foram as conseqüências da adoção dessa lei?

2. O processo da abolição da escravidão no Brasil foi marcado por vários fatores.
Marque X nas afirmações que se relacionam com os motivos que fizeram com que
ocorresse a abolição da escravidão.

( ) A resistência dos escravos à escravidão.
( ) A campanha abolicionista, que criava associações e clubes voltados contra a escravidão.
( ) A aceitação das elites agrárias.
( ) A lei Eusébio de Queiroz.
( ) A legislação abolicionista.
( ) As experiências de trabalho com assalariados imigrantes.

3. Estabeleça uma relação entre a abolição da escravidão e o fim da monarquia no Brasil.

4. A Proclamação da República ocorreu graças ao interesse de vários setores sociais.
Identifique, marcando com um X, a que grupo social pertence cada um dos interesses abaixo:

Interesse 1:
Queriam desempenhar um papel mais importante na política,
defender as instituições e a soberania do país.
( ) cafeicultores do Oeste Paulista.
( ) Setores urbanos
( ) militares

Interesse 2:
Queriam mais poder para as províncias e defendiam uma nova organização política para o Brasil.
( ) cafeicultores do Oeste Paulista.
( ) Setores urbanos
( ) militares

Interesse 3:
Queriam o fim da centralização política.
( ) cafeicultores do Oeste Paulista.
( ) Setores urbanos
( ) militares

Utilize o texto da pág. 50 do seu livro ( "A República da Espada") para responder as questões 5, 6 e 7, incluindo o subtexto “A primeira Constituição republicana”.
5. Identifique o motivo que fez com que o primeiro período republicano do Brasil ficasse
conhecido como República da Espada.

6. Pode-se dizer que a primeira constituição do Brasil era plenamente democrática? Justifique sua resposta.
7. Após o período da República da Espada o Brasil viveu um segundo momento da sua jovem
república: a República das Oligarquias (1894 até 1930). Analise as expressões e palavras abaixo
e escolha, marcando com um X, as que melhor se relacionam com o conceito de OLIGARQUIA.

( ) democracia
( ) participação popular
( ) domínio de um grupo social
( ) descentralização do poder
( ) centralização do poder
( ) privilégios políticos

8. Leia com atenção as afirmações abaixo e, depois, marque X na alternativa correta:

I. A fórmula para o controle seguro do poder, por parte das oligarquias,
foi o arranjo político conhecido como política dos governadores.

II. O objetivo da política dos governadores era evitar os choques entre os governos estaduais
e o governo federal e garantir o poder para os grupos mais fortes no interior de cada estado.

III. A política dos governadores fortaleceu o poder local, exercido pelos coronéis.
Alternativas:

( ) a) Todas as frases apresentam erros.
( ) b) As frases I e III estão certas e a II está errada.
( ) c) Todas as frases estão certas.
( ) d) A frase II está certa e a I está errada.
( ) e) Há uma frase certa e duas erradas

9. Após a proclamação da República o Brasil viveu um período chamado REPÚBLICA DAS
OLIGARQUIAS. As oligarquias eram os produtores de café do interior paulista e os produtores
de gado leiteiro de Minas Gerais. Leia com atenção as afirmações abaixo e marque X nas que
mostram informações verdadeiras sobre esse período:

( ) Foi um período de ampla participação popular nas decisões políticas.
( ) Foi um período onde os trabalhadores tinham suas reivindicações atendidas.
( ) Nesse período ampliou-se a prática do clientelismo político.
( ) Nesse período existiu a política do café-com-leite.
( ) Foi um período onde o coronelismo foi combatido.

10. Observe com atenção a tabela da página 58 do seu livro e, depois, responda:

a) Do que trata a tabela?
b) O que pode explicar as mudanças apresentadas pela tabela?

11. Sobre a questão da mão-de-obra, explique as principais mudanças que ocorreram nas
cidades.
12. O que foi a Revolta da Vacina?
13. Associe corretamente:
(1) Lei Eusébio de Queiroz
(2) Lei Rio Branco
(3) Lei Saraiva-Cotegipe
(4) Lei Áurea
( ) 1888 - Abolição da escravatura no Brasil.
( ) 1850 - Proibição do tráfico negreiro.
( ) 1871 - Libertação aos filhos de mulher escrava, nascidos apratir daquela data.
( ) 1885 - Liberdade aos escravos com mais de 65 anos.
14.Quando e onde foi fundado Canudos?
15. Ordene em ordem crescente os acontecimentos relacionados a Canudos.
( ) Problemas na entrega de madeira geram atritos entre os seguidores de Antônio Conselheiro e autoridades locais.
( ) Antônio Conselheiro inicia suas peregrinações.
( ) O arraial e a população de Canudos são massacrados.
( ) Às margens do Rio Vaza- Barriz, na fazenda denominada Canudos, começa a ser organizado o povoado de Belo Monte.
( ) Canudos vira notícia em todo o Brasil.
16. Qual o sentido da expressão "um lampião se apagou"?

terça-feira, 8 de abril de 2008

Datas comemorativas do mês de ABRIL - 2008



01 · Dia da Mentira / Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680

02 · Dia do Propagandista / Dia Internacional do Livro Infantil

04 · Dia Nacional do Parkinsoniano

07 · Dia do Corretor / Dia do Jornalismo / Dia do Médico Legista / Dia Mundial da Saúde

08 · Dia da Natação / Dia do Correio / Dia Mundial do Combate ao Câncer

09 · Dia Nacional do Aço

10 · Dia da Engenharia

12 · Dia do Obstetra

13 · Dia do Office-Boy / Dia dos Jovens / Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831

14 · Dia Pan-Americano

15 · Dia da Conservação do Solo / Dia Mundial do Desenhista / Dia do Desarmamento Infantil

16 . Dia da Voz

18 · Dia Nacional do Livro Infantil / Dia de Monteiro Lobato

19 · Dia do Índio / Dia do Exército Brasileiro

20 · Dia do Diplomata / Dia do Disco

21 · Tiradentes / Dia da Latinidade / Dia do Metalúrgico / Dia do Policial Civil / Dia do Policial Militar

22 · Descobrimento do Brasil / Dia da Força Aérea Brasileira / Dia da Comunidade luso-brasileira / Dia do Planeta Terra

23 · Dia de São Jorge / Dia Mundial do Escoteiro / Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor / Dia Nacional da Educação de Surdos

24 · Dia do Agente de Viagem / Dia Internacional do Jovem Trabalhador

25 · Dia do Contabilista26 · Dia do Goleiro

26 · Dia da 1ª Missa no Brasil

27 · Dia da Empregada Doméstica / Dia do Sacerdote

28 · Dia da Educação / Dia da Sogra

30 · Dia do Ferroviário / Dia Nacional da Mulher

terça-feira, 1 de abril de 2008

02 de abril - Dia da Bandeira de Pernambuco!


A cor azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor branca representa a paz; o arco-íris tricolor (verde, amarelo, vermelho) representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação, que na bandeira nacional é representado por Denebakrab; o Sol é a força e a energia de Pernambuco; finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento.

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