VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

POSSE DE BARACK OBAMA É A NOTÍCIA

Já era de se esperar que a posse do novo presidente dos Estados Unidos fosse assitida e aplaudida por pessoas em várias partes do mundo. O presidente Barack Hussein Obama Junior representa hoje, a esperança de mudanças em vários âmbitos da vida americana e podemos dizer até, mundial, já que é o líder da maior potência econômica do mundo. Bem, o que certo, é que sua eleição quebrou paradigmas e promete mudanças que terão "o gosto" que sentimos ao vê-lo vencer a eleição com tamanha expressividade. Deus o ilumine e a todos nós, para também enxergarmos o nosso papel em nosso país.

Imprensa mundial destaca posse de Barack Obama
As primeiras páginas dos jornais do mundo inteiro estamparam fotos e matérias sobre a posse do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama. Nos EUA, o NY Times usou uma imagem do presidente e da primeira-dama com a chamada "Obama faz juramento e nação em crise abraça o momento".
O Wall Street Journal preferiu uma chamada mais simples: "Presidente Barack Obama". E completa a chamada com "Um dia histórico com o novo líder pedindo união em meio à tormenta da guerra e da recessão". O Los Angeles Times destaca a posse com a chamada "Obama pede esperança para enfrentar realidade fria".
O Chicago Sun Times, do domicílio político de Obama, em edição extra, estampou o juramento com a chamada "Nosso presidente". O Chicago Tribune, outro importante diário da cidade, traz a manchete "Presidente Obama faz juramento e pede nova era de responsabilidade".
Em seus editoriais e artigos de análise publicados nesta quarta-feira, os jornais americanos destacaram o discurso de posse de Obama que, segundo eles, mostrou uma clara ruptura com as políticas que marcaram a presidência do republicano George W. Bush.
"Em seu discurso de posse, o presidente Obama deu a multidão que acompanhou a cerimônia a claridade e o respeito pelos quais todos os americanos ansiavam. Em cerca de 20 minutos, ele varreu para fora oito anos das falsas escolhas e falsas políticas do presidente George W. Bush e prometeu voltar a se submeter aos ideais mais prezados pelos americanos", afirma um editorial do diário The New York Times.
Para o editorial, o discurso "não foi programático", mas "não deixou dúvidas de como Obama vê os problemas da nação e como ele pretende consertá-los e, diferentemente de Bush, os sacrifícios necessários que ele pedirá a todos os americanos".


O jornal The Washington Post, por sua vez, observa que "somente ao levantar sua mão e fazer o juramento de posse, Obama já estava fazendo história", mas diz que, em seu discurso, ele também sinalizou que sua presidência provavelmente trará mudanças ainda mais generalizadas a uma nação confrontada por problemas de significado histórico".
"Mais claramente, as atividades (do dia da posse) confirmaram que a presidência de Obama marcará uma ruptura aguda com a de George W. Bush. O novo presidente não hesitou em marcar suas diferenças", diz o Washington Post.
Europa
No Reino Unido, o The Times estampou uma imagem de Obama com a mão direita erguida durante o juramento de posse e trouxe a manchete "A promessa de Obama". O espanhol El País usa uma imagem parecida com a do Times para ilustrar a chamada "Obama promete uma nova era".
O Francês Le Figaro também escolheu uma imagem do juramento de Obama para estampar toda a sua primeira página com a manchete "Reconstruindo a América".
O britânico The Guardian comenta o discurso de posse do presidente americano afirmando que "Obama deixou claro, em seu amplamente aguardado discurso, que aquele momento em Washington marcava a morte e o enterro não só da presidência de George W. Bush, mas também da postura neoconservadora na política externa, da postura de 'mãos fora do mercado' na economia e do que Obama chamou de 'era de pequenos sofrimentos e falsas promessas, de recriminações e de dogmas batidos' na vida pública que marcaram os últimos oito anos".
"O trabalho de fazer coisas diferentes começa agora. Hoje, como ontem, todo o mundo estará observando com esperança", conclui o editorial do Guardian. Já o Times, também sobre o discurso de posse, diz que "para uma audiência global, Obama sinalizou, talvez mais claramente do que o esperado, o caminho diferente que ele pretende adotar em relação ao seu antecessor. Em comentários que pressagiam importantes anúncios políticos nos próximos dias, o presidente Obama indicou que a maneira com que ele vai prosseguir com a guerra contra o terrorismo mudará significativamente em relação à postura de George W. Bush", afirma o texto do jornal.
O diário econômico britânico Financial Times, por sua vez, classificou o discurso de Obama como "uma altiva afirmação da democracia" e disse que o novo presidente cumpriu as expectativas com sua fala, num desempenho de "líder nato".
"Obama começa com a maior boa vontade de seu país e de todo o mundo civilizado. Ele novamente deixou claro que quer cooperação com outras nações. Ele entende a dimensão internacional de muitos dos problemas que ele precisa agora enfrentar. Em muitas maneiras, sua posse é um novo começo não só para os Estados Unidos, mas para o mundo. Os amigos dos Estados Unidos também precisam aproveitar o momento", afirma o editorial do FT.
Na França, o diário Le Figaro observa que Obama enfrentará agora "uma tarefa árdua para prevenir o declínio econômico dos Estados Unidos e o colapso da economia global".
Para outro diário francês, Le Monde, a cerimônia da posse mostrou que "os americanos não estavam enganados". "Na terça-feira, dia 20 de janeiro, eles viviam um momento da história. Um desses momentos que transforma a vida de um país, que não apaga o passado, mas prepara para um outro futuro", diz o jornal.
O espanhol El País afirma que Obama apelou à esperança em seu discurso e que "colocou sua gigantesca dimensão política e moral ao serviço da superação da crise da qual o mundo padece".
Ásia
Em Taiwan, os impressos destacaram o juramento do democrata. Na Coréia do Sul e Filipinas, as manchetes dos impressos também noticiaram a posse de Obama. No Japão, a mídia fez o mesmo. O primeiro-ministro do país, Taro Aso, prometeu lutar por uma aliança mais forte com os Estados Unidos.
A imprensa estatal chinesa, por sua vez, expressou preocupação sobre o futuro das relações entre a China e os Estados Unidos durante o governo iniciado na terça-feira. "Dada a vontade popular dos americanos por uma mudança em relação aos anos de Bush, muitos se perguntam, ou se preocupam, para sermos mais precisos, se o novo presidente vai ignorar o árduo progresso nas relações bilaterais", afirma um editorial do diário China Daily.

Fonte: Redação Terra


CONFIRAM ABAIXO AS FOTOS DAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS NO MUNDO

Posse de Obama foi a principal notícia dos jornais franceses

Jornais alemães estamparam a posse de Obama na capa de suas edições desta quarta-feira

Jornais espanhóis estampados com a posse de Obama são vendidos em Madri

Soldado israelense lê jornal sobre a posse de Obama na fronteira com a Faixa de Gaza
O jornal francês Le Figaro fez um especial sobre a posse de Obama


Em Taiwan, os impressos mostraram o juramento do democrata

Em um metrô de Seul, um homem lê o jornal que também destaca Obama

Na mídia japonesa, Obama aparece sendo empossado


Em Manila, um filipino lê as notícias sobre a posse do novo presidente dos Estados Unidos

"Obama faz juramento, nação em crise abraça o momento", diz a capa do jornal The New York Times

O jornal Chicago Tribune traz a manchete: "Presidente Obama faz jurameno, convoca para uma 'nova era de responsabilidade'"

Los Angeles Times diz: "Obama convoca para a esperança face à realidade fria".

Vendedor organiza jornais com a foto de Barack Obama em banca de Brasília

Iraquiano lê jornal que estampa na capa a notícia da posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, em Bagdá


Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS