VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

12 DE JUNHO - DIA DOS NAMORADOS

O Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras, Dia de São Valentim, é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais. Nesse dia é comum a troca de cartões e presentes, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, e em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.
Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, no século III.
Conheça agora, um pouco mais da história desse dia e como começou sua celebração.


História
A história do Dia de São Valentim nos leva a um obscuro dia de jejum realizado em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, quando o conceito de amor romântico foi formulado.

Esse dia, atualmente, é muito associado à troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos como a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em grande quantidade. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também calcula-se que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil (mais uma evidência de que nós, mulheres, somos consumistas... mas gostamos de dar presentes também!).

São Valentim

Foto da imagem de São Valentim


Durante o governo do imperador Cláudio II, foi proibida a realização de casamentos em seu reino, pois acreditava -se que jovens solteiros eram melhores guerreiros. Cláudio acreditava que os jovens se não tivessem família, se alistariam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Assíria, filha do carcereiro, que conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram se apaixonando e ela milagrosamente recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: "De seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada. Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.


Aqui no Brasil
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pela heresia da época chamada Catarismo. O casamento - em queda na Idade Média - gerava filhos que a seita cátara condenava pois para esta seita, o mundo era intrinsicamente mau pois, ao invés de ter sido criado por um Deus bom, teria sido criado por um Deus mau.

Aqui no Brasil, é comemorado em 12 de junho apartir de 1949, quando o publicitário João Dória trouxe a idéia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Como junho é um mês de vendas baixas, eles decidiram comemorar a data nesse mês e ainda escolheram a véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro como o Dia dos Namorados.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista e depois foi assumida por todo o comércio brasileiro para reproduzir o mesmo efeito do Dia de São Valentim: incentivar a troca de presentes entre os apaixonados. E parece que deu certo, não é?! O dia dos namorados é uma das datas mais importantes para o comércio pois não só namorados querem presentear nesse dia, mas também casais casados comemoram a data.

Só não se deve esquecer que é muito bom dar presentes e lembrar esse dia, mas o amor se conquista e é cultivado, no dia-a-dia, ok?! Nada subistitui isso!


Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS