VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O MURO DE BERLIM

Muro de Berlim: O maior símbolo da Guerra Fria

Desde os acontecimentos de novembro de 1989, já não existe o mais autêntico monumento à Guerra Fria que o mundo conheceu: o Muro de Berlim, construído 28 anos antes, já não serve para nada.

Até 1961, dezenas de alemães orientais arriscaram a vida na tentativa de atravessar limites de arame farpado. Depois de agosto de 1961, o Muro de Berlim impediu que o mundo esquecesse que a Alemanha havia sido cortada ao meio.

1987. Berlim comemorava seus setecentos e cinqüenta anos de fundação. O presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, estava presente e falou de sua esperança de que um dia aquele "muro da vergonha" deixe de existir. Ele disse:

-"Senhor Gorbachov, abra estes portões! Senhor Gorbachov, derrube esta parede!"

Na Conferência de Potsdam, ao final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética haviam decidido que a Alemanha, derrotada, seria dividida. Na capital Berlim seriam criadas quatro zonas: uma inglesa, uma francesa, uma americana e uma soviética.



Em 1948, os Aliados haviam criado a famosa "Linha Berlim", que lhes permitiu sobrevoar o território de Stalin e superar o bloqueio por água.

Mas, Khruschov, que sucedeu a Stalin, foi mais longe. Em agosto de 1961 foi construído um muro de aço, concreto e arame farpado, que definitivamente separou a Alemanha Oriental da Alemanha Ocidental.

Portas e janelas das casas próximas à fronteira foram lacradas, e os moradores, forçados a mudar dali.

Quando ficou pronto, o muro media 46 quilômetros de comprimento e tinha postos de guarda em toda a sua extensão. Mesmo assim, muitos alemães orientais continuavam a arriscar a vida para fugir.

Em 1963, o presidente John Kennedy visitou Berlim e declarou: "Eu sou berlinense".

Mas o muro continuou lá por muitos anos. Muitos alemães orientais, principalmente os jovens, fartos da autocracia implantada por Honnecker, depositaram suas esperanças de uma vida melhor na glasnost de Gorbachov.

Outono de 1989. Passeatas forçaram a renúncia de Honnecker. Quem o sucedeu foi Egon Krentz. Mas, o novo regime não poderia evitar o que já era inevitável. Em 12 de novembro de 1989, Krentz foi forçado a restaurar o livre trânsito entre as duas áreas de Berlim. Os alemães orientais, eufóricos, passaram literalmente a arrancar os pedaços do muro. Milhares de pessoas já podiam passar livremente da Alemanha Oriental para a Ocidental e descobrir um mundo que lhes fora proibido por quase 30 anos.

Fonte: www.tvcultura.com.br

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS