VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

domingo, 16 de dezembro de 2007

ALGUMAS SUGESTÕES DE FILMES

*Além de Trabalhador, Negro 
Filme que apresenta a trajetória do negro brasileiro da abolição até os dias atuais.

*Anchieta, José do Brasil
A atuação jesuítica do "Apóstolo do Novo Mundo", Anchieta.

*A grande cidade
Movidos por sonhos e esperanças, nordestinos chegam à cidade grande para reconstruir suas vidas. Sensível crônica da migração urbana no Brasil.

*A Família
O filme focaliza a história da Itália no século XX, através da vida da abastada família do intelectual Carlo, caracterizando a bipolarização ideológica entre fascismo e comunismo.

*Canudos
Documentário apoiado em depoimentos e estudos sobre a Guerra de Canudos (1896-1897).

*Coronel Delmiro Gouveia
Trata dos conflitos de interesse de comerciantes locais e os ingleses no Recife durante a Primeira Guerra Mundial.

*Diário de Província
Sobre o período da Revolução de 1930, envolvendo a aristocracia do café, imigrantes, partidos políticos e interventores.

*Ganga Zumba – Rei de Palmares
Relata a formação do quilombo de Palmares com os negros fugitivos.

*Getúlio Vargas (1974)
Uma reconstituição dos anos 30 e 50, tendo como personagem principal Getúlio Vargas.


*Indochina
O filme conta a história de uma proprietária de seringal e de sua filha adotiva, apaixonadas pelo mesmo homem, durante a ocupação francesa na Indochina (atual Vietnã), a partir dos anos 30.
Na segunda metade do século XIX, países europeus, Estados Unidos e Japão envolveram-se numa disputa econômica resultante da Segunda Revolução Industrial, que partilhou o mundo afro-asiático. Trata-se do neocolonialismo, ou imperialismo, que representou uma saída para depressão que começava atingir a economia capitalista em 1873.


*Lamarca
Drama político sobre a vida do capitão Carlos Lamarca, que deixa as fileiras do Exército para ingressar na luta armada contra a ditadura militar do Brasil. O filme narra os dois últimos anos de Lamarca, de 1969 até seu assassinato em 1971.

*Lampião, o rei do cangaço
A vida de Lampião (Virgulino Ferreira) e seu bando de cangaceiros no Nordeste. Aventura e crítica social.

*1492, a conquista do paraíso
Trata da viagem de Colombo até a chegada ao Novo Mundo.

*O Caçador de Esmeraldas
Destaca as aventuras do bandeirante Fernão Dias Paes.

*O Cortiço
Baseado no romance de Aluísio de Azevedo, mostra a sociedade do Rio de Janeiro no fim do Império.

*Operação Valquíria

Operação Valquíria foi um dos 15 planos elaborados por militares alemães para assassinar Adolf Hitler. Em 1944, o coronel Claus Schenk von Stauffenberg perpetuou um atentado contra Hitler (o atentado de 20 de julho), em nome do movimento de resistência do qual fazima parte vários oficiais.

*O homem da capa preta
Vida do deputado Tenório Cavalcanti e seu folclore político (costuma aparecer em público portando uma metralhadora). Reconstituição de uma época do populismo brasileiro, interrompido com a ditadura militar instalada em 1964.

*1492 - A Conquista do Paraíso
Com Gerard Depardieu no papel principal, o filme focaliza o principal momento da expansão marítima espanhola, quando em 1492 Cristóvão Colombo tentou atingir o Oriente navegando para o Ocidente.

*1900 (Novecento)
O filme faz uma retrospectiva histórica da Itália desde o início do século XX até o término da Segunda Guerra Mundial, com base na vida de Olmo, filho bastardo de camponeses, e Alfredo, herdeiro de uma rica família.

*A Lista de Schindler
Aproveitando a recente decisão do governo e de empresas alemãs em indenizar as vitimas do Holocausto, conheça o principal filme sobre o trabalho escravo de judeus durante a Segunda Guerra.

* A Missão
O filme retrata a "Guerra Guaranítica" na região de Sete Povos das Missões, no final do século XVIII, época dos tratados de fronteiras assinaados entre Portugal e Espanha.

* A Odisséia
As aventuras de Odisseu com os mitos e lendas característicos da Grécia Homérica, numa megaprodução de Francis Ford Coppola.

* A Rainha Margot
O filme retrata a França em 1572, quando do casamento da católica Marguerite de Valois e o protestante Henri de Navarre, acaba servindo de estopim para um violento massacre de protestantes conhecido como a "noite de São Bartolomeu".

* Aguirre, a cólera dos deuses
No século XVI, uma expedição de conquisladores espanhóis, enfrentando a febre, os índios e as feras, entra na selva amazônica em busca do Eldorado, o fabuloso reino de ouro.

*Amistad
O filme de Spielberg retrata o julgamento de 53 negros nos Estados Unidos, que na tentativa de fugir para África, matam a maior parte da tripulação do navio negreiro La Amistad em 1839.

*Arquitetura da Destruição
Este filme é considerado um dos melhores estudos sobre o Nazismo. Lembra que chamar Hitler de artista medíocre não elimina os estragos causados por sua estratégia de conquista universal.

*Baile Perfumado
Amigo do padre Cícero, o fotógrafo Benjamim Abrahão, parte para o sertão nordestino, para filmar Lampião e seu bando nos anos 30.

*Brava Gente Brasileira
A ficção passa-se no atual Mato Grosso do Sul, quando no final do século XVIII, um grupo de portugueses designados para fazer um levantamento topográfico na região do Pantanal se envolve com estupro de índias.

*Cabra Marcado para Morrer
O filme 'Cabra Marcado Para Morrer' é um documento singular, um filme dentro do filme, em que personagens, equipe técnica e elenco se integram retratando a realidade da ditadura militar no Brasil nos anos 60 e 70.

*Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
A morte do rei de Portugal D. José I em 1777 e a declaração de insanidade de D. Maria I em 1972, levam seu filho D. João e sua mulher, a espanhola Carlota Joaquina, ao trono português.

*Casanova e a Revolução
Mais uma obra prima de Etore Scola que, através de diferentes personagens, mostra as diversas visões sobre a Revolução Francesa, em meio a fuga de Luís XVI.

*Central do Brasil
Através da vida de uma professora, que ganha a vida escrevendo cartas para analfabetos, e de um garoto nordestino, que perde sua mãe em um acidente no Rio de Janeiro, a obra, retrata os problemas sociais que afetam a população.

*Cidade de Deus
O filme Cidade de Deus, bem como seu sucesso de bilheteria, constitui um fato político, pois desnuda o Brasil da dívida social e dos excluídos.

*Dança com Lobos
Depois de ter sido condecorado por bravura na Guerra de Secessão, o tenente da União John Dubar retira-se do Tenessee para um forte no Sioux em 1863. Esgotado com os valores da sociedade, passa a viver harmoniosamente com os indígenas.

*Danton, O Processo da Revolução
Na fase popular da Rev. Francesa, instala-se o período do "terror", quando a radicalização revolucionária dos jacobinos encabeçada por Robespierre inicia um violento processo político com expurgos e manipulações.

*Elisabeth
O filme analisa a Inglaterra absolutista de Elizabeth I (Isabel, a Rainha Virgem), que subiu ao trono em 1558 para tornar-se a mulher mais poderosa do mundo.

*Em Nome do Pai
Em 1974, um atentado a bomba produzido pelo IRA (Exército Republicano Irlandês) mata cinco pessoas num pub de Guilford, arredores de Londres. O jovem rebelde irlandês Gerry Conlon e três amigos são presos e condenados injustamente pelo crime.

*Evita
O filme retrata a vida de Evita Perón, artista casada com o presidente da Argentina e que tornou-se a "Mãe dos Descamisados" no contexto do populismo.

*Gandhi
Clássico do cinema épico, o filme é uma pequena biografia de Mahatma Gandhi, considerado o principal líder no processo de independência da Índia, com seu ideal de "resistência pacífica".

*Joana d'Arc
O filme retrata a figura de Joana d'Arc, através de uma aventura estilizada e uma versão mais humanizada do mito que se tornou a jovem de origem camponesa que conseguiu exaltar o nacionalismo francês, na luta contra os ingleses durante as Cruzadas.

*Lutero
Doutorado em teologia, Lutero não conseguia compreender alguns dogmas da Igreja Católica para com seus súditos, o que deflagra radicais mudanças religiosas.

*Missing - Desaparecido
O Chile pós-golpe de Estado, os primeiros dias da repressão e todo horror da ditadura chilena, considerada uma das mais violentas da América Latina, são fielmente retratados pelo filme.

*O Último dos Moicanos
Em 1757 franceses e ingleses na Guerra dos 7 anos (1756-1763) lutam pela posse de terras na América do Norte, usando como soldados índios de diferentes tribos.

*O Encouraçado Potemkin
O filme retrata a Revolução de 1905 na Rússia, que pode ser considerado um movimento democrático, contra o autoritarismo do Czar.

*O Gladiador
O filme é uma ficção, porém retrata aspectos importantes da vida cotidiana do Império Romano.

*O Nome da Rosa
Estranhas mortes começam a ocorrer num mosteiro beneditino localizado na Itália durante a baixa idade média, onde as vítimas aparecem sempre com os dedos e a língua roxos.

*O Sétimo Selo
O filme do consagrado diretor Ingmar Bergman mostra a crise de um cavaleiro medieval diante da morte no século XIV assolado pela "peste negra".

*O Sol - Caminhando Contra o Vento
O filme retrata a história do jornal O Sol, um dos primeiros veículos da imprensa alternativa brasileira, produzido diariamente durante seis meses, num período conturbado, em 1968, momentos antes do governo militar decretar o AI-5. O diário impresso falava de cultura, política e educação por meio de sátiras.

*Olga
Dirigido por Jaime Monjardim e baseado no best seller de Fernando Moraes. Governo Vargas - regime autoritário, suspensão de direitos, prisões, campos de concentração...

*Os Dez Mandamentos
O filme retrata importantes passagens na vida dos hebreus, que por volta de 1250 a C. conduzidos por Moisés, fogem do Egito, onde viviam na condição de escravos, para Palestina.

*Os Duelistas
Através de uma série de duelos entre dois cavaleiros, o filme retrata o contexto que caracterizou a França e a Europa napoleônicas no início do século XIX.

*Pelle, O Conquistador
O filme retrata a vida de Pelle, um menino pobre, que com seu envelhecido e viúvo pai, emigra da Suécia para Dinamarca, à procura de trabalho, enfrentando os problemas sociais produzidos pela crise do capitalismo no contexto da Segunda Guerra.

*Platoon
O filme do diretor Oliver Stone, que combateu no Vietnã, é uma das primeiras obras críticas do cinema norte-americano sobre o maior fracasso militar da história dos Estados Unidos.

*Quilombo
Em meados do século XVII, escravos fugidos das plantações canavieiras do Nordeste, organizam uma república livre, o Quilombo dos Palmares. O quilombo sobreviveu por mais de 70 anos, até a destruição final.

*Rei David
Saul, o primeiro rei dos hebreus, foi sucedido por David, seu filho, em 1006 a. C. que destacou-se por derrotar o gigante filisteu, Golias.

*Senta a Pua!
O filme resgata a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial através de depoimentos de pessoas envolvidas no Primeiro Grupo de Aviação de Caça do Brasil.

*Sunshine - O Despertar de um Século
O ator Ralph Fiennes, interpreta pai, filho e neto em três gerações de um clã de judeus, que vai perdendo a identidade em meio ao anti-semitismo, guerras e perseguições.

*Tempo de glória
Durante a Guerra de Secessão, líderes civis e militares do Norte decidem criar o primeiro regimento negro dos EUA. Comandados por um oficial branco, os homens lutam pela liberdade e pela cidadania.

*Tempos Modernos
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana.

*Terra e Liberdade
O filme retrata a Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), momento em que a esquerda, mundialmente, uniu-se em torno de uma causa.

*Xica da Silva
Na segunda metade do século XVIII, uma escrava negra se torna o centro das atenções no distrito diamantino, onde estão as minas mais ricas do país.








2 comentários:

hamilton s roque disse...

eu queria saber se em vem fazer historia poderia comta a minha historia e dessa historia fazer uma montagems dede varios filmes so mudarei as falas dos artista essa historia e sobre profecia tem como eu teho uma historia do fim do mundo

AF Sturt Silva disse...

Muito boa sua lista. Seu blog também. Adorei. Vc não teria um filme para indicar sobre a luta dos trabalhadores na Europa do século 19, comunismo e anarquismo?

To precisando urgente para passar para meus alunos.

Indicação de fonte também serve.

Abs

Entre em contato comigo também:

afsturtdasilva@yahoo.com.br

POSTAGENS MAIS VISITADAS