VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 18 de março de 2009

REVOLUÇÃO CUBANA - 50 ANOS

Cuba, este ano, está comemorando os 50 anos da sua Revolução. Em 1º de janeiro de 1959, Fidel Castro, Che Guevara e Camilo Cienfuegos, os principais líderes rebeldes, chegaram ao poder.

Fidel Castro

Ernesto Che Guevara

Camilo Cienfuegos

Desde 1898, quando Cuba tornou-se independente da Espanha, até 1959, quando era governada pelo ditador Fugêncio Bartista, os governos cubanos sempre contaram com o apoio dos Estados Unidos. A economia cubana, baseada na agroindústria canavieira, era totalmente dependente das importações e dos capitais norte-americamos.

Após Durante dois anos de luta contra a ditadura de Batista, os "barbudos", como os rebeldes eram chamados, foram ganhando apoio popular, principalmente dos camponeses mais pobres.

Entre 1956 e 1959, esse movimento guerrilheiro, liderado por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, derrubou o governo, assumindo assim o poder em Cuba. Assim que assumiu o poder, Fidel Castro tomou algumas medidas, tais como: confisco e estatização de propriedades norte-americanas; reforma-agrária; redução de 50% nos aluguéis residenciais, nas tarifas telefônicas e de eletricidade e no preço dos medicamentos; combate à corrupção e ao jogo.

A Revolução Cubana eliminou o analfabetismo, reduziu a mortalidade infantil e o desemprego no país. A partir da Revolução, o acesso à moradia e à saúde pública foi facilitado. Outros movimentos de contestação na América Latina, teve essa revolução como exemplo.

Em 1962, os Estados Unidos decretaram o bloqueio econômico e político a Cuba (esse bloqueio continua até hoje!). Na mesma ocasião, Cuba foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Ernesto Che Guevara e Fidel Castro

No mesmo ano, o governos de Cuba e União Soviética decidiram instalar, na ilha, bases de mísseis nucleares voltados para alvos norte-americanos. Claro que os estados Unidos não iam ficar em posição passiva: como resposta, os norte-americanos realizaram um bloqueio naval a Cuba e exigiram a retirada imediata dos mísseis. Os soviéticos desativaram as bases, com a condição de os norte-americanos não intervirem em Cuba.

A Revolução Cubana significou uma ameaça à hegemonia dos Estados Unidos na América Latina. No auge da Guerra Fria, Cuba era um páis socialista na área de influência dos Estados Unidos, o líder do bloco capitalista.

Após a Revolução Cubana, a presença militar dos Estados Unidos se intensificou ma região, para evitar que as diferenças sociais, tão presentes naquela parte da América, se tornassem o combustível de revoltas populares inspiradas no sucesso da Revolução Cubana.

Clique na imagem acima para ver o gráfico sobre a Revolução Cubana

Um comentário:

Capitã Tereza disse...

QUANTOS O FIDEL CASTRO MANDOU MATAR?

O FIDEL CASTRO MATAVA SÓ OS ADVERSÁRIOS, OU APROVEITAVA E MATAVA OUTRAS PESSOAS PARA DIMINUIR DESPESAS DO GOVERNO?

FIDEL CASTRO TRAIU E MANDOU MATAR O AMIGO CHE GUEVARA, POR DELIBERAÇÃO PRÓPRIA OU FOI MESMO POR DETERMINAÇÃO DA ANTIGA UNIÃO SOVBIÉTICA (conforme os jornais do Chile)?

QUAL A SATISFAÇÃO QUE O FIDEL DÁ AO MUNDO QUANDO VE-SE QUE NÃO TEM, EM CUBA, IDOSOS?

E QUAL ERA O MODO MAIS USADO PARA AS MORTES?

ERA ENFORCAMENTO? OU ERA DE FOME, OU FUZILADO?

POR QUE O FIDEL MATAVA QUEM DESEJASSE MORAR EM OUTRO PAÍS.

POR QUE O EXÉRCITO DE FIDEL MATAVA AS PESSOAS DENTRO DA ÁGUA AINDA, DE FUZIL, ANTES QUE ELAS CHEGASSEM À MARGEM?

Se alguem souber das respostas, eu agradeceria. É só para conhecimentos gerais e incluir na disciplina de história geral.

Obrigada.

Professora Capitã Tereza

POSTAGENS MAIS VISITADAS