VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

sábado, 21 de novembro de 2009

SÍNTESE: NOVAS FORMAS DE VER O MUNDO - SÉC. XVIII E XIX

A RAZÃO CONTRA A FÉ – No contexto das revoluções dos séculos XVIII e XIX, que permitiram às burguesias tomar o poder, teve início também uma grande secularização. Isso se deveu a fatores econômicos, políticos e culturais:
• Urbanização – o êxodo rural fez com que a população escapasse do maior controle social que as igrejas exerciam no campo.
• A legislação produzida pela Revolução Francesa debilitou a Igreja ao confiscar grande parte de suas propriedades e riquezas.
• O desenvolvimento de uma mentalidade científica. Fé e razão se tornaram conflitantes e incompatíveis.


A REVOLUÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA – No século XIX, a acelerada industrialização da Europa e o enorme avanço da ciência, da técnica e da tecnologia mudaram a mentalidade científica e cultural. Um dos principais responsáveis por essa mudança foi o biólogo Charles Darwin, coma publicação do livro A origem das espécies, em 1859.

A SENSIBILIDADE ROMÂNTICA – O Romantismo foi um amplo movimento sociocultural que atravessou os últimos anos do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX.
Destacamos três características fundamentais do Romantismo:
• A rebeldia – oposição ao racionalismo iluminista e ao modelo clássico de beleza.
• A nova atitude diante da natureza – sentimento de comunhão com a natureza, vendo-a como um ser vivo.
• A nova visão de mundo e do ser humano – afirmava ser impossível ao ser humano conhecer a realidade por meio da razão. Valorizavam a utopia e defendiam a superioridade do sentimento, da imaginação e da capacidade criativa.

TÉCNICA OU POÉTICA – Na segunda metade do século XIX, o Realismo foi o estilo predominante, tanto na literatura quanto na pintura.
Os artistas realistas se dedicavam a temas de sua própria época e da realidade cotidiana. Esses artistas valorizavam a observação como a qualidade mais importante de um artista. Buscavam a objetividade para conseguir expressar uma visão fria e distanciada das coisas.



4 comentários:

Eduardo disse...

Parabéns pelo pelas postagens e pela grande contribuição cultural.
Escolhi como BLOG da semana no História Viva. Se desejar retire o selo no endereço http://historianovest.blogspot.com/2009/11/blogs-da-semana_23.html

Abraços

Anônimo disse...

olá.. tenho fotos historicas... poderia te enviar?

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

BOM DIA !
Antes de mais nada estou aqui para agradecer a visita e seu comentário tão significativo para mim. Eu ando um pouco ausente, minha conexão anda péssima, lentíssima - perco muito tempo para abrir os blogs, os mais carregados eu até desisto. Como já havia dito, eu moro dentro de um pedacinho da mata Atlãntica e o sinal aqui é muito dificultoso. Além do mais, com toda essa chuva que tem caído tenho mantido o meu computador desligado por conta dos raios, já queimei uma televisão por causa disso, aqui não tem pára-raios ( agora vê, acostumada com cidade grande, achei que no mato poderia existir um pára-raio - só eu mesma). Espero que compreenda as diversas limitações de quem escolheu viver no mato.
Hoje eu trago a lenda da cidade de Jericoacoara lá no Ceará. Uma belíssima cidade, mas que possui uma lenda sinistra....
A medida do possível vou colocando as histórias, com a lentidão de sempre.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... agradece mais uma vez a sua visita esperando que volte sempre.
BOM DOMINGO.
Saudações Florestais !

Anônimo disse...

Muito Bom Me Ajudou de +!!

POSTAGENS MAIS VISITADAS