VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CULTURA - O MUNDO DO CINEMA É AQUI!


Bollywood. O nome lembra muito Hollywood (nome dado à indústria cinematográfica norte-americana), mas na verdade, trata-se da indústria de filmes produzidos que surgiu Bombaim (antigo nome de Mumbai). A Hollywood indiana é a indústria cinematográfica que mais cresce no mundo: cerca de 900 filmes são produzidos por ano, uma média de 250 filmes a mais que nos Estados Unidos, assistidos por 14 milhões de indianos diariamente.

A história do cinema indiano
O cinema é tradição na Índia desde 1940, período marcado pela separação com a Inglaterra e necessidade de afirmação de uma identidade cultural. Na década de 70, o papel do cinema foi denunciar os crimes e absurdos praticados por um governo corrupto e violento. E foi a partir da década de 1990, com o crescimento econômico do país e o boom cinematográfico, que o cinema se tornou instrumento fundamental para expressar as necessidades da classe média emergente e ganhou um padrão de roteiro de qualidade.

Músicas fazem sucesso
Os filmes de Bollywood, assim como a maior parte dos filmes indianos, são na maior parte musicais. São as melodias cativantes e os diversos números de canto e dança que garantem o sucesso de público dos longas-metragens na Índia. Para aumentar ainda mais o interesse do público, as canções costumam ser lançadas antes mesmo da estréia do filme.


Beijo não é mais tabu
Os enredos de Bollywood tradicionalmente tendiam a ser melodramáticos. Amores impossíveis, triângulos amorosos, laços familiares, sacrifício, políticos corruptos, vilões terríveis, irmãos separados pelo destino e mudanças de sorte dramáticas eram constantes nas tramas. Ao mesmo tempo também existiam filmes indianos com histórias mais sofisticadas, mas que acabavam perdendo nas bilheteiras para filmes com um maior apelo de massas.

Atualmente, porém, as convenções de Bollywood têm mudado. A influência ocidental cada vez mais forte na Índia tem levado seus filmes a se aproximarem dos modelos de Hollywood. Beijos em filmes não são mais um tabu e os enredos mostram uma vida urbana com encontros ao estilo ocidental.

Tem brasileira em Bollywood!
A atriz da foto acima não é indiana, mas se tornou famosa como apresentadora de TV na Índia e que agora também segue carreira como atriz e dançarina de Bollywood. A gaúcha Bruna Abdallah mora em Mumbai e, assim como a maioria dos atores dos filmes indianos, não canta, mas apenas dubla as vozes de cantores já gravadas. Assista ao vídeo abaixo, que mostra o clipe protagonizado pela atriz para um dos filmes de Bollywood.


Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS