VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

AS CINCO MAIORES RELIGIÕES DO MUNDO - BUDISMO


O símbolo do Budismo é a Roda Dharmica ou Dharmacakra. Apesar desta ser um símbolo admitido por todas as religiões dharmicas, como o Jainismo, tal símbolo é considerado o símbolo oficial do Budismo. É um círculo com oito braços surgidos no centro apontando direções diferentes. Cada um dos braços representa cada uma das oito práticas que constituem o Nobre Caminho Óctuplo: Compreensão Correta, Pensamento Correto, Fala Correta, Ação Correta, Meio de Vida Correto, Atenção Correta, Sabedoria Correta e Visão Correta.


Para o budismo, vencer o apego é vencer a dor

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

A vida é feita de sofrimento. O sofrimento, por sua vez, vem do apego que temos aos desejos do corpo físico. Qualquer um pode vencer esse apego, e existe um caminho para superá-lo. Essas são as quatro verdades fundamentais do budismo, religião fundada pelo príncipe Siddartha Gautama aproximadamente 500 anos antes no nascimento de Cristo.

Siddartha Gautama ficou posteriormente conhecido como Buda Gautama. Ele nasceu aos pés do Himalaia, atual Nepal, e cresceu cercado pela vida palaciana. Curioso por não conhecer a velhice e a morte, aos 29 anos ele decidiu peregrinar pela região onde vivia. Seguiu monges ascéticos —que ignoravam completamente a vida física — e acabou conhecendo o extremo oposto do materialismo.

A partir daí, Buda concluiu que o apego à matéria causa sofrimento porque o mundo físico não é permanente. O materialismo, o desejo, a luxúria e a ambição —seguidos da desilusão— são as causas da dor. Livrar-se deles é livrar-se do sofrimento.

O nirvana, diferente de paraíso budista ou de "entrar no nada", é antes vencer o apego, o ódio e a ignorância. Só é possível superar o sofrimento ao aceitar a imperfeição, a transitoriedade e a interdependência entre tudo e todos no universo.

O caminho para atingir o nirvana e se livrar da dor é chamado "dharma". Para o príncipe Gautama, o "dharma" é o caminho do meio, compreendido pelo budismo como o equilíbio entre o materialismo e o idealismo, entre o hedonismo e o ascetismo. Para trilhar o caminho do meio, o seguidor do budismo deve seguir oito etapas:

Sabedoria

Visão correta
Compreensão das quatro nobres verdades do budismo (a vida é sofrimento, o sofrimento vem do apego, o apego pode ser superado e há um caminho para isso).

Vontade correta
Vontade sincera de se libertar do apego, da ignorância e do ódio

Moral

Fala correta
Abstenção da mentira e da maledicência

Ação correta
Abstenção de comportamentos prejudiciais, como assassinato, roubo ou sexo livre

Meio de vida correto
Sustento da própria vida (profissão) honesto e que não machuque ou prejudique outras pessoas, inclusive animais

Meditação

Esforço correto
Exercício mental para que as más qualidades sejam abandonadas e mantidas longe do comportamento e para que as boas qualidades sejam cumpridas e cultivadas

Atenção correta
Concentração no próprio corpo, nos próprios sentimentos, pensamentos e consciência para superar o ódio e a ignorância

Concentração correta
Meditação sobre as formas de progressivamente compreender que o universo é transitório e tudo depende de tudo.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS