VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

segunda-feira, 1 de abril de 2019

PRÉ-HISTÓRIA


A pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita, desde o começo dos tempos históricos registrados até aproximadamente em 3 500 a.C.É estudada pela antropologiaarqueologia e paleontologia.

Vamos destacar aqui, as principais características de cada período da Pré-História, relatando o que sabemos sobre a trajetória do homem no mundo.


Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada

Nesta época, o antepassado do ser humano como conhecemos hoje,  habitava cavernas, tendo que disputar, muitas vezes, este tipo de habitação com animais selvagens. Quando acabavam os alimentos da região em que estavam, as famílias tinham que migrar para outra região. Por essa razão, o foram denominadas nômades (sem habitação fixa).
Viviam da caça de animais de pequeno, médio e grande porte, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras. Os bens de produção eram de uso e propriedade coletiva.

Nesta fase, os seres humanos se comunicavam com uma linguagem rudimentar (pouco desenvolvida), baseada em pouca quantidade de sons, sem a elaboração de palavras. Uma das formas de comunicação eram as pinturas rupestres. Através deste tipo de arte, o homem trocava ideias e demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.

Mesolítico

Neste período intermediário, o homem conseguiu dar grandes passos rumo ao desenvolvimento e à sobrevivência, de forma mais segura. Nesse momento, o homem conseguiu dominar a produção do fogo e, com isso, tornou-se capaz de espantar os animais, cozinhar a carne e outros alimentos, iluminar sua habitação, além de conseguir calor nos períodos de frio intenso. Outros dois grandes e determinantes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir sua dependência com relação à natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade, para o desenvolvimento dessas duas atividades.

No Mesolítico ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela proteção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.


Neolítico ou Idade da Pedra Polida

Nesta época o homem atingiu um importante grau de desenvolvimento e estabilidade. Com a sedentarização, a criação de animais e a agricultura em pleno desenvolvimento, as comunidades puderam trilhar novos caminhos.
Um avanço importante foi o desenvolvimento da metalurgia. Criando objetos de metais, tais como, lanças, ferramentas e machados, os homens puderam caçar melhor e produzir com mais qualidade e rapidez. A maior produção gerou excedentes agrícolas e sua armazenagem garantiu o alimento necessário para os momentos de seca ou inundações.
Com mais alimentos, as comunidades foram crescendo e logo foi possível realizar trocas com outras comunidades. Na verdade, houve a necessidade, tendo em vista a produção diferente em cada grupo. Foi nesta época que ocorreu um intenso intercâmbio entre vilas e pequenas cidades. A divisão de trabalho, dentro destas comunidades, aumentou ainda mais, dando origem ao trabalhador especializado.

Evolução do Homem na Pré-história (principais espécies)

Australopitecos
Pithecanthropus erectus
- Homem de Neandertal
- Homem de Cro-Magnon
Homo soloensis
- Homo denisova
- Homo rudolfensis
- Homo ergaster
Homo Sapiens






Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS