VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

SÍNTESE: PROPOSTAS DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Diante da miséria da maioria da população européia, surgiram várias propostas para alterar as formas de organização da sociedade.

OS PRIMEIROS SOCIALISTAS – Provavelmente a palavra socialismo foi usada pela primeira vez na Inglaterra, em 1827, em um artigo de jornal. Ainda não havia uma teoria socialista; havia apenas uma disposição política de alargar os limites da democracia burguesa. Vários pensadores e políticos apresentaram propostas de uma ampla reformulação para superar os problemas sociais.
• Saint-Simon (1760-1825), francês e de origem nobre. Defendia a livre empresa e o lucro dos industriais e propunha que o governo fosse composto de trabalhadores e capitalistas.
• Charles Fourier (1772-18370, também francês, era filho de comerciantes. Propôs a criação dos falanstérios, ou seja, comunidades financiadas com dinheiro público ou privado e auto-suficientes, em que cada um receberia conforme a sua capacidade de trabalho e as pessoas viveriam de forma cooperativa.
• Robert Owen (1771-1858) era inglês e empresário. Desejava mudar a sociedade por meio da criação de cooperativas de produtores e consumidores e pela educação de todo o povo.


SOCIALISMO E UTOPIA – Os primeiros socialistas foram muito criticados, pois suas propostas eram de difícil realização ou só poderiam ser colocadas em prática em condições muito especiais. Para Friedrich Engels (1820-1895), pensador alemão do século XIX, só seriam alcançadas por meio de uma obra voluntária, feita pelas elites, que teriam de concordar em perder boa parte de suas propriedades, privilégios e fortunas, em troca do bem-estar comum. E, segundo Engels, isso nunca ocorreria; por isso, ele classificou os primeiros pensadores socialistas de utópicos.
No entanto, várias idéias dos socialistas utópicos foram aproveitadas pelos futuros pensadores socialistas, como Karl Marx (1818-1883) e o próprio Engels, para elaborar outras propostas de transformação social.

O MARXISMO – O marxismo foi a mais importante e difundida das teorias socialistas, por sua consistência teórica e por suas repercussões práticas. Deve seu nome a Karl Marx, que contou com a colaboração intelectual e a ajuda material de Friedrich Engels.
A teoria marxista afirmava existir uma permanente luta de classes na sociedade. Para Marx, essa luta move a história, fazendo-a avançar.

O ANARQUISMO – Além dos socialistas utópicos e dos marxistas, outra proposta de mudança social surgiu no século XIX: o anarquismo. As idéias anarquistas privilegiavam a liberdade e a justiça e partiam do princípio de que o homem tinha, por natureza, as condições necessárias para viver bem socialmente.
Segundo várias correntes do anarquismo, o Estado, o governo e as autoridades eram a origem de todos os males, porque exerciam controle sobre os indivíduos e os impediam de ser livres.
A alternativa ao Estado é substituí-lo por outras formas de associação, autônomas e de caráter comunitário, capazes de gerir a si mesmas.



4 comentários:

Anônimo disse...

vamos falar a verdade mesmo.Gostei muito deste site aki,muito bom mesmo,ate que enfim um inteligente...
vlws ai,estou sempre aki pesquisando ^^ :D

Anônimo disse...

Muito bom!

Anônimo disse...

Adorei ! me ajudou bastante muito bom mesmo

Anônimo disse...

Parabéns pelo conteudo .... gostei

POSTAGENS MAIS VISITADAS