VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 12 de junho de 2013

8º Ano - A Independência dos Estados Unidos/ O Império Napoleônico e o Congresso de Viena

1. Qual a causa das Guerra dos Sete Anos?
R. A disputa de ingleses e franceses por áreas indígenas no Vale do Rio Ohio, a leste do Mississipi.

2. Quais as táticas usadas pelos indígenas e pelos colonos durante a Guerra?
R. Os indígenas se uniram utilizando táticas de guerrilha. Os colonos usaram todos os recursos, até mesmo a distribuição de objetos infectados para espalhar a varíola entre os nativos.

3. Para recuperar as perdas financeiras causadas pela Guerra dos Sete Anos e aumentar o controle sobre suas colônias a Coroa Inglesa criou diversos impostos. Explique-os.
·  1764 – Lei do Açúcar: Tarifas alfandegárias para importação de açúcar, vinho, café, produtos têxteis e de luxo e limitou as exportações de madeira.
· 1765 – Lei do Selo: Todos os impressos deviam conter o selo real para comprovar que sua circulação havia sido autorizada. Foi uma forma de arrecadação de imposto e de censura imposta pela metrópole.
· 1767 – Lei Townshend: Novas taxas sobre a importação de diversos produtos, como vidro, papel, chá, entre outros, e aumento da repressão ao contrabando.
· 1773 – Lei do Chá: A Companhia Inglesa das Índias Orientais assumia o monopólio do fornecimento de chá para a América inglesa, acabando com o comércio interno do produto.

4. Sobre a Festa do Chá de Boston, responda:
a) Quando ocorreu?
R. 16 de dezembro de 1773.

b) O que aconteceu?
R. Disfarçados de índios, colonos invadiram navios ingleses ancorados no porto de Boston, capital da colônia de Massachusetts, e despejaram no mar toda a carga de chá.

5. Quando foi aprovada a Declaração de Independência dos Estados Unidos?
R. Dia 4 de julho de 1776.

6. Fale sobre o reconhecimento da independência dos Estados Unidos.
R. Somente em 1783, com a assinatura do Tratado de Paris, a independência dos Estados Unidos foi reconhecida pela Inglaterra.

7. As colônias inglesas da América do norte tinham posicionamentos políticos distintos em relação ao domínio colonial inglês. Explique as razões.
R. As colônias do sul que se baseavam numa economia escravista, exportavam sua produção de gêneros agrícolas, como o tabaco e o algodão, para a Inglaterra. O algodão do sul era fundamental para a crescente indústria têxtil inglesa e a condição colonial facilitava o escoamento da produção. Já a economia manufatureira e comercial do norte, baseada na diversificação da produção e dos parceiros comerciais, era bastante prejudicada pelas leis que exigiam obediência à metrópole e privilegiavam as companhias inglesas.

8. Explique quais foram as características do governo de Napoleão durante o Consulado, destacando algumas realizações dessa fase de seu governo.
R. Governou de forma autoritária, eliminou os principais focos de oposição ao seu governo e estabeleceu a censura, fechando importantes jornais do país. Assinou tratados de paz com os países europeus, alcançando provisoriamente a paz, e implantou uma série de reformas jurídicas, econômicas e administrativas.

 9. Sobre o Código Civil Napoleônico, responda:
a) Quando entrou em vigor?
R. Em março de 1804.

b) Quais as principais características desse conjunto de leis?
R. Separação entre Estado e Igreja, legalidade da reforma agrária, direito à propriedade e a igualdade dos homens perante a lei. Unidade e uniformidade caracterizaram essa legislação.

10. Complete o texto com os termos abaixo.
Napoleão Bonaparte – Diretório – república – consultivo – cônsules – Consulado – decisório – imperador
Em 9 de novembro de 1799, 18 de brumário no calendário revolucionário, um golpe de Estado destituiu os membros do __Diretório__ e instaurou uma nova forma de governo, o __Consulado__. O primeiro cônsul, __Napoleão Bonaparte__, detinha o poder administrativo e diplomático, civil e militar da república. Os outros dois cônsules não tinham poder __decisório__, apenas __consultivo__. Napoleão preparava habilmente a dissolução da __república__. Em 1804, Napoleão Bonaparte coroou-se __imperador__.

11. No período do consulado Napoleão Bonaparte dirigiu realizações em vários setores da vida econômica, política e social do país. Que setores foram esses?
R. Administração, economia, educação e direito.

12. Complete as informações, relacionando as principais medidas tomadas por Napoleão durante o Consulado.
R. a) Administração pública – O governo dos departamentos franceses foi uniformizado e hierarquizado, prefeitos escolhidos por Napoleão;
b) Educação – Criação de escolas secundárias, liceus e sistemas de diplomas para os graus acadêmicos.
c) Finanças – criação do Banco da França;
d) Jurídica – Juízes nomeados por Napoleão e processos na justiça padronizados em todo o território;
e) Segurança – O banditismo foi combatido e tribunais militares especiais foram instalados para julgar os casos de contrarrevolução;

13. O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Quais?
R.: Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu.

14. Qual o principal objetivo do Tratado assinado em Viena, em 1815?
R. Reorganizar as fronteiras da Europa e definir medidas para garantir a estabilidade política do continente

15. Durante o período napoleônico (1799-1815), várias medidas foram adotadas por Bonaparte, porém uma delas teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra. Qual?
R. Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses. Essa medida provocou a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.

16. Qual era p principal objetivo do Congresso de Viena, assinado em 1815?
R. Reorganizar as fronteiras da Europa e definir medidas para garantir a estabilidade política do continente.

 

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS