VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

JOAQUIM NABUCO - CENTENÁRIO DE SUA MORTE

Escolas iniciam em maio comemoração ao Ano Joaquim Nabuco
Assessoria de Comunicação




No ano em que se comemora o centenário de morte abolicionista Joaquim Nabuco, a Secretaria de Educação (SE) promove diversas atividades para os estudantes da rede para festejar a data. A homenagem ao líder foi instituída pela Lei Federal nº 11.946 e promulgada em 15 de junho de 2009. A programação começa em janeiro e se estende até novembro em todo o país.



Pernambuco, Estado onde Joaquim Nabuco nasceu em 19 de agosto de 1849, não poderia ficar de fora das atividades comemorativas. Para organizar as festividades foi criada em dezembro a Comissão Estadual do Ano Joaquim Nabuco. Além da SE fazem parte a Fundação Joaquim Nabuco, Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Academia Brasileira de Letras (ABL), Universidade Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE/UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Assembléia Legislativa e prefeituras do Recife, Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes.

O pontapé inicial para as atividades nas escolas da rede será realizado em 13 de maio, quando é comemorado o aniversário da abolição da escravatura no Brasil. Na data será lançado o edital para concurso literário sobre a vida e obra do homenageado. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio vão desenvolver produção textual sobre a contribuição de Joaquim Nabuco, tanto na política, como também no jornalismo, diplomacia, historiografia e literatura.

‘Esta comemoração nacional vai permitir às unidades de ensino do Estado uma reflexão sobre a atualidade do pensamento e ações de Joaquim Nabuco em suas mais diferentes perspectivas. Nossa expectativa é obter a máxima adesão possível das escolas a esse projeto’, afirmou a gerente de Políticas Educacionais do Ensino Fundamental, Zélia Porto. Ela ainda explica que a SE vai adquirir acervo para as bibliotecas escolares, além de disponibilizar kits pedagógicos com vídeos, impressos e exposição itinerante. Os professores da rede vão poder participar no mês de agosto do Seminário Joaquim Nabuco de Estudos Interdisciplinares.

Visitas dos estudantes ao Engenho Massangana, no município do Cabo de Santo Agostinho, e a exposição Joaquim Nabuco: brasileiro, cidadão do mundo no Museu do Estado são outros destaques da programação. ‘Queremos trazer a atualidade do pensamento desta importante figura histórica para dentro das salas de aula’, acrescentou Zélia.

FONTE: Secretaria de Educação - Governo de Pernambuco


Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS