VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

RELIGIÃO INDIANA - À PROCURA DA LIBERTAÇÃO


Você já descobriu que existem muitas religiões na Índia, mas que o hinduísmo possui o maior número de adeptos. A filosofia hindu ensina que os homens possuem uma alma eterna e indestrutível (atma), que faz parte do deus Brahma, e que todos devem trabalhar para alcançarem a libertação (moksha).

O que é karma?
Esta libertação vem por meio da quebra do ciclo de existências sucessivas (samsara), ou seja, o homem constrói sua próxima existência através do conjunto de suas ações (karma). Enquanto não conseguir alcançar o nirvana, que é o estado de plenitude e de conhecimento de si mesmo e do universo, ele se vê obrigado a retornar para uma nova existência, que pode ser na forma humana ou de animal (metempsicose).


Que caminho devemos seguir?
A religião hindu reconhece três caminhos para se alcançar a libertação (moksha): o caminho do conhecimento (Jnana Marga), o caminho da devoção (Bhakti Marga) e o caminho da obras rituais (Karma Marga). Dentro deste contexto, estimula a prática da Yoga, que é uma forma de alcançar o equilíbrio entre o corpo e a mente, assim como de unir a alma individual (atma), a alma universal (Brahma) e a meditação como formas de elevação espiritual, que podem ajudar o homem a alcançar a iluminação e a libertação do mundo ilusório. Além destes, são importantes também a oração e o ascetismo, que é a libertação dos aspectos materiais do mundo.

O sistema de castas
Assim como o islamismo, o hinduísmo ganhou status de ordem política, já que essa religião ensina que a lei (dharma) criou os humanos e a própria natureza sob um sistema de castas. Cada indivíduo pertence à casta que merece. Quanto mais alta a casta, maior evolução espiritual a pessoa tem, ao menos em tese. Mas o sistema de castas há muito tempo já foi proibido por lei na Índia, apesar de ainda ser seguido em alguns locais na zona rural do país.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS