Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra entre o litoral do Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Parte do território era muito fértil, outra parte, muito quente e árida. Por causa das montanhas os fenícios não podiam adentrar o continente, por isso se desenvolveram voltados para o mar.As cidades fenícias se desenvolveram independentes umas das outras. As principais cidades portuárias foram Bíblos, Sídon e Tiro.
Os fenícios não formaram um Estado unificado nem um império, e sim cidades-Estados independentes e rivais entre si. Cada uma tinha seu próprio rei.
Foram grandes artesãos e comerciantes. Tornaram-se os grandes navegadores do mundo antigo.
A maior contribuição dos fenícios para a humanidade foi o alfabeto. Criaram um alfabeto com 22 letras que, depois, foi adaptado pelos gregos, que acrescentaram as vogais.
Os fenícios eram politeístas e suas divindades estavam associadas às forças da natureza, aos astros e à fertilidade. Por causa de sua localização, o território fenício foi várias vezes tomado por outros povos. Por essa razão os fenícios receberam diversas influências culturais e isso é percebido, principalmente, na arte fenícia.
Foram grandes artesãos e comerciantes. Tornaram-se os grandes navegadores do mundo antigo.
A maior contribuição dos fenícios para a humanidade foi o alfabeto. Criaram um alfabeto com 22 letras que, depois, foi adaptado pelos gregos, que acrescentaram as vogais.
Os fenícios eram politeístas e suas divindades estavam associadas às forças da natureza, aos astros e à fertilidade. Por causa de sua localização, o território fenício foi várias vezes tomado por outros povos. Por essa razão os fenícios receberam diversas influências culturais e isso é percebido, principalmente, na arte fenícia.
*****
A principal fonte histórica para o estudo do povo hebreu são os cinco primeiros livros da Bíblia, que são chamados de Torá pelo povo judeu, e Pentateuco, pelos cristãos.
A bíblia conta que um velho pastor chamado Abraão, foi chamado por Deus para que partisse com seu grupo para um lugar que houvessem pastagens melhores para seu rebanho. Ele obedeceu e partiu para a Palestina (Canaã), em busca da Terra Prometida. Quando chegaram à essa terra, se organizaram em grupos que eram chefiados pelos patriarcas. Os primeiros patriarcas foram Abraão, seu filho Isaac, e Jacó, filho de Isaac.
Houve um período de grande seca e o povo hebreu foi para o Egito, que estava sendo governado pelos hicsos. Enquanto os hicsos estavam no poder , os hebreus viveram tranquilamente, mas depois que os egipcios conseguiram retomar a sua terra, expulsaram os invasores e escravizaram os hebreus. O povo só foi liberto muito tempo depois, por Móises, filho de hebreus e criado pela filha do Faraó (ele não sabia que seu "neto", na verdade, era o escolhido por Deus para, quando crescesso, libertar o povo da escravidão!). Faraó não queria libertar o povo, e só fez isso após ocorrerem muitos sinais conhecidos como "as dez pragas do Egito". Moisés conduziu o povo por quarenta nos pelo deserto, até a Terra Prometida, quando já ia entrar em Canaã, Moisés morreu e a liderança do povo foi assumida por Josué.
Quando o povo hebreu chegou a Canaã, seu território já estava ocupado por outros povos. Entraram em guerra e a maior parte das terras de Canaã voltou para o domínio dos israelitas. Foram divididos por Josué me doze tribos e cada uma formava uma confederação que não tinha uma capital ou exército permanente.
Cada tribo era liderada por um chefe político e militar: os juízes. Os juízes eram responsáveis pelas resolução dos conflitos internos e pela defesa militar. Os juízes que mais se destacaram foram Sansão e Samuel. Sansão por causa da sua grande força e Samuel por que foi o último juíz de Israel e quem convocou a assembléia que escolheu o primeiro rei: Saul.
Depois que Saul morreu, quem assumiu o seu lugar foi Davi, seu filho. Davi conquistou a cidade de Jerusalém e atransformou em capital do reino. O reinado mais poderoso foi o de Salomão, filho de Davi. Quando o rei Salomão morreu, seu filho Roboão assumiu o trono, mas não fez um governo tão próspero como o do seu pai. Ocorreram rebeliões e a população se dividiu em duas: Israel e Judá. Israel focou ao norte do território (capital: Samaria) e Judá, ao sul do território (capital: Jerusalém). Em 587 a. C. parte do povo de Judá foi levada para a Babilônia. Esse acontecimento é relatado na Bíblia recebendo o nome de Cativeiro da Babilônia.
Depois que o reino se dividiu, surgiu a figura dos profetas, que tinham a missão de aconselhar o povo hebreu.
Em 722 a. C. o rei assírio Sargão II deportou a população e levou estrangeiros para ocupar as terras do reino de Israel. Sua intenção era provocar uma miscigenação.
Os persas dominaram a Babilônia em 538 a. C., e autorizaram os judeus a regressar para sua terra e reconstruir o Templo de Jerusalém. Quando o Império Romano venceu os judeus numa batalha, os judeus foram espalhados por todo o território do imperio. Essa dispersão recebeu o nome de diáspora judaica.
Depois os judeus se fixaram num território caracterizado por quatro regiões diferentes: a costa, as montanhas, os vales e o deserto. Haviam terras férteis e terras mais secas. Os hebreus que habitavam as terras mais férteis eram sedentários e plantavam. Os que habitavam as áreas mais secas, eram nômades e praticavam pastoreio. Nas cidades, muitos artistas: ourives, carpinteiros e ceramistas.
A família hebraica era patriarcal. Ter descendentes era um sinal de bênção, por isso se a mulher não dava filhos, o homem podia separar-se dela. Se o homem morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era obrigado a casar-se com a viúva, para gerar descendência do irmão morto.
Os hebreus foram o primeiro povo monoteísta da história. Crêem na existência de um único Deus (Javé), criador do universo e da humanidade.
Foram proibidos de representar seu deus em escultura ou pintura, e essa proibição é reforçada em um dos Dez Mandamentos. Os Dez Mandamentos foram ordens, que o povo hebreu se comprometeu a observar e a obedecer.
Enquanto existiu o templo de Jerusalém os hebreus ofereceram sacrifícios e oferendas a Deus. Com a destruição do Templo, eles passaram a prestar culto apenas nas sinagogas.
4 comentários:
nossa esse resumo ajudou muito pra mim fazer meu trabalho...
valeuuuuuuuuuu!!!
Muito bom resumo ajudou na minha prova
Parabéns muito bom msm me ajudou muito na prova18/09/16
Mto boom , me ajudou , a fazer meu trabalho !!! <3
Postar um comentário