VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJAM BEM VINDOS!!!.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR





O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.



Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.


O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".




Fontes:
Site www.diadoprofessor.com.br
Site www.unigente.com



Dia do Professor em outros países:

Estados Unidos: National Teacher Day - na terça-feira da primeira semana completa de Maio.

World Teachers’ Day - UNESCO e diversos países - 5 de Outubro

Tailândia - 16 de Janeiro

Índia - 5 de Setembro

China - 10 de Setembro

México - 15 de Maio

Taiwan - 28 de Setembro

Argentina - 11 de Setembro

Chile - 16 de Outubro

Uruguai - 22 de setembro

Paraguai - 30 de Abril

Texto: Portal da Família




segunda-feira, 12 de outubro de 2009

12 DE OUTUBRO - DIA DAS CRIANÇAS



Você que vive ocupado, que tem as horas contadas, e sempre olha seu filho precisando de uma atenção a mais, pense bem numa alternativa para desacelerar! O tempo passa e seu filho vai crescer. Não dá pra voltar atrás!
É o que penso quendo olho minha filhinha e meu coração chega a dar um nó...
Bem, o dia 12 de outubro, quando é comemorado o dia das crianças, também é comemorado o dia da padroeira do Brasil, logo, é FERIADO!
Programe o seu dia e divirta-se da melhor forma que existe: com seu filho!
E que não seja um dia apenas, mas que todos os dias possam ser especiais e felizes para todas as crianças!!!

Saiba agora como surgiu o "dia das crianças".

Como surgiu o Dia da Criança


O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.


Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de
"criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi
oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.




Em outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na
Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e
Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez
das crianças da China e do Japão comemorarem!

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA

1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.

2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.

3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.

4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.

5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.

6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.

9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.

10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Fonte: Portal da Família - portaldafamilia.or.br


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

CONSTITUIÇÃO DE PERNAMBUCO - 20 ANOS

Hoje, 5 de outubro de 2009, a Constituição de Pernambuco completa 20 anos.
Parabéns Pernambuco, por mais uma de suas conquistas!

Assembléia Legislativa de Pernambuco
Wikipedia commons - Roberto Albuquerque


Abaixo, confira a Constituição de Pernambuco na íntegra!

Constituição do Estado de Pernambuco - em PDF

Constituição do Estado de Pernambuco

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Militarizada, China silencia protestos nos 60 anos da Revolução Comunista - O Globo

Militarizada, China silencia protestos nos 60 anos da Revolução Comunista - O Globo

Shared via AddThis

RIO 2016!!! A OLIMPÍADA É NOSSA!!!



Esse será um evento histórico, como disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
Quero falar um pouco agora, do sentimento que deve estar presente em nós nesse momento: sentimento de brasilidade. Brasilidade é, antes de tudo, vibrar com as conquistas do Brasil. É amar, é torcer para ver o povo brasileiro sorrir, apesar de qualquer realidade que rodeie nossa alegria.
Isso faz parte do "ser brasileiro". Não foi só o Rio de Janeiro que ganhou, que venceu os preconceitos (como disse o presidente Lula), mas o Brasil como um todo.



Nunca houve uma olimpíada na América do Sul. Essa é a nossa vez! E que seja inesquecível, como foi o anúncio hoje em Copenhagen. O povo vibrou e, em gritos que ultrapassaram as fronteiras, os brasileiros se sentiram "poderosos"!
O Rio, primeira sede sul-americana das Olimpíadas contou com um vídeo promocional do Fernando Meireles (que moral!!!) que mostrava os cariocas cantando "Cidade Maravilhosa" e praticando esportes diversos, de um belíssimo discurso feito pelo presidente Lula, e uma arma secreta: um novo vídeo do Fernando Meireles, com a promessa de convencer definitivamente o COI de que a Olimpíada de 2016 deveria ser no Rio. E convenceu!!!
Eu vi o vídeo e foi emocionante! Trata dos muitos povos que vivem aqui, nacionalidades tão diversas, com suas diferentes culturas, e tudo embalado pelo clima esportivo do povo brasileiro e a amabilidade carioca.

Estou orgulhosa como carioca e, principalmente, como brasileira!!!

Veja abaixo o vídeo promocional.



Símbolo das cidades que concorreram com o Rio






FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!