VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quinta-feira, 12 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DE OLINDA E RECIFE - CERTIDÃO DE NASCIMENTO


Foral é certidão de nascimento de Recife e Olinda

Documento escrito por Duarte Coelho, primeiro donatário da região, especificava doações de terras e finalidades; na época, Recife era um porto de Olinda

Quem nasce, deve ganhar logo uma certidão de nascimento. Foi assim com a cidade de Olinda, que nesta quinta-feira (12) comemora 474 anos de fundação. A certidão de nascimento da cidade é um documento chamado foral. Ele também serviu para definir a data de aniversário do Recife, que no mesmo dia faz 472 anos.

O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano guarda heranças importantes do Estado. Entre móveis, objetos e documentos que lembram o passado está uma preciosidade: o foral.

A data 12 de março de 1537 serviu de base para definir o dia do aniversário da cidade que é uma das mais antigas do país. A pesquisadora Valéria Maria Agra é arquiteta e há 20 anos estuda o documento. Ela mapeou as sete cópias do foral, que estão guardados em arquivos no Brasil e em Portugal.

Ela explica que o documento mais antigo de Olinda tinha uma função. “Essa carta era a nomeação feita pelo primeiro donatário de Olinda, Duarte Coelho”, diz. “Era uma espécie de plano de doação da área, que dizia a destinação dos terrenos – se eram para residência ou comércio, por exemplo”.

Graças a este documento amarelado pelo tempo Olinda e Recife comemoram nesta quinta-feira os seus aniversários. “O foral faz menção no texto ao Recife e por isso foi adotado também como data para a cidade, que na época era um porto de Olinda”, conclui.

Fonte: pe360graus.com

2 comentários:

EII 5 - RECIFE disse...

que belas cidades somos privilegiados de morar em Recife Ou em Olinda. Parabéns as duas.

Unknown disse...

recife é um lugar muito bonito, temos que preserva nossa cidade cuidar para de violencias pricipalmente contra mulheres e crianças , que são as pricinpais vitimas o ser humano tem que ter conciencia disso,
mas recife é uma cidade maravilhosa.

POSTAGENS MAIS VISITADAS