VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CULINÁRIA - OS DIVERSOS SABORES DA ÍNDIA


Conhecida mundialmente, a culinária indiana é extremamente diversificada, pois sofreu influência de diversos povos que passaram pelo país. Ao chegarem à Índia, estas culturas não só modificavam a paisagem, trazendo novas plantas, novos frutos, novas sementes, como também introduziam novas idéias e novas religiões. As marcas dessa extraordinária diversidade cultural acabam refletindo-se também na cozinha.

Gastronomia e religião
Além disso, a culinária indiana costuma ser estreitamente associada à religiosidade, pois existem muitos rituais ligados às refeições feitas pelas famílias do local. No hinduísmo, por exemplo, o ato de cozinhar é feito como uma oração e antes de ser consumido, o alimento é oferecido em comunhão aos deuses, geralmente em um altar doméstico, com devoção e amor.

Cereais, legumes e especiarias
Apesar de toda a diversidade encontrada na cozinha indiana, que também sofre influência do meio ambiente e suas transformações, é possível definir algumas características comuns dos alimentos consumidos no país. Sem pensar nas especificidades ligadas aos tabus, a base da refeição é sempre constituída de cereais - tais como arroz, trigo, milho, painço, cevada, de acordo com a região, legumes secos, como o dhal (uma espécie de sopa feita de lentilhas e feijões de diversas cores), além de outros legumes, picles e chutneys, e as imprescindíveis especiarias. A eles se juntam, dependendo da cultura e da região, pratos com peixe, carneiro, galinha e, sempre, iogurte e queijo de coalho fresco. Todos temperados com especiarias, que agem sobre o gosto, mas também têm funções medicinais conhecidas há bastante tempo, como atestam textos muito antigos.




Ficou interessado pela culinária indiana? Então experimente preparar um prato bem gostoso e fácil de fazer: o dhal.

Dhal (sopa de ervilhas)
Um tipo de sopa, feito de diferentes leguminosas tais como ervilhas, lentilhas, mung dhal (minúsculo feijão de cor verde), urad dhal (minúsculo feijão de cor amarela), etc. Deve ser bebido numa caneca ou numa pequena tigela.

Ingredientes:
1 xícara de ervilhas
2 batatas médias
1 colherinha de curry
1 colherinha de pimenta-do-reino
Manteiga, margarina (conforme preferência) ou mesmo azeite.
Sal
Preparo: Deixar as ervilhas de molho durante a noite. Cozinhar com sal a gosto. Cozinhar as batatas. Quando estiverem cozidas juntar às ervilhas e passar no liquidificador, adicionando água até ficar com a consistência de uma sopa.
Numa frigideira, derreter uma colher de sopa de manteiga, fritar o curry e a pimenta-do-reino. Despejar na panela com a sopa, adicionar um pouco de água se necessário e deixar em fogo brando até ferver. Servir quente.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS