sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Para o 7º Ano (¨6ª série)

Vejam aí no arquivo do blog, algumas exemplos de mosaico para dar uma idéia do que é o trabalho, ok?!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Em primeiro lugar, quero deixar aqui um grande abraço a todos que estão começando o ano cheios de "garra" e vontade de estudar!

Sobre os nossos trabalhos da I Unidade, a data de entrega será dia 13/03 (quinta-feira) para todas as séries! Atenção, gente! Olha a pontualidade!

Os assuntos dos trabalhos de cada série já estão postados. Dêem uma olhadinha, ok?! Como já combinado, os detalhes serão dados na aula.

Beijo a todos!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Aniversário do Instituto Ivone Vanderley


A nossa escola completou "40 aninhos" no dia 5 de fevereiro. Na 2ª feira, dia 11 de fevereiro será realizada uma missa campal em homenagem a esse dia. É importante que os alunos e ex-alunos estejam presentes prestigiando esse momento, ok?! Vocês são indispensáveis, pois ajudaram a construir a história do Instituto!


Bjs a todos!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

I UNIDADE - 9º Ano (8ª Série)

ATENÇÃO!!! OS ASSUNTOS DEVEM SER LIDOS EM CASA! NAS AULAS TEREMOS OUTRAS ATIVIDADES, OK?!

A ERA DO IMPERIALISMO (Unidade 1)
A segunda revolução industrial na verdade foi uma expansão da que ocorreu anteriormente. Agora alcançou países como Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos; chegou a era do capitalismo financeiro; veremos o avanço das indústrias e os novos inventos; mudanças nos transpostes e nos meios de comunicação; a era dos impérios (destacando-se a colonização britânica e seus efeitos sobre os países colonizados); o surgimento da sociedade de massas (sabe o que é isso? nada haver com macarrão ou pizza, viu?!); a popularização das artes, a indústria do lazer e da arte; o cinema.


  • A REPÚBLICA CHEGA AO BRASIL (Unidade 2)
    O governo de D. Pedro - Monarquia; escravidão e abolição (os ex-escravos estavam preparados para lidarem com a liberdade?); um golpe na monarquia - chega a República; o 15 de novembro; República das Oligarquias (que tal dar uma olhada no que quer dizer isso?!); a Guerra de Canudos (o líder, sua peregrinação, a formação do povoado, o fim de tudo após muita resistência); a industrialização e o crescimento das cidades; a vida nas fábricas e o início da organização operária; reformas na capital (Rio de Janeiro, na época) que lhe conferiram uma aparência européia; a reforma urbana e sanitária e sua reação: a Revolta da Vacina.

Vamos falar também de Virgulino Ferreira da Silva e sua história... Sabe de quem se trata?



Trabalho da I Unidade: Nos primeiros anos da República existia uma importante forma de comunicação entre as pessoas no Nordeste: o cordel. Ainda hoje encontramos muitos e, na verdade são expressões artísticas que vieram de longe... Agora quem vai ser o cordelista é você. Vamos aprender a escrever e produzir um cordel. (detalhes do trabalho, na aula, ok?!)

I UNIDADE - 8º Ano (7ª Série)

ATENÇÃO!!! OS ASSUNTOS DEVEM SER LIDOS EM CASA! NAS AULAS TEREMOS OUTRAS ATIVIDADES, OK?!


A EXPANSÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA (Unidade 1)
Esse ano comemoramos o bicentenário da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, e começaremos o ano letivo falando de Portugal. Pois bem, veremos a crise portuguesa e a queda do comércio; que alternativas buscaram para vencer a crise; as expedições dos bandeirantes, o aprisionamento dos índios e o avanço para o sertão; A Companhia de Jesus e sua atuação na América portuguesa (Brasil); as missões jesuíticas; crise e rebeliões na América portuguesa.

  • A ÉPOCA DO OURO NO BRASIL (Unidade 2)
    O ouro no brasil: as primeiras descobertas; a Guerra dos Emboabas; como era feita a exploração, a cobrança de impostos e o controle do ouro e do diamante; a vida de quem trabalhava nas minas; como ocorreu o crecimento da vida urbana e da sociedade mineira; funcionamento das irmandades religiosas; o mito Chica da Silva; O barroco mineiro; segredos de Aleijadinho.

Trabalho da I Unidade: Tem alguém que não gosta de viajar? Conhecer lugares diferentes? Para fazer uma viagem legal, sempre é bom receber uma orientação sobre os lugares mais atrativos, pontos turísticos principais, etc. Você vai criar um folheto turístico! (detalhes do trabalho serão dados na aula).

I UNIDADE - 7º Ano (6ª Série)

ATENÇÃO!!! OS ASSUNTOS DEVEM SER LIDOS EM CASA! NAS AULAS TEREMOS OUTRAS ATIVIDADES, OK?!


A FORMAÇÃO DA EUROPA FEUDAL (Unidade 1)
Estudaremos como foi e o que causou a queda do Imperio Romano e que mudanças provocou na sociedade; as migrações bárbaras e atradição querreira desses bárbaros germânicos; como eram os germânicos na Idade Média (poder); o Imperio cristão: alianças entre reis e papas; a sociedade feudal: características sociais e econômicas; o ensino e acultura na Europa feudal.

  • MUNDOS ALÉM DA EUROPA (Unidade 2)
    "Viajaremos" pelo oriente... A arábia: o deserto, as tribos nômades, Meca, a religião; o nascimento do islamismo; o profeta Maomé e seus sucessores; como era a economia e a cultura no mundo muçulmano. "Veremos" a África dos reinos ocidentais: como era antes da chegada dos europeus; os grandes reinos e suas grandiosidades; um reino critão na África oriental... acredita? O reino de Aksum!
Trabalho da I Unidade: História está muito ligada à arte, sabia? Sabe o que é um mosaico? Se não sabe, não se preocupe. Vamos aprender! Mas já vou adiantar que eles foram muito usados na decoração das mesquitas muçulmanas. Agora é a sua vez de produzir um belo mosaico! (os detalhes do trabalho serão dados na aula)

I UNIDADE - 6º Ano (5ª Série)

ATENÇÃO!!! OS ASSUNTOS DEVEM SER LIDOS EM CASA! NAS AULAS TEREMOS OUTRAS ATIVIDADES, OK?!
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
Como é o trabalho de um historiador e quais os instrumentos que ele usa nas suas pesquisas; as áreas que se envolvem para a construção da história; o tempo e sua medição; entre outras coisas.



  • AS ORIGENS DO SER HUMANO (Unidade 1)
    A teoria da evolução humana, o Paleolítico, o Neolítico, a Idade dos Metais e como surgiram as primeiras cidades. Vamos conhecer também como foi o surgimento de algo muito importante para nossa vida: a escrita. Vocês sabem o que são "pinturas rupestres"?
  • O POVOAMENTO DA AMÉRICA (Unidade 2)
    Quais as hipóteses a respeito dos caminhos percorridos até chegarem à América; como era a vida dos primeiros habitantes da América; como foi o povoamento do Brasil e quais objetos servem de provas para conhecermos nosso passado distante; como viviam os primeiros habitantes do Brasil.
Trabalho da I Unidade: Você vai pesquisar e escrever a história da sua família (os detalhes do trabalho serão dados na aula, ok?!)