VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 4 de março de 2009

8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER



História
Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher é celebrado em muitos países ao redor do mundo. É um dia em que as mulheres são reconhecidas por suas conquistas, no que se refere às divisões, quer nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas. É uma oportunidade para se olhar para trás, no passado, as lutas e realizações, e mais importante, para olhar em frente, para o potencial e as oportunidades que aguardam as futuras gerações de mulheres.

Em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas começaram a comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Dois anos mais tarde, em dezembro de 1977, a Assembléia Geral aprovou uma resolução proclamando um Dia das Nações Unidas para os Direitos das Mulheres e Internacional da Paz para ser observado em qualquer dia do ano pelos Estados-Membros, em conformidade com o seu histórico e tradições nacionais. Ao adotar a sua resolução, a Assembléia Geral reconheceu o papel das mulheres na paz e desenvolvimento, e exortou o fim da discriminação e um aumento do apoio para as mulheres para uma participação plena e igualitária.


O Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez a partir das atividades dos movimentos de trabalho na virada do século XX na América do Norte e em toda a Europa.

1909: O primeiro Dia Nacional da Mulher foi observado nos Estados Unidos em 28 de Fevereiro. O Partido Socialista da América designou este dia em honra a trabaladoras do setor de vestuário que, em 1908, entraram greve em Nova York, onde as mulheres protestaram contra as condições de trabalho.

1910: Os Socialistas Internacionais, reunidos em Copenhagen, criaram um Dia da Mulher, em caráter internacional, para honrar o movimento pelos direitos das mulheres e para construir o apoio para a realização do sufrágio universal para as mulheres. A proposta foi recebida com aprovação por unanimidade pela conferência de mais de 100 mulheres de 17 países, que incluiu as três primeiras mulheres eleitas para o Parlamento finlandês. Não ficou determinada a data escolhida para a observância do dia a ser comemorado.

1911: Como resultado da iniciativa de Copenhagen, o Dia Internacional da Mulher foi marcado pela primeira vez (19 de Março), na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, onde mais de um milhão de mulheres e homens participaram dos comícios. Além do direito de voto e de cargos públicos, foi concedido o direito das mulheres ao trabalho, à formação profissional e o fim da discriminação no trabalho.

1913-1914: Dia Internacional da Mulher também se tornou um mecanismo de protesto Guerra Mundial I. Como parte do movimento da paz, as mulheres russas observaram seu primeiro Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. Em outros lugares na Europa, por volta de 8 de Março do ano seguinte, as mulheres realizaram comícios de protesto, tanto em relação à guerra ou para expressar solidariedade com outros ativistas.

1917: Contra a ideologia da guerra, as mulheres na Rússia escolheram novamente a greve de protesto que recebeu o nome "Pão e Paz" no último domingo de fevereiro (que caiu no dia 8 de Março, no calendário gregoriano). Quatro dias mais tarde, o Czar abdicou e o Governo provisório concedeu às mulheres o direito de voto.

Desde os primeiros anos, o Dia Internacional da Mulher assumiu uma nova dimensão global para as mulheres nos países desenvolvidos e em desenvolvimento similares. O crescente movimento internacional de mulheres, foi reforçado por quatro conferências globais das mulheres das Nações Unidas, e tem ajudado a tornar a comemoração um ponto de apoio para a construção dos direitos das mulheres e a sua participação nas arenas política e econômica. Cada vez mais, o Dia Internacional da Mulher é um momento para refletir sobre os progressos realizados, a chamada para a mudança, e para celebrar atos de coragem e determinação, de mulheres comuns que desempenharam um papel extraordinário na história dos seus países e comunidades.

Nações Unidas e a Igualdade dos Gêneros
A Carta das Nações Unidas, assinada em 1945, foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens e mulheres. Desde então, a ONU ajudou a criar um legado histórico de estratégias acordadas internacionalmente, normas, programas e metas para o avanço do estatuto das mulheres em todo o mundo.

Ao longo dos anos, as Nações Unidas e suas agências técnicas têm promovido a participação das mulheres, como parceiros iguais com os homens na consecução do desenvolvimento sustentável, da paz, da segurança e do pleno respeito pelos direitos humanos. A emancipação das mulheres continua a ser um elemento central da ONU nos seus esforços para abordagem social, econômica e política dos desafios em todo o globo.

Para obter informações sobre temas recentes e comemorações por parte das Nações Unidas do Dia Internacional da Mulher, por favor visite: http://www.un.org/womenwatch/feature/iwd.

FONTE: ONU - Organização das Nações Unidas

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS