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quarta-feira, 12 de junho de 2013

9º Ano - Segunda Guerra Mundial / Guerra Fria


1. Qual o marco inicial da Segunda Guerra Mundial?
R. A invasão da Polônia pela Alemanha em 1º de setembro de 1939.

2. Na Segunda Guerra Mundial, quais países compunham os blocos militares conhecidos como Eixo e Aliados (ou Grande Aliança)?
R. Eixo: Alemanha, Itália e Japão; Aliados: Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos.

3. Explique o que foi o Pacto Nazi-Soviético de Não Agressão (ou Pacto Germano-Soviético) e quando foi assinado.
R. Política de acordos entre Hitler e Stálin de não agressão e neutralidade entre Alemanha e União Soviética por dez anos.

4. Relacione o nome do país, ou dos países, às sentenças correspondentes.

Alemanha – Estados Unidos – França – Japão – União Soviética

a) Em agosto de 1939, os dois países assinaram um acordo de não-agressão e acertaram a divisão do território polonês. - Alemanha e União Soviética

b) País que não conseguiu resistir aos ataques nazistas e teve seu território dividido. O norte foi submetido ao controle direto nazista, e o sul ficou conhecido como República de Vichy. - França

c) Em resposta à invasão da Indochina, o governo congelou os bens de todos os japoneses que viviam no país e cortou o envio de petróleo para o Japão. – Estados Unidos

d) Em dezembro de 1941, empreendeu um grande ataque aéreo à base naval de Pearl Harbor, no Havaí. – Japão

e) Entrou no conflito no ano de 1941 declarando guerra ao Japão. Ao seu lado, Brasil e México reforçaram o bloco dos Aliados. A partir de então, o conflito tornou-se mundial. – Estados Unidos

f) Pelo leste, seus exércitos libertaram a Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária e Tchecoslováquia do domínio nazista e, em janeiro de 1945, deram início à marcha em direção à Alemanha. – União Soviética

5. O que era a blitzkrieg?
R. Guerra relâmpago – tática alemã - combinação de rápido avanço de tanques blindados com ataques aéreos.

6. O que era a Luftwafe?
R. Força aérea alemã.

7. O que foi a Operação Barbarossa?
R. Foi o ataque alemão à URSS, que envolveu mais de 4 milhões de soldados.

8. Explique a tática da “terra arrasada” e diga em que outro momento da história essa tática foi utilizada.
R. Tática criada pelos soviéticos em que as plantações são destruídas e toda infraestrutura local para que o inimigo não tenha recursos durante o seu avanço no país. Enfrentando ainda o rigoroso inverno russo. Essa tática também foi usada pela Rússia contra as tropas de Napoleão Bonaparte, durante sua expansão imperial.

9. Qual o significado da expressão “solução final” no contexto que temos estudado?
R. Extermínio dos judeus.

10. Quem eram os alvos da política nazista de perseguição política, social, étnica e religiosa?
R. Homossexuais, ciganos, negros, deficientes físicos e principalmente judeus.

11. Que acontecimento determinou a declaração de guerra dos Estados Unidos contra o Japão? Quando isso aconteceu?
R. O ataque do Japão à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, em 7 de dezembro de 1941.

12. Que batalha vencida pela União Soviética serviu de exemplo para que as tropas aliadas recobrassem o ânimo? Quando foi concluída essa batalha?
R. Batalha de Stalingrado. Foi concluída em fevereiro de 1943.

13. Quando e por que razão o Brasil declarou guerra à Alemanha, à Itália e ao Japão?
R. Porque em 22 de agosto de 1942, navios brasileiros carregados de mercadorias e alimentos destinados aos Aliados, foram atacados por submarinos alemães.

14. Fale sobre a criação da FEB.
R. A Força Expedicionária Brasileira foi criada em 1943, como uma divisão da infantaria do exército brasileiro. As primeiras tropas foram treinadas pelos norte-americanos, incorporadas às forças aliadas e enviadas para a Itália.

15. O que foi o Dia D?
R. Foi o taque aliado à costa da Normandia, no norte da França, em 6 de junho de 1944. Uma operação decisiva para aniquilar as forças nazistas na frente ocidental.

16. O que eram os kamikases?
R.  Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa.

17. Sobre as bombas lançadas em Hiroshima e em Nagasaki, relate a data e o saldo de mortos em cada uma.
R. Hiroshima – 6 de agosto de 1945 – 70 mil pessoas morreram imediatamente e mais da metade da cidade desapareceu com o calor gerado pela explosão.
Nagasaki – 9 de agosto de 1945 – 80 mil pessoas mortas na mesma hora.

18. Quando aconteceu a Conferência de Postdam e o que foi decidido nesse encontro?
R. 17 de junho de 1945. Decidiu-se a divisão da Alemanha em quatro zonas de ocupação: soviética, francesa, britânica e norte-americana. Berlim também foi dividida entre os quatro grandes vencedores da guerra; outras questões foram decididas, tais como o pagamento de indenizações e a definição de fronteiras dos países atingidos no conflito.

19. Cite três tecnologias que surgiram no contexto da guerra, mas que continuam sendo de grande utilização nos dias de hoje.
R. Os radares, O Eniac – o primeiro computador e a penicilina.

20.Quando e com qual objetivo foi criada a ONU – Organização das Nações Unidas?
R. Foi criada no final da Segunda Guerra em substituição à Liga das Nações, com os objetivos de promover a paz mundial, proteger os direitos humanos, estimular o desenvolvimento econômico e social das nações, reforçar os laços entre todos os Estados soberanos e estimular a autodeterminação dos povos.

21. Qual a função do Conselho de Segurança?
R. Prevenir e mediar conflitos. Tem o direito de intervir em disputas que envolvam quaisquer nações.

22. Que países se enfrentaram durante a Guerra Fria?
R. Estados Unidos e União Soviética.

23. Qual o principal objetivo do Pacto de Varsóvia, criado em 1955 e extinto em 1991?
R. Consolidar a influência soviética sobre os países da Europa Oriental.

24. Como podemos definir o momento histórico chamado “Guerra Fria”?
R. Constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética.

25. Quais os dois sistemas econômicos que entraram em conflito durante a Guerra Fria?
R. Socialismo e Capitalismo

26. Quais os dois blocos militares que se formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
R. OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada pela União Soviética).

27. Um dos símbolos da Guerra Fria foi a construção do Muro de Berlim. Quando e por que foi construído?
R. Em 1961 foi construído o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.

 

8º Ano - A Independência dos Estados Unidos/ O Império Napoleônico e o Congresso de Viena

1. Qual a causa das Guerra dos Sete Anos?
R. A disputa de ingleses e franceses por áreas indígenas no Vale do Rio Ohio, a leste do Mississipi.

2. Quais as táticas usadas pelos indígenas e pelos colonos durante a Guerra?
R. Os indígenas se uniram utilizando táticas de guerrilha. Os colonos usaram todos os recursos, até mesmo a distribuição de objetos infectados para espalhar a varíola entre os nativos.

3. Para recuperar as perdas financeiras causadas pela Guerra dos Sete Anos e aumentar o controle sobre suas colônias a Coroa Inglesa criou diversos impostos. Explique-os.
·  1764 – Lei do Açúcar: Tarifas alfandegárias para importação de açúcar, vinho, café, produtos têxteis e de luxo e limitou as exportações de madeira.
· 1765 – Lei do Selo: Todos os impressos deviam conter o selo real para comprovar que sua circulação havia sido autorizada. Foi uma forma de arrecadação de imposto e de censura imposta pela metrópole.
· 1767 – Lei Townshend: Novas taxas sobre a importação de diversos produtos, como vidro, papel, chá, entre outros, e aumento da repressão ao contrabando.
· 1773 – Lei do Chá: A Companhia Inglesa das Índias Orientais assumia o monopólio do fornecimento de chá para a América inglesa, acabando com o comércio interno do produto.

4. Sobre a Festa do Chá de Boston, responda:
a) Quando ocorreu?
R. 16 de dezembro de 1773.

b) O que aconteceu?
R. Disfarçados de índios, colonos invadiram navios ingleses ancorados no porto de Boston, capital da colônia de Massachusetts, e despejaram no mar toda a carga de chá.

5. Quando foi aprovada a Declaração de Independência dos Estados Unidos?
R. Dia 4 de julho de 1776.

6. Fale sobre o reconhecimento da independência dos Estados Unidos.
R. Somente em 1783, com a assinatura do Tratado de Paris, a independência dos Estados Unidos foi reconhecida pela Inglaterra.

7. As colônias inglesas da América do norte tinham posicionamentos políticos distintos em relação ao domínio colonial inglês. Explique as razões.
R. As colônias do sul que se baseavam numa economia escravista, exportavam sua produção de gêneros agrícolas, como o tabaco e o algodão, para a Inglaterra. O algodão do sul era fundamental para a crescente indústria têxtil inglesa e a condição colonial facilitava o escoamento da produção. Já a economia manufatureira e comercial do norte, baseada na diversificação da produção e dos parceiros comerciais, era bastante prejudicada pelas leis que exigiam obediência à metrópole e privilegiavam as companhias inglesas.

8. Explique quais foram as características do governo de Napoleão durante o Consulado, destacando algumas realizações dessa fase de seu governo.
R. Governou de forma autoritária, eliminou os principais focos de oposição ao seu governo e estabeleceu a censura, fechando importantes jornais do país. Assinou tratados de paz com os países europeus, alcançando provisoriamente a paz, e implantou uma série de reformas jurídicas, econômicas e administrativas.

 9. Sobre o Código Civil Napoleônico, responda:
a) Quando entrou em vigor?
R. Em março de 1804.

b) Quais as principais características desse conjunto de leis?
R. Separação entre Estado e Igreja, legalidade da reforma agrária, direito à propriedade e a igualdade dos homens perante a lei. Unidade e uniformidade caracterizaram essa legislação.

10. Complete o texto com os termos abaixo.
Napoleão Bonaparte – Diretório – república – consultivo – cônsules – Consulado – decisório – imperador
Em 9 de novembro de 1799, 18 de brumário no calendário revolucionário, um golpe de Estado destituiu os membros do __Diretório__ e instaurou uma nova forma de governo, o __Consulado__. O primeiro cônsul, __Napoleão Bonaparte__, detinha o poder administrativo e diplomático, civil e militar da república. Os outros dois cônsules não tinham poder __decisório__, apenas __consultivo__. Napoleão preparava habilmente a dissolução da __república__. Em 1804, Napoleão Bonaparte coroou-se __imperador__.

11. No período do consulado Napoleão Bonaparte dirigiu realizações em vários setores da vida econômica, política e social do país. Que setores foram esses?
R. Administração, economia, educação e direito.

12. Complete as informações, relacionando as principais medidas tomadas por Napoleão durante o Consulado.
R. a) Administração pública – O governo dos departamentos franceses foi uniformizado e hierarquizado, prefeitos escolhidos por Napoleão;
b) Educação – Criação de escolas secundárias, liceus e sistemas de diplomas para os graus acadêmicos.
c) Finanças – criação do Banco da França;
d) Jurídica – Juízes nomeados por Napoleão e processos na justiça padronizados em todo o território;
e) Segurança – O banditismo foi combatido e tribunais militares especiais foram instalados para julgar os casos de contrarrevolução;

13. O Congresso de Viena, concluído em 1815, após a derrota de Napoleão Bonaparte, baseou-se em três princípios políticos fundamentais. Quais?
R.: Restauração, legitimidade e equilíbrio europeu.

14. Qual o principal objetivo do Tratado assinado em Viena, em 1815?
R. Reorganizar as fronteiras da Europa e definir medidas para garantir a estabilidade política do continente

15. Durante o período napoleônico (1799-1815), várias medidas foram adotadas por Bonaparte, porém uma delas teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra. Qual?
R. Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses. Essa medida provocou a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.

16. Qual era p principal objetivo do Congresso de Viena, assinado em 1815?
R. Reorganizar as fronteiras da Europa e definir medidas para garantir a estabilidade política do continente.

 

segunda-feira, 10 de junho de 2013

7º Ano - O Renascimento Cultural /Reforma religiosas na Europa - Questionário

1. Cite algumas inovações técnicas e científicas que marcaram a Baixa Idade Média.
R. Invenção ou aprimoramento de instrumentos de navegação, elaboração de mapas, estudos de anatomia e da circulação sanguínea e o surgimento da imprensa.

2. Como ficou conhecido o período de mudanças na vida política, econômica, artística e científica que rompeu com o mundo medieval?
R. Renascimento Cultural.

3. Diferencie o pensamento do homem medieval, do pensamento humanista.
R. Idade Média – Teocentrismo; Valorização da fé; Cultura cristã e popular; Valorização da vida após a morte; Predomínio da cultura oral.
Humanismo – Antropocentrismo; Valorização da razão e do espírito crítico; Adoção da cultura Greco-romana como modelo; Valorização da vida terrena; Produção cultural e científica escrita.

4. O que é:
a) Teocentrismo?
R. Deus no centro de tudo.

b) Antropocentrismo?
R. O homem no centro do Universo.

5. Qual foi o primeiro livro impresso?
R. A Bíblia de 42 linhas.

6. Explique as teorias a seguir, e informe quem formulou cada uma.
a) Teoria geocêntrica – Conforme essa teoria a Terra era o centro do Universo, e em torno dela giravam o Sol e os demais planetas. Formulada pelo astrônomo grego Cláudio Ptolomeu.

b) Teoria geocêntrica – Conforme essa teoria todos os planetas, inclusive a Terra, giravam em torno do Sol. Formulada pelo astrônomo, matemático e padre polonês Nicolau Copérnico.

7. Informe a quem se refere cada descrição.
a) Um dos artistas mais famosos do Renascimento, ele esculpiu, entre outras obras, Davi, Pietá e Moisés e pintou o teto da Capela Sistina.  - Michelangelo Buonarroti

b) Criou uma projeção da Terra que se tornou a mais utilizada nas viagens marítimas europeias. – Gerard Mercartor

c) Pintor, arquiteto, inventor, engenheiro e cientista, ele pintou Mona Lisa e A última ceia e realizou vários desenhos. – Leonardo da Vinci

d) Autor da teoria heliocêntrica e um dos fundadores da astronomia moderna. – Nicolau Copérnico

e) Autor de Romeu e Julieta e Hamlet, ele é um dos dramaturgos mais encenados da história. – William Shakespeare

f) Seu papado ficou conhecido por proteger e financiar alguns artistas do Renascimento e por promover a decoração do teto da Capela Sistina. – Júlio II

8. Que eram os mecenas?
R. Comerciantes ricos e banqueiros que financiavam e protegiam artistas plásticos, escritores e cientistas.

9. Relacione quais os materiais e as técnicas inovadoras utilizadas na pintura renascentista, na fase do Trecento.
R. Aplicação da perspectiva, uso de tintas a óleo, uso de sombras, estudo da anatomia humana.

10. Complete o texto a seguir, utilizando as palavras abaixo.
Cristianismo – indulgências – clero – misericórdia – fé – teologia – 95 teses – Reforma protestante – vingança – Bíblia – alemão – John Wyclif – Alemanha – dogmas

Martinho Lutero nasceu no ano de 1483 e foi professor de _teologia_ na Universidade de Wittenberg, na __Alemanha__ Para Lutero, a justiça divina estava na __misericórdia__ e não na __vingança__ Influenciado pelas ideias de _John Wyclif_ Lutero defendia que a salvação se dava pela _fé_ e que os fieis deviam participar ativamente dos cultos. Lutero também considerava a _Bíblia_ a única fonte da verdade cristã e foi o primeiro a traduzi-la para o _alemão_. Por discordar de algumas práticas e _dogmas_ da Igreja Católica, Lutero formulou as _95 teses_, criticando principalmente a venda de _indulgências_ e o comportamento inadequado do _clero_ A atitude de Lutero deu início a um movimento de grande divisão do _cristianismo_ na Europa, que ficou conhecido como _Reforma Protestante_.

11. O que foi o Ato de Supremacia?
R. Documento pelo qual o rei rompeu com a Igreja e se tornou chefe absoluto da Igreja na Inglaterra.

12. Sobre a reforma Católica, informe:
a) O que foi a Contrarreforma?
R. Mudanças ocorridas na Igreja com o objetivo de combater os abusos praticados pelo clero, fortalecer a doutrina católica e conter o avanço protestante.

b) Qual foi a responsabilidade da Inquisição?
R. Órgão responsável por garantir a vigilância sobre a fé católica e combater as heresias.

c) O que era o tribunal do Santo Ofício?
R. Era o tribunal responsável por julgar e condenar os hereges.

d) O que era o Índex?
R. Era o Índice dos Livros Proibidos.

13. Como ficou conhecida a noite de 24 de agosto de 1572 e, em que cerca de 3 mil huguenotes foram mortos na França?
R. Noite de São Bartolomeu.

14. O que foi o Edito de Nantes?
R. Determinação publicada em 1598, que garantia liberdade de culto aos protestantes.

15. Leia as afirmações sobre o calvinismo e o anglicanismo. Em seguida relacione cada afirmação ao calvinismo ou ao anglicanismo. Algumas informações podem servir para ambas as correntes cristãs.
a) Expressava uma nova mentalidade que se formava na Europa, mais voltada para o mundo terreno e independente do controle da Igreja. – Calvinismo e anglicanismo

b) Defendia a ideia de que a salvação as alma era uma escolha imutável de Deus.  – Calvinismo

c) Na França, onde ficaram conhecidos como huguenotes, foram vítimas de um grande massacre, que deixou, em um só dia, mais de três mil mortos. – Calvinismo

d) Considerava a prosperidade econômica um sinal da graça divina. – Calvinismo

e) A principal motivação do seu fundador eram questões políticas ligadas à sucessão de poder. – Anglicanismo

f) Seu fundador era um advogado que também governou a cidade de Genebra. – Calvinismo

g) Esse movimento reformista submeteu a Igreja ao rei por meio de um documento chamado Ato de Supremacia. – Anglicanismo

h) As teses de Lutero influenciaram sua doutrina. – Calvinismo e anglicanismo

i) Seu fundador foi um monarca inglês. – Anglicanismo

j) As pessoas devem obedecer tanto às leis dos homens quanto às leis divinas. – Calvinismo

6º Ano - Mesopotâmia e Egito/ Núbia e o Reino de Cuxe - Questionário

1. O que são civilizações fluviais?
R. São civilizações que surgiram às margens de rios.

2. Qual o significado da palavra "Mesopotâmia"?
R. Terra entre rios.

3. Que rios deram origem a essa civilização?
R. Tigre e Eufrates.

4. Atualmente a que territórios corresponde a área ocupada pela Mesopotâmia?
R. Turquia, Síria, Kuwait, Irã e principalmente Iraque.

5. Que povos ocuparam a Mesopotâmia?
R. Sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.

6. Quais foram as primeiras cidades fundadas na Mesopotâmia e quem as fundou?
R. Eridu, Ur, Nipur e Uruk.

7. O que são cidades-Estado?
R. Cidades com organização independente, com seus próprios governantes e leis.

8. Qual o nome da escrita criada pelos sumérios por volta de 4000 a.C.?
R. Cuneiforme.

9. Para quê era utilizada a escrita sumeriana?
R. Inicialmente para facilitar a contabilidade, controlar a circulação de produtos e fiscalizar os recebimentos e pagamentos. Depois passou a ser usada também em textos religiosos, contratos, declarações reais e poemas.

10. Que líder acádio foi o responsável pela união das partes sul e central da Mesopotâmia, e o que foi fundado a partir dessa união?
R. Sargão I. Fundou o Império Acádio, um dos primeiros impérios da história.

11. Quem foi o rei babilônio mais conhecido?
R. Hamurábi.

12. Qual foi a maior criação do rei citado na resposta da questão anterior, e qual o princípio dessa criação?
R. O Código de Hamurábi, que tinha como princípio”olho por olho, dente por dente”.

13. Quais as principais cidades fundadas pelos assírios?
R. Assur, Nínive, Erbil e Nimrod.

14. Qual a característica mais marcante do povo assírio?
R. A crueldade com que tratavam seus opositores.

15. Que povo fundou o Segundo Império Babilônico?
R. Os caldeus.

16. Quem foi o principal rei dos caldeus?
R. Nabucodonosor.

17. O que o rei citado na resposta da questão anterior fez para reconstruir a cidade da Babilônia e recuperar seu antigo esplendor?
R. Mandou construir muralhas, templos, torres, portais e palácios.

18. Os mesopotâmicos e os egípcios eram politeístas. O que isso quer dizer?
R. Que acreditavam em vários deuses.

19. O que eram os zigurates?
Templos bem altos que funcionavam como uma espécie de ponte entre a Terra e o Céu.

20. Que tipo de atividades eram realizadas nos zigurates?
R. Armazenamento de alimentos e sementes. Também se desenvolviam estudos de matemática, astronomia e literatura.

21. Cite duas criações atribuídas aos povos mesopotâmicos relacionadas aos zigurates.
R. Os signos do zodíaco e um calendário semelhante ao que utilizamos hoje.

22. Desenhe uma pirâmide e organize nela a sociedade mesopotâmica.



23. Qual era a base da economia mesopotâmica?
R. A agricultura.

24. Como era feito o transporte das mercadorias?
R. Era feitos pelos rios, principalmente o Eufrates, e por terra, utilizando o lombo de animais.

25. Que rio deu origem ao Egito?
R. Rio Nilo.

26. Que nome recebia o governante absoluto do Egito?
R. Faraó.

27. Quais escritas foram desenvolvidas no Egito e para quê cada uma era utilizada?
R. Hieróglifo – Textos sagrados; hierática – textos oficiais, poéticos e religiosos; demótica – Substituiu a hierática, exceto em documentos de caráter religioso.

28. Em relação à religião egípcia, responda:
a) Além de adorarem o Sol e a Lua, que animais também recebiam características divinas?
R. Gato, boi, crocodilo e falcão.

b) Que formas as divindades podiam ter?
R. Forma animal (zoomorfismo), humana (antropomorfismo) ou as duas formas juntas (antropozoomorfismo).

29. Que profunda transformação religiosa o faraó Amenófis IV promoveu?
R. Instituiu o monoteísmo.

30. Por que os egípcios mumificavam os mortos?
R. Acreditavam que a alma retornava ao corpo após a morte, por isso se preocupavam com a conservação dos corpos.

31. Qual o objetivo dos monumentos funerários para os antigos egípcios?
R. Proteger o corpo do morto e tudo o que ele pudesse precisar no outro mundo.

32. No fim do Médio Império, a construção de pirâmides já havia sido abandonada. Que construção funerária passou a ser feita? Quem foi o 1º faraó a ser enterrado nessa tipo de construção?
R. O hipogeu. Tutmósis I.

33. Como ficou conhecido esse local, em um vale na cidade de Tebas, onde por mais de 400 anos os faraós foram sepultados?
R. Vel dos Reis.

34. Complete o seguinte texto sobre a núbia e o reino de Cuxe, com as palavras do quadro a seguir. Algumas palavras não serão utilizadas e outras poderão e repetir.


assírios – ouro – caça – ferro – hititas – Sudão – comunicação – Núbia – pesca – agricultura – egípcios – cultura – plumas – pastoreio – África Central – núbios – Europa – cerâmica
 
 
O Reino de Cuxe desenvolveu-se na região da   Núbia_ , onde hoje se localiza parte do Egito e do __Sudão­­­­__. Os primeiros povos que se estabeleceram na Núbia viviam da __caça__ da __pesca__ e da coleta. Com o tempo também desenvolveram a __agricultura__ e o __pastoreio__. Nessa área, recursos minerais como __ouro__, granito e __ferro__ eram muito abundantes. As relações entre os __núbios__ e os __egípcios__ oscilavam bastante. Em alguns momentos, os __egípcios__ dominaram e ocuparam a Núbia. Mas também houve períodos em que os __núbios__ governaram o Egito.


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