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segunda-feira, 9 de setembro de 2024

REVISÃO 5º Ano - 3º Bimestre

Região Sul

A Região Sul é composta por apenas três estados: Paraná-PR (capital Curitiba), Santa Catarina-SC (capital Florianópolis) e Rio Grande do Sul-RS (capital Porto Alegre). É a menor região do país em área, correspondendo a 6,75% do território brasileiro.

 

A vegetação é bastante diversa, mas a Mata das Araucárias (ou Mata dos Pinhais) predomina nas regiões mais elevadas (mais frias), e os campos limpos do pampa, no território do Rio Grande do Sul. No litoral, há apresença de vegetação costeira, que se divide de mangues a restingas. As formações vegetais Araucárias e os Pampas, são bem típicas da região Sul.
 

A Região Sul é a mais afastada da Linha do Equador, sendo a única região do Brasil que se localiza fora da zona intertropical, na zona temperada sul, com as estações do ano melhor definidas. Seu clima  é subtropical (caracterizado por verão quente e inverno rigoroso), por estar abaixo do Trópico de Capricórnio. No inverno, caem geadas e é o único lugar do Brasil onde é possível nevar no inverno.

O relevo é bastate diversificado, com vastas planícies, elevadas serras, e áreas de planalto

Alguns tipos humanos característicos que encontramos nessa Região, são os colonos, os madeireiros, os agricultores, os pescadores e os indígenas.

Região Sul teve contribuições de vários povos (europeus, indígenas, africanos, platinos) mas, notadamente, carrega forte influência dos imigrantes de origem europeia.

 

Região Sudeste

 


Ocupando cerca de 11% do território nacional, é a região com a maior população e também é a mais desenvolvida economicamente. É na Região Sudeste onde estão localizados os maiores centros gastronômicos do Brasil - Rio de Janeiro e São Paulo - cidades também consideradas metrópoles globais, por terem expressiva influência econômica.

Além de ser a região mais populosa do Brasil, é também a mais povoada. Essa alta densidade demográfica pode ser atribuída ao fato histórico de ter recebido inúmeros imigrantes, tanto de outras regiões do Brasil, como vindos de outros países.

A industrialização da Região Sudeste, que se desenvolveu expressivamente entre as décadas de 1940 e 1950, contribuiu para o surgimento de empresas públicas e privadas, produtoras de matérias primas e de bens de consumo. Esse crescimento atraiu a população do campo para a área urbana (êxodo rural), e migrantes do restante do País e do exterior. 

Alguns imigrantes chegaram a construir locais onde há presença maciça de pessoas do país de origem:

  • Nova friburgo, no Rio de Janeiro, fundada por suiços;
  • bairro da Liberdade, em São Paulo, ocupado por japoneses;
  • bairro do Bixiga, em São Paulo, ocupado por italianos;
  • interior do Espírito Santo e Petrópolis, onde os alemães se instalaram.

 

Limites e Fronteiras

Limite é a linha que separa os territórios. Essa demarcação recebe o nome de limite, que é definido por lei, tanto o limite municipal, quanto o estadual e o federal. Território é um espaço geográfico cujos limites políticos são definidos natural ou artificialmente.

  • Limites naturais são determinados por elementos naturais de uma paisagem (rios, montanhas, vales, etc.). 
  • Limites artificiais são determinados por elementos construídos pelos seres humanos (linhas imaginárias, estradas, placas, pontes, etc.).   

Os limites podem ser naturais (montanhas, rios, etc) ou criados pelos seres humanos (placas, pontes, estradas, etc).

Quando essas separações de áreas dividem municípios, chamamos de limites; se dividem estados, chamamos de divisas; se dividem países, chamamos fronteiras.

O Brasil, como parte da América do Sul, faz fronteira com outros países sul-americanos. São eles: Chile, Equador, Argentina Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai, Venezuela.
 


 
 
 
Vias de Deslocamento
 
Podem ser  terrestres, hidroviárias, ou aéreas.

 
As VIAS TERRESTRES são classificadas de acordo com suas características, como vias urbanas, vias rurais e rodovias radiais.
 
O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) classifica as vias urbanas em quatro tipos: 
  • Via de trânsito rápido - Trânsito livre e sem travessia de pedestres;
  • Via arterial - Geralmente controlada por semáforo;
  • Via coletora - Coleta e distribui o trânsito para entrada ou saída das vias de trânsito rápido ou arteriais;
  • Via local - Geralmente não semaforizada e destibnada apenas ao acesso local ou a áreas restritas.
 As vias rurais se diferenciam pela existencia ou não de pavimentação.
  • Não pavimentadas - Estradas
  • Pavimentadas com qualquer tipo de cobertura de solo - Rodovias
- Rodovias federais: indicadas pelas letras BR
- Rodovias estaduais: indicadas pela sila do estado ao qual pertencem.
 
Essas rodovias podem ser radiais, longitudinais, transversais, diagonais ou de ligação. 


As vias ferroviárias ou férreas transportam pessoas e mercadorias por meio de trilhos de ferro.

 
 
As VIAS HIDROGRÁFICAS ou hidrovias são utilizadas para transporte de passageiros ou de mercadorias, em oceanos, mares ou rios e lagos.

 
 
As VIAS AÉREAS é a opção de deslocamento mais cara., mas é bastante utilizada para encurtar distâncias, por meio de aviões e helicópteros controlados eplos aeroportos espalhados por todo o Brasil.


Todas as vias aprsentam vantagens e desvantagens referentes ao caminho, percurso e gastos com manutenção. Para evitar acidentes, algumas medidas devem ser adotadas para que o meio de transporte escolhido ofereça segurança para todos os envolvidos.

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