VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

terça-feira, 21 de julho de 2009

220 ANOS DA REVOLUÇÃO FRANCESA




No dia 14 de julho deste ano (2009), a Revolução Francesa completou 220 anos.
Em 1780, a França tinha cerca de 25 milhões de habitantes, sendo a segunda nação mais populosa da Europa (a primeira era a Rússia). A população era dividida em primeiro estado (o clero), o segundo estado (a nobreza) e o terceiro estado (a burguesia e as camadas populares).
No século XVIII, a organização política e a divisão social na França já não se adequavam às mudanças ocorridas no país. O Iluminismo com suas idéias sobre o homem, a natureza e a sociedade, fizeram da França uma referência cultural para muitos países. Apesar de tantas inovações, o Antigo Regime (Absolutismo) se mantinha em suas bases, o que atrapalhava o avanço da nação, assim como, causava revoltas e descontentamentos entre o povo. O descontentamento popular crescia pois, além de tudo, havia escassez de alimentos.


Finalmente, em 14 de julho de 1789, os parisiensis concentraram-se em frente à Bastilha e a tomaram. A Bastilha era prisão e arsenal real, sendo o maior símbolo do absolutismo francês.



É interessante imaginar a força daquele movimento em que, a insatisfação popular mostrou toda a sua força e indignação diante de injustiças sociais, entre outros fatores... Tomaram a prisão que simbolizava o poder real!
Haviam apenas oito presos, mas isso não era importante! O "ponto-chave" foi a queda da Bastilha, o que simbolizou a derrota do poder absolutista.
Essa vitória motivou e incentivou as revoltas urbanas, que se espalharam por toda a França.



A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (1789), foi assinada (é seu aniversário também!), e estabelecia a igualdade de todos os homens perante a lei, o direito à liberdade de expressão e a garantia à propriedade privada.
Daí em diante a França não foi mais a mesma. Nem o mundo...

Quer saber mais sobre a Revolução Francesa? Clique AQUI!

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS