VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 26 de março de 2008

História de Atenas

É a Capital da Grécia. Embora maior do que a antiga cidade, a Atenas de hoje ainda se localiza entre os montes que foram famosos há 2.500 anos.
Esses montes incluem a Acrópole, o Areópago, onde o governo se reunia, e o Pnix, onde os cidadãos livres se encontram para discutir problemas importantes. O porto de Atenas é ainda o velho porto do Pireu.
Embora Atenas tenha sido fundada há mais de 3.000 anos, era mais rica e poderosa entre os anos 500 e 400 a.C. A essa altura, os atenienses tinham conseguido derrotar seus velhos inimigos, os persas, e tinham um grande líder chamado Péricles.
Nesse tempo a população era composta de alguns nobres, muitos homens livres e um número bem maior de escravos. Esses escravos executavam o trabalho feito hoje por mercadores, carpinteiros, marceneiros e professores. Atenas era então uma cidade comercial, e sua pujança despertou a inveja de outras cidades gregas.
Uma dessas cidades, Esparta, com a ajuda de outras, atacou Atenas. A guerra durou perto de 30 anos e, no fim, Atenas foi derrotada. A despeito disso, continuou a ser uma cidade famosa por sua cultura, e alguns dos maiores escultores, pensadores e escritores do mundo nela viveram.
Peças de autores como Esquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes, que lá foram representadas, são levadas ainda hoje em nossos teatros, ou vistas na televisão e ouvidas no rádio. O pensamento de homens como Platão e Sócrates é estudado em nossos dias.
Os estrangeiros não podiam exercer cargos públicos, mas deviam pagar impostos e fazer serviço militar. Apenas os cidadãos tinham o direito de exercer a magistratura e fazer parte das Assembléias. Os artistas, principalmente escultores, eram numerosos, tendo criado maravilhas, como o escultor e arquiteto Fidias, que construiu o Partenon.



Fonte: Mundo Antigo - Portal de História e Cultura

Para saber mais sobre o tema, visite a página http://www.suapesquisa.com/historia/atenas/

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS