Não tem mais o que ser dito. O que fica é realmente o silêncio e as lágrimas de ver tanta destruição.
Não há o que acrescentar, pois as águas levaram memórias, esperanças, sobretudo, vidas... Acompanhem as notícias!!!
VEJA COMO VOCÊ PODE AJUDAR.
Em Alagoas, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Estadual disponibilizaram duas contas bancárias para o recebimento de depósitos às vítimas das chuvas e vários locais para o envio de materiais. Veja abaixo:
Banco do Brasil – Conta Corrente 5241-8 - Agência 3557-2
Caixa Econômica Federal – Conta Corrente 955-6 - Agência 2735 - Operação 006
Veja onde entregar donativos em:
- Maceió:
- 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) – Rodovia 316, km 14, Tabuleiro dos Martins, próximo a Policia Rodoviária Federal. Fones: 3315-2900 / 3315-2905.
- Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) – Conjunto Senador Rui Palmeira, S/N, 3315-2400.
- Subgrupamento Independente Ambiental (SGIA) – Av. Dr. Antônio Gouveia, S/A, Pajuçara, próximo ao Iate Clube Pajuçara, 3315-9852.
- Quartel do Comando Geral (QCG) – Av. Siqueira Campos, S/N, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária, 3315-2830.
- Defesa Civil Estadual (Cedec) - Rua Lanevere Machado n.º 80, Trapiche da Barra, próximo a Pecuária, 3315-2822 / 3315-2843.
- Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) – Av. Assis Chateaubriand, S/N, Pontal, próximo a Braskem, 3315-2845.
- Interior de Alagoas:
- 2º Grupamento de Bombeiros Militar - Maragogi: (82) 3296-2026 / 3296-2270.
- 6º Grupamento de Bombeiros Militar - Penedo: (82) 3551-7622 / (82) 3551-5358.
- 7º Grupamento de Bombeiros Militar - Arapiraca e Palmeira dos Índios: (82) 3522-2377, (82) 34212695.
- 9° Grupamento de Bombeiros Militar – Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia: (82) 3621-1491 / (82) 3621-1223.
Já em Pernambuco, já foram arrecadadas 290 toneladas de ajuda às vítimas. A Defesa Civil Estadual pede doações de alimentos não perecíveis, água mineral, colchões, lençóis, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, roupas e sapatos infantis.
Veja os locais para a entrega de donativos em:
- Recife
Portarias do Sistema Jornal do Commercio
Rua Capitão Lima, 250 - Santo Amaro
Rua da Fundição, 257 - Santo Amaro
Loja de Serviço do JC - Rua Siqueira Campos 160 / Loja 05 - Santo Antônio
Pátio de São Pedro
Bairro de São José - Centro
Sítio Trindade
Estrada do Arraial
Prefeitura do Recife
Av. Cais do Apolo, 925, bairro do Recife
Assembleia Legislativa
Rua da Aurora
Quartel da PM no Recife
Bairro do Derby
Quartel do Corpo de Bombeiros
Av. João de Barros, 399
Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
Todos os campi do Instituto nas cidades de Recife, Ipojuca, Belo Jardim, Vitória, Pesqueira e Barreiros. Informações: (81) 2125-1639.
IASC
Rua Imperial, 202, bairro do Recife
Bompreço
Os donativos devem ser entregues nas lojas Hiper Bompreço de Boa Viagem, av. Recife e Casa Forte.
OAB-PE
Rua do Imperador Pedro 2º, 235 - Santo Antônio
Faculdade Maurício de Nassau
Rua Guilherme Pinto, 114 - Graças
Rua Fernandes Vieira, 110 - Boa Vista
Faculdade Joaquim Nabuco
Av. Senador Salgado Filho, S/N - Centro - Paulista - CEP: 53.401-440; Av. Guararapes, 233 - Centro - Recife
Federação Espírita de Pernambuco
Av. João Barros, 1629 - Recife, CEP 52021-180
Instituto Pró-Cidadania
Rua Castro Alves, 343 - Encruzilhada - Recife
Conselho Regional de Enfermagem
Rua Barão de São Borja, 243 Recife, 50070-310
Lojas Frutaria
Boa Viagem
Avenida Conselheiro Aguiar, n° 3621
Casa Forte
Avenida 17 de agosto, n° 125
das 7h às 20h.
Cabo de Santo Agostinho
Centros de referência em Assistência Social (Cras)
em Ponte dos Carvalhos e do Cabo
Secretaria Municipal de Programas Sociais e da Mulher
Recolhimento pode ser requisitado pelos telefones:
(81) 3521-6759 / (81) 3521-6718
Legião da Boa Vontade (LBV)
Rua dos Coelhos,219, Boa Vista. Fone:(81)3413-8600
Centros de Referência em Assistência Social de Cabo de Santo Agostinho
Avenida Israel Felipe, na Vila Roca, e na Avenida Diomedes Ferreira, em Pontes dos Carvalhos
Interior:
Sistema Jornal do Commercio de Comunicação
Caruaru
Av. José Pinheiro dos Santos, 351 - Caiucá
Pesqueira
Rádio Jornal Pesqueira - Av. F. Pessoa de Queiroz, s/n - Pesqueira
Garanhuns
Rádio Jornal Garanhuns - Av. Rui Barbosa, s/n – Heliópolis
Secretaria de Ação Social de Gravatá
Rua Francisco Bezerra de Carvalho, em Gravatá, ou em caminhões que passam pelas ruas coletando doações
Quartéis da PM e Corpo de Bombeiros
Prefeitura de Gravatá
Secretaria de Finanças, Secretaria de Saúde,
Secretaria de Ação Social e Praça da Matriz
A Secretaria de Ação Social fica na Rua Francisco Bezerra de Carvalho, Centro
(81) 3563-9057 / 3563-9037
Palmares
A Associação Pernambucana dos Cabos e Soldados (ACS-PE)
Rua Amaro Bezerra nº 489 – Derby - Recife
(81) 3423-0604 / 3423-9907
Recebendo doações das 8h às 12h e das 13h às 17h
Prefeitura Municipal de Barra de Guabiraba
Recolhendo doações nos números abaixo:
(81) 8848-1144 / (81) 9144-6052
(81) 9144-6053 / (81) 3758-1145
Subseccional da OAB de Caruaru
Rua Cônego Júlio Cabral, 267, Bairro Universitário
Barreiros
Posto da Polícia Rodoviária Federal
Banco do Brasil
Agência 0710-2
Conta corrente 6070-4
Doações de outros Estados:
Moradores de outros Estados interessados em doar devem procurar as defesas civis locais e informar o destino da ajuda (Pernambuco ou Alagoas).
Outras entidades recolhendo doações
Cidade Alta Transportes em Paulista, Olinda e Recife
Os 223 ônibus de 31 linhas são pontos de arrecadação itinerantes.
FONTE: UOL Notícias - Com informações do JC Online
Aqui você encontra conteúdo diversificado de conhecimentos gerais. Assuntos relacionados à Geografia, História, Cultura, Cotidiano, Curiosidades e Amenidades do Brasil e do mundo. SINTA-SE EM CASA E SEJA MUITO BEM-VINDO!
quinta-feira, 24 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
Respostas de questionário - Colonização portuguesa; Colonização espanhola
1. Ataques dos índios, o tamanho do litoral brasileiro (imenso), estrangeiros aportando em vários locais, isolamento.
2. O comércio com o Oriente apresentava dificuldades e se não ocupasse o Brasil imediatamente, outro país iria fazê-lo.
3. 1531.
4. Martim Afonso de Souza.
5. Homens para habitar a terra, instrumentos para o trabalho, sementes para o plantio e algumas espécies de animais domésticos, além de soldados.
6. São Vicente, em 1532.
7. Carta de doação e foral.
8. Construir engenhos e fortalezas, fundar vilas e povoados, defender o litoral, aplicar a justiça, doar terras aos colonos.
9. Sesmarias.
10. São Vicente e Pernambuco.
11. Governo-geral.
12. Salvador.
13. Tomé de Sousa.
14. Duarte da Costa.
15. Mem de Sá.
16. Portugal preocupava-se em administrar suas terras: plantar, proteger, criar animais, lutar contra os corsários e submeter os indígenas. A Espanha buscava mais e mais conquistas territoriais, desejando mais e mais riquezas.
17. 1531.
18. Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
19. Francisco Pizzarro.
20. Frei Bartolomeu de las Casas.
21. Criollos.
22. Cabildos.
23. Vice-reis.
24. Vice-reinos: deNova Espanha ou México, de Nova Granada, do Peru e do Prata.
25. Audiências.
26. Códices.
27. Inca.
28. Passaram a considerar sagrados simples pedaços dos ídolos ou objetos de aparência comum, que podiam ser escondidos com facilidade. Camuflaram o culto andino também através de personagens religiosas católicas, como Jesus, a Virgem Maria ou São Tomé.
2. O comércio com o Oriente apresentava dificuldades e se não ocupasse o Brasil imediatamente, outro país iria fazê-lo.
3. 1531.
4. Martim Afonso de Souza.
5. Homens para habitar a terra, instrumentos para o trabalho, sementes para o plantio e algumas espécies de animais domésticos, além de soldados.
6. São Vicente, em 1532.
7. Carta de doação e foral.
8. Construir engenhos e fortalezas, fundar vilas e povoados, defender o litoral, aplicar a justiça, doar terras aos colonos.
9. Sesmarias.
10. São Vicente e Pernambuco.
11. Governo-geral.
12. Salvador.
13. Tomé de Sousa.
14. Duarte da Costa.
15. Mem de Sá.
16. Portugal preocupava-se em administrar suas terras: plantar, proteger, criar animais, lutar contra os corsários e submeter os indígenas. A Espanha buscava mais e mais conquistas territoriais, desejando mais e mais riquezas.
17. 1531.
18. Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Argentina.
19. Francisco Pizzarro.
20. Frei Bartolomeu de las Casas.
21. Criollos.
22. Cabildos.
23. Vice-reis.
24. Vice-reinos: deNova Espanha ou México, de Nova Granada, do Peru e do Prata.
25. Audiências.
26. Códices.
27. Inca.
28. Passaram a considerar sagrados simples pedaços dos ídolos ou objetos de aparência comum, que podiam ser escondidos com facilidade. Camuflaram o culto andino também através de personagens religiosas católicas, como Jesus, a Virgem Maria ou São Tomé.
Respostas de atividade - Povo hebreu; Pérsia; Grécia e Roma; Lendas gregas
1. Bíblia.
2. Moisés.
3. Canaã.
4. Abraão,Isaac e Jacó.
5. Juízes.
6. 12 tribos.
7. 1948.
8. Salomão.
9. Expulsão dos judeus de sua terra, em 136.
10. Todo bebê nascido do sexo masculino, deveria ser morto.
11. Moisés.
12. Irã.
13. Medos.
14. Líbia, Babilônia, Fenícia, Palestina, Síria, Egito.
15. Zoroastro ou Zaratustra.
16. Zend-Avesta.
17. Purim.
18. Grécia e Roma.
19. Mediterrâneo.
20. Os vencidos, os prisioneiros de guerra, os conseguidos através de roubo, os que não conseguiam pagar suas dívidas.
21. Democracia.
22. Não era um Estado orgabizado.
23. Cidades-Estado independentes.
24. Atenas, Esparta, Tebas e Corínto, Éfeso e Mileto.
25. Quando havia o perigo de um exército estrangeiro.
26. Península dos Bálcãs.
27. Península dos Bálcãs, ilhas ao seu redor, grande parte da Ásia Menor - atual Turquia.
28. Knossos.
29. Labirinto.
30. O palácio do rei Minos, em Knossos.
31. Medusa, Minotauro, A caixa de Pandora, Ícaro.......
2. Moisés.
3. Canaã.
4. Abraão,Isaac e Jacó.
5. Juízes.
6. 12 tribos.
7. 1948.
8. Salomão.
9. Expulsão dos judeus de sua terra, em 136.
10. Todo bebê nascido do sexo masculino, deveria ser morto.
11. Moisés.
12. Irã.
13. Medos.
14. Líbia, Babilônia, Fenícia, Palestina, Síria, Egito.
15. Zoroastro ou Zaratustra.
16. Zend-Avesta.
17. Purim.
18. Grécia e Roma.
19. Mediterrâneo.
20. Os vencidos, os prisioneiros de guerra, os conseguidos através de roubo, os que não conseguiam pagar suas dívidas.
21. Democracia.
22. Não era um Estado orgabizado.
23. Cidades-Estado independentes.
24. Atenas, Esparta, Tebas e Corínto, Éfeso e Mileto.
25. Quando havia o perigo de um exército estrangeiro.
26. Península dos Bálcãs.
27. Península dos Bálcãs, ilhas ao seu redor, grande parte da Ásia Menor - atual Turquia.
28. Knossos.
29. Labirinto.
30. O palácio do rei Minos, em Knossos.
31. Medusa, Minotauro, A caixa de Pandora, Ícaro.......
Respostas das atividades - O reinado do café no Brasil; Imperialismo
1. Barões do café, escravos e imigrantes.
2. Barão.
3. Escravos.
4. Por que tudo era feito por eles, dentro e fora da casa-grande, nas lavouras, na cidade, etc..
5. Inglaterra.
6. Dessa forma, aumentaria o número de consumidores dos produtos industrializados.
7. Movimento abolicionista.
8. Interior de São Paulo.
9. 1847.
10. Parceria.
11. O trabalhador tinha suas despesas de viagem pagas e ao final da colheita dividia o produto.
12. (LEIS ABOLICIONISTAS - PESQUISADAS PELOS ALUNOS)
13. Itália e Alemanha.
14. São Paulo, Rio de JAneiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
15. Passaram a ser lugar de moradia e trabalho, cresceram e se embelezaram, passaram a oferecer tudo o de que necessitavam os seus habitantes, a corte - o Rio de Janeiro - podia ser comparada a cidades inglesas e francesas.
16. Estradas de ferro.
17. Pouquíssimas experiências em indústria, mas exportando um volume imenso de matérias-primas.
18. França, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
19. Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Estados Unidos.
20. Parecia uma reedição do tempo das descobertas no século XVI, só que os objetivos e as armas no século XIX eram diferentes.
21. Briga por novos domínios.
22. Os países dominadores tinha dinheiro, tecnologia, maquinaria, mão-de-obra especializada e o desejo de expansão política e econômica. Os outros eram países em fase de organização política e econômica ou eram Estados de organização política frágil.
23. Explorar os outros continentes em benefício da humanidade, levar os conhecimentos das ciências e das técnicas para as sociedades não-européias, a justificativa de que Deus destinou os brancos a "missão" de conquistar e dominar o mundo, e a doutrina do destino manifesto.
24. O povo dos Estados Unidos teria sido escolhido por Deus para liderar o mundo.
25. Boa posição geográfica, recusrsos naturais tentadores e excelente extensão territorial.
26. País muito dividido, várias línguas,várias religiões, vários reinos. Sociedade rigidamente dividida em castas. A base econômica era o artesanato e fabricavam tecidos de algodão de finíssima qualidade.
27. 1947.
28. Possuía uma cultura milenar, muita experiência e conhecimento.
29. Os ingleses chegaram a envolver indianos ma conquista da China.
30. Imperialismo colonial.
31. A Índia teve sua cultura desorganizada, seu espaço físco alterado e passaram fome, além de terem seu artesanato local desorganizado.
32. Japão, Rússia, Alemanha, Inglaterra e França.
33. Partido Nacional do Povo - Chiang Kai-chek. Partido Comunista Chinês - Mao Tse-tung.
34. 1949.
35. Cecil Rhodes, governador britânico na África do Sul.
36. África.
37. Congo Belga.
2. Barão.
3. Escravos.
4. Por que tudo era feito por eles, dentro e fora da casa-grande, nas lavouras, na cidade, etc..
5. Inglaterra.
6. Dessa forma, aumentaria o número de consumidores dos produtos industrializados.
7. Movimento abolicionista.
8. Interior de São Paulo.
9. 1847.
10. Parceria.
11. O trabalhador tinha suas despesas de viagem pagas e ao final da colheita dividia o produto.
12. (LEIS ABOLICIONISTAS - PESQUISADAS PELOS ALUNOS)
13. Itália e Alemanha.
14. São Paulo, Rio de JAneiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
15. Passaram a ser lugar de moradia e trabalho, cresceram e se embelezaram, passaram a oferecer tudo o de que necessitavam os seus habitantes, a corte - o Rio de Janeiro - podia ser comparada a cidades inglesas e francesas.
16. Estradas de ferro.
17. Pouquíssimas experiências em indústria, mas exportando um volume imenso de matérias-primas.
18. França, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos.
19. Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Estados Unidos.
20. Parecia uma reedição do tempo das descobertas no século XVI, só que os objetivos e as armas no século XIX eram diferentes.
21. Briga por novos domínios.
22. Os países dominadores tinha dinheiro, tecnologia, maquinaria, mão-de-obra especializada e o desejo de expansão política e econômica. Os outros eram países em fase de organização política e econômica ou eram Estados de organização política frágil.
23. Explorar os outros continentes em benefício da humanidade, levar os conhecimentos das ciências e das técnicas para as sociedades não-européias, a justificativa de que Deus destinou os brancos a "missão" de conquistar e dominar o mundo, e a doutrina do destino manifesto.
24. O povo dos Estados Unidos teria sido escolhido por Deus para liderar o mundo.
25. Boa posição geográfica, recusrsos naturais tentadores e excelente extensão territorial.
26. País muito dividido, várias línguas,várias religiões, vários reinos. Sociedade rigidamente dividida em castas. A base econômica era o artesanato e fabricavam tecidos de algodão de finíssima qualidade.
27. 1947.
28. Possuía uma cultura milenar, muita experiência e conhecimento.
29. Os ingleses chegaram a envolver indianos ma conquista da China.
30. Imperialismo colonial.
31. A Índia teve sua cultura desorganizada, seu espaço físco alterado e passaram fome, além de terem seu artesanato local desorganizado.
32. Japão, Rússia, Alemanha, Inglaterra e França.
33. Partido Nacional do Povo - Chiang Kai-chek. Partido Comunista Chinês - Mao Tse-tung.
34. 1949.
35. Cecil Rhodes, governador britânico na África do Sul.
36. África.
37. Congo Belga.
ATIVIDADE - Nômades; Sedentários; As línguas; A linguagem articulada; O fogo.
1. Qual a diferença entre nômades e sedentários?
R.: Nômades - Não têm moradia fixa/ Sedentários - Têm moradia fixa.
2. Enquanto os seres humanos não haviam aprendido a cultivar e a criar animais, o que faziam para se alimentar?
R.: Caçavam, pescavam e coletavam alimentos.
3. Porque, naquela época, os seres humanos eram nômades?
R.: Porque precisavam se locomover em busca de abrigo e de alimentos.
4. Havia divisão no trabalho do grupo? Como era essa divisão?
R.: O trabalho do grupo já era dividido entre homens e mulheres: os homens eram responsáveis pela caça, pesca e construção de tendas; as mulheres coletavam, preparavam os alimentos e cuidavam das crianças.
5. Que grande conquista dos grupos humanos foi, certamente, resultado de incêndios florestais?
R.: O fogo.
6. Para que servia a grande conquista da questão 5?
R.: Para cozinhar os alimentos, aquecer os abrigos no frio, iluminar e afugentar os animais ferozes.
7. A observação da antureza tornou possível uma descoberta muito importante. Que descoberta foi essa?
R.: Agricultura.
8. Por que os humanos primitivos precisaram fixar moradia?
R.: Para poder domesticar os animais, plantar e colher.
9. Atualmente ainda existem povos nômades? Cite um exemplo.
R.: Sim. Os tuaregues, na África.
10. Enquanto os seres humanos eram nômades, de que eram feitos os instrumentos que utilizavam?
R.: Pedra e ossos.
11. Como é possível, hoje, saber de que modo os bandos nômades viveram?
R.: Através de documentos antigos e dos vestígios que foram deixados por eles.
12. Dê exemplos dos documentos e vestígios que são utilizados pelos pesquisadores para estudar esse passado tão antigo.
R.: Instrumentos de pedra e de ossos, fósseis humanos e de animais, restos de alimentos e de fogueiras, pinturas rupestres, etc.
13. Por que os grupos nômades também podem ser chamados de "caçadores-coletores"?
R.: Por causa do que faziam
14. Através de qual característica importante do ser humano, nos diferenciamos dos outros animais e transmitimos pensamentos, conhecimentos, sentimentos, etc.?
R.: A linguagem.
15. Porque os seres humanos começaram a falar?
R.: Porque tiveram necessidade de dar nomes aos objetos e às ações diárias e precisavam também de maior clareza na comunicação.
16. Antes da linguagem articulada, como acontecea a comunicação entre os seres humanos?
R.: Através de gestos e sons rudimentares.
17. Há muitas línguas e entre elas, algumas são parecidas. Por que existem essas semelhanças?
R.: Essas semelhanças são explicadas pela origem em comum dessas línguas.
18. Se no Brasil são faladas mais de 180 línguas e dialetos diferentes, porque o português é a língua oficial?
R.: Porque por mais de 300 anos o Brasil foi colônia de Portugal, que impôs a sua língua sobre as demais.
19. Além da linguagem falada, os seres humanos usam outras linguagens para se comunicar? Dê exemplos.
R.: Sim. Desenho, dança, teatro, mímica, música, pintura, etc..
20. depois que os grupos humanos fixaram moradia, o que aconteceu com a caça, a pesca e a coleta de alimentos?
R.: Essas atividades não foram abandonadas, mas a dependência delas para sobrevivência do grupo diminuiu muito.
21. Que nome recebe esse período em que os seres humanos tornaram-se sedentários?
R.: Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
22. O que aconteceu devido ao aumento da disponibilidade e da qualidade da alimentação?
R.: Resultou em aumento da população.
23. Qual a diferença das moradias nos tempos de nomadismo e as moradias dos seres humanos primitivos sedentários?
R.: As moradias dos nômades eram tendas rústicas, feitas com couro, ossos e folhas. As moradias dos seres humanos primitivos sedentários eram mais sólidas e resistentes, feitas de barro, pedra e madeira.
R.: Nômades - Não têm moradia fixa/ Sedentários - Têm moradia fixa.
2. Enquanto os seres humanos não haviam aprendido a cultivar e a criar animais, o que faziam para se alimentar?
R.: Caçavam, pescavam e coletavam alimentos.
3. Porque, naquela época, os seres humanos eram nômades?
R.: Porque precisavam se locomover em busca de abrigo e de alimentos.
4. Havia divisão no trabalho do grupo? Como era essa divisão?
R.: O trabalho do grupo já era dividido entre homens e mulheres: os homens eram responsáveis pela caça, pesca e construção de tendas; as mulheres coletavam, preparavam os alimentos e cuidavam das crianças.
5. Que grande conquista dos grupos humanos foi, certamente, resultado de incêndios florestais?
R.: O fogo.
6. Para que servia a grande conquista da questão 5?
R.: Para cozinhar os alimentos, aquecer os abrigos no frio, iluminar e afugentar os animais ferozes.
7. A observação da antureza tornou possível uma descoberta muito importante. Que descoberta foi essa?
R.: Agricultura.
8. Por que os humanos primitivos precisaram fixar moradia?
R.: Para poder domesticar os animais, plantar e colher.
9. Atualmente ainda existem povos nômades? Cite um exemplo.
R.: Sim. Os tuaregues, na África.
10. Enquanto os seres humanos eram nômades, de que eram feitos os instrumentos que utilizavam?
R.: Pedra e ossos.
11. Como é possível, hoje, saber de que modo os bandos nômades viveram?
R.: Através de documentos antigos e dos vestígios que foram deixados por eles.
12. Dê exemplos dos documentos e vestígios que são utilizados pelos pesquisadores para estudar esse passado tão antigo.
R.: Instrumentos de pedra e de ossos, fósseis humanos e de animais, restos de alimentos e de fogueiras, pinturas rupestres, etc.
13. Por que os grupos nômades também podem ser chamados de "caçadores-coletores"?
R.: Por causa do que faziam
14. Através de qual característica importante do ser humano, nos diferenciamos dos outros animais e transmitimos pensamentos, conhecimentos, sentimentos, etc.?
R.: A linguagem.
15. Porque os seres humanos começaram a falar?
R.: Porque tiveram necessidade de dar nomes aos objetos e às ações diárias e precisavam também de maior clareza na comunicação.
16. Antes da linguagem articulada, como acontecea a comunicação entre os seres humanos?
R.: Através de gestos e sons rudimentares.
17. Há muitas línguas e entre elas, algumas são parecidas. Por que existem essas semelhanças?
R.: Essas semelhanças são explicadas pela origem em comum dessas línguas.
18. Se no Brasil são faladas mais de 180 línguas e dialetos diferentes, porque o português é a língua oficial?
R.: Porque por mais de 300 anos o Brasil foi colônia de Portugal, que impôs a sua língua sobre as demais.
19. Além da linguagem falada, os seres humanos usam outras linguagens para se comunicar? Dê exemplos.
R.: Sim. Desenho, dança, teatro, mímica, música, pintura, etc..
20. depois que os grupos humanos fixaram moradia, o que aconteceu com a caça, a pesca e a coleta de alimentos?
R.: Essas atividades não foram abandonadas, mas a dependência delas para sobrevivência do grupo diminuiu muito.
21. Que nome recebe esse período em que os seres humanos tornaram-se sedentários?
R.: Neolítico ou Idade da Pedra Polida.
22. O que aconteceu devido ao aumento da disponibilidade e da qualidade da alimentação?
R.: Resultou em aumento da população.
23. Qual a diferença das moradias nos tempos de nomadismo e as moradias dos seres humanos primitivos sedentários?
R.: As moradias dos nômades eram tendas rústicas, feitas com couro, ossos e folhas. As moradias dos seres humanos primitivos sedentários eram mais sólidas e resistentes, feitas de barro, pedra e madeira.
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