VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 3 de abril de 2019

PINTURA RUPESTRE

Quero destacar que esse é um breve resumo sobre pintura/ arte rupestre. Nem de longe representa ou faz referência à quantidade e diversidade reais dessa produção pré-histórica, ok?! Vale como base e incentivo à uma pesquisa mais profunda.

Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Surgiu ainda durante o período Paleolítico, e continuou a ser praticada durante o Neolítico.
A arte rupestre caracteriza-se, principalmente, por pinturas feitas nas paredes de cavernas, mas também foram verificadas outras manifestações, como as esculturas e as cerâmicas, em período mais recente.
As imagens representavam animais, seres humanos, objetos celestes e figuras híbridas de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas.
Estudiosos destacam que a representação das caçadas tinha também uma dimensão que ia além da mera representação:  acreditam que, possivelmente, ao pintar um animal na parede, estavam colocando naquele espaço os próprios animais e ao atacar os animais nas cenas de caçadas, as pessoas enfraqueceriam os animais antes da prática real de busca de alimentos, situação que os favoreceria posteriormente.
Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano da Pré-história.
Apesar de ser uma arte primitiva, não se pode considerá-la inferior ao que temos hoje e que denominamos arte. 
Encontramos a pintura/arte rupestre em vários sítios pelo mundo, por exemplo, nas cavernas de Altamira, na Espanha, e de Lascaux e de Chauvet, na França. Um dos exemplos mais conhecidos de esculturas do período pré-histórico é a denominada Vênus de Willendorf, uma escultura que representa a figura feminina e possivelmente também a fertilidade dos ciclos agrícolas.
A Vênus de Willendorf no Museu de História Natural de Viena

Outras imagens de pinturas rupestres:

  Altamira - Espanha
 Altamira - Espanha



Lascaux - França

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS