VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

RESPOSTA DO QUESTIONÁRIO (9º ANO - 8ª SÉRIE)


1. Inglaterra, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda e Estados Unidos.

2. Explorar em benefício da humanidade os recursos oferecidos pela África, Ásia, Oceania e América Latina; levar os conhecimentos das ciências e das técnicas para as sociedades não-européias. Havia também a justificativa de que Deus destinou aos brancos a “missão” de conquistar e dominar o mundo.

3. O país era muito dividido. Possuía várias línguas, várias religiões e vários reinos. A sociedade era rigidamente dividida em castas. Sua base econômica era o artesanato. Fabricavam tecidos de algodão de finíssima qualidade.

4. Porque a Índia era uma colônia especialíssima. Os indianos possuíam uma cultura milenar, e os ingleses trataram logo de tirar proveito das experiências e conhecimentos dessa cultura.

5. A Índia empobreceu-se. Os indianos tiveram sua cultura desorganizada, seu espaço físico alterado, e passaram fome, pois, ao invés de plantar alimentos, eles tiveram de plantar algodão, anil, juta etc.. Os ingleses desorganizaram o artesanato local para não terem concorrentes.

6. Japão, Rússia, Alemanha, Inglaterra e França.

7. Os europeus exploraram o território africano de todas as formas possíveis, como se não existissem pessoas lá, com sua cultura, seu modo de viver. Os europeus chegaram dispostos a conhecer todos os segredos e arrancar todas as riquezas daquele continente (a forma de responder pode ser diferente, mas essa é a idéia, ok?!)

8. Os estados do norte eram favoráveis ao fim da escravidão; os do sul queriam continuar a ter escravos em suas lavouras. Essas duas posições acabaram levando à guerra civil entre as duas regiões.

9.
a) Enquanto os Estados Unidos entravam no século XX como uma potência industrializada e imperialista, a América Latina sobrevivia com a exportação de matérias-primas. Eram pouquíssimas as experiências de industrialização.
b) Isso foi resultado de uma política econômica que veio dos tempos de colônia, quando as metrópoles impediam qualquer empreendimento industrial.

10.
a) As massas de analfabetos marginalizados e explorados eram uma forte barreira que impedia os movimentos de conscientização e libertação.
b) Cuba.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS