VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

SÍNTESE: A VIDA NOS ENGENHOS



OS SENHORES DE ENGENHO – Os senhores de engenho constituía o grupo mais poderoso da colônia. Eram donos de grande riqueza, terras e escravos. Suas principais ocupações eram a aquisição de terras, o comércio do açúcar, a compra, a venda e o controle dos escravos, a administração da propriedade e o pagamento dos salários aos trabalhadores livres.

TRABALHADORES ESPECIALIZADOS – Em todas as etapas da produção do açúcar, havia a presença maciça dos escravos. Eram eles que realizavam a parte mais perigosa e penosa do trabalho. Os trabalhadores especializados podiam ser:
• Feitores – O feitor de plantações escolhia as terras para o plantio, o tipo de cana e os momentos adequados para o cultivo e a colheita. O feitor da moenda recebia a cana e controlava a produção do caldo. Acima deles havia o feitor-mor, que cuidava do ritmo da produção, controlando o transporte da cana para as moendas e garantindo a manutenção e o bom funcionamento dos equipamentos.
• Mestre de açúcar – Esse era o trabalhador mais bem pago, pois a qualidade do produto final dependia em grande parte do seu conhecimento e da sua experiência. O mestre de açúcar provava o caldo a todo o momento. Quando o melaço atingia o ponto, ele determinava sua retirada do fogo e o encaminhava para a purga.
• Outros trabalhadores – O purgador administrava o processo de clareamento do açúcar. O caixeiro coordenava a embalagem do açúcar já branqueado e retirava parte dos impostos que cabia à Coroa. Na cidade, outro caixeiro se responsabilizava da venda do produto para os comerciantes que o levariam para o exterior.

OS ESCRAVOS – A marca da vida dos escravos era a violência. Eram retirados a força da sua terra natal, faziam trabalhos pesados e insalubres, se alimentavam mal, sofriam castigos freqüentes, as famílias e as nações africanas eram desintegradas. Essa foi a marca na vida do negro escravizado na América portuguesa. Eram tratados como “peças”.

• Escravos ladinos e escravos boçais – No engenho, as “peças” eram novamente selecionadas. Os escravos que tinham dificuldades de adaptação aos trabalhos, à língua e a os costumes da colônia eram chamados boçais. Eram destinados às tarefas cansativas, repetitivas, tanto na lavoura quanto na casa das máquinas.
Os considerados mais capazes para aprender as novas técnicas e manusear equipamentos mais complexos eram os ladinos. Trabalhavam nas moendas, nas caldeiras, na casa de purgar, na casa-grande e nas oficinas (olarias, carpintarias, ferrarias).

A CASA-GRANDE – A casa-grande era a residência dos senhores de engenho. As primeiras construções, com paredes de barro e teto de sapé ou folhas de palmeira, tronaram-se sólidas, com alicerces em pedra e telhados de barro. Podiam ser térreas ou com mais de um andar. Tinham muitos cômodos. Até o século XVIII raramente foram luxuosas. Tinham poucos móveis e objetos decorativos.
Atenção especial era dada ao oratório domestico ou à capela, onde ficavam os santos de devoção da família.

A SENZALA – Os escravos viviam na senzala. Era uma construção quase sempre precária, com paredes de barro e cobertura de sapé, que sempre exigia reparos.
Internamente o espaço individual era pequeno, com divisória de palha trançada ou pau-a-pique, o que dificultava a privacidade.
Uma vez por anos os escravos recebiam roupas e tecidos, feitos de algodão grosseiro.



12 comentários:

Anônimo disse...

Vlw , Me Ajudo MT

milton disse...

curso a 6ª série

E esse blog me ajudou muito,muitissimo obrigado.

ASS:Milton Luiz De Barros.

Anônimo disse...

obrigado me ajudou demais. gostei.é bem explicado.entendi bastante.

Anônimo disse...

obrigada. ajudou bastante minha pesquisa. gostei demais.

Anônimo disse...

Gostei muito do site, foi muito útil para o meu trabalho, e ainda mais pra mim ficar sabendo de tudo! ;D

Anônimo disse...

Valeu tinha que entrga esse trabalho amanha obrigado

roraima informaçoes disse...

adorei esse site porque ele me ajudou muito e estou fazendo um trabalho para amanha que a professora deu hoje.
obrigada

Anônimo disse...

mt obg

Anônimo disse...

muito ajudou muito

Anônimo disse...

Me ajudou mt

Anônimo disse...

me ajudou muito pra minha prova

ElS_Edu disse...

Muito obriggado ajudou demais no meu trabalho de pesquisa.

POSTAGENS MAIS VISITADAS