VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

sábado, 3 de janeiro de 2009

Os ataques de Israel na visão de blogs palestinos e israelenses

Gente, encontrei o Fronteira Livre - Blog de editoria internacional do Último Segundo, com essa postagem. Incríveis as visões. Esclarecedoras, tristes, revoltantes... Vale à pena ler. É a história do mundo sendo escrita com sangue. Infelizmente, o mundo tão "evoluído", ainda demonstra como sua mentalidade amesquinha-se a cada dia...

Comentem. Expressem suas opiniões! Afinal de contas, não está acontecendo dentro da nossa casa, mas, logo "em frente ao nosso muro"!

Após o ataque de Israel sobre a Faixa de Gaza neste sábado, que até o momento deixou 225 mortos, blogs pró-Israel e pró-palestinos se apressaram em dar seus relatos sobre os eventos.




O blog palestino Nazek Abu Rahma traz vídeos postados no YouTube momentos após o ataque de Israel.







A jornalista palestina Laila El-Haddad, autora do blog “Raising Yousuf and Noor: diary of a Palestinian mother“ conta como ela foi acordada no meio da madrugada por um telefonema de parentes no Líbano para saber se ela estava em segurança.


“As chuvas de mortes continuam a cair em Gaza. E, silenciosamente, nós assistimos”, afirma Laila em seu blog. A jornalista explica que a situação nos hospitais é caótica e pede que as pessoas doem sangue, assim como seus pais fizeram. “Tem um funeral passando a cada minuto. Os corpos estão acumulando no chão”, afirma em seu blog.


No blog do Pedro Dória, uma brasileira que assina como Stardust e mora em Ramallah comenta: “Estou aqui no west bank. Todas as lojas de Ramallah fecharam as 2 da tarde. Revoltosos fizeram barricada no checkpoint de Qalandia. Os cidadãos estão inconformados e há quem já maldiga as tentativas do Abbas de tentar fazer a paz com os mesmos insraelenses que estão matando seus parentes ali na Faixa”.


A jovem Mona, do blog “Rebellious Arab Girl” (Garota Árabe Rebelde, em tradução livre) é uma palestina morando no Canadá. Em seu blog, ela diz que “agora entende porque todos os palestinos estão sempre bravos“. “Vocês se dizem humanitários e acham que somos terroristas? Acorde, mundo. Sério, acorde!”, escreve Mona.


O Bloggin’ Banat, escrito por Norma e Nawal, duas americanas de origem palestina, ressalta o pedido de “calma” após os ataques. “Eu fico frustrada com essas reações oficiais. Líderes mundiais pedem calma, mas eles não fazem nada de concreto para solucionar o caso”, escreve Nawal.


Za3tar, blogueiro de Ramallah, escreve que “o que está acontecendo em Gaza é um crime. Um crime contra palestinos e árabes e um crime contra a raça humana. Como é possível matar mais de 200 pessoas um ataque de poucos minutos sem cometer erros?”, pergunta o blogueiro.


A blogosfera israelense também se movimentou após os ataques deste sábado. O israelense Yohay Elam, do blog Things.co.il, publicou fotos de um protesto de ativistas contra os ataques de Israel. Elam explica que apenas os partidos de extrema esquerda de Israel são contra os ataques deste sábado. “Cerca de mil pessoas marcharam da Cinemateca aos portões do Ministério da Defesa para protestar contra a ofensiva em Gaza. Cantamos slogans anti-guerra e pedimos o cessar-fogo imediato”, escreveu Elam em seu blog.

Yudit, outro israelense morador de Tel-Aviv, também escreveu sobre os protestos contra os ataques de Israel. “Crimes de guerra estão sendo cometidos a uma hora de Tel Aviv. A Força Aérea de Israel está bombardeando a Faixa de Gaza e sua população civil. Mulheres e crianaçs estão sendo assassinadas ‘em nome da paz’”, escreve Yudit.


Mas os blogs israelenses se dividem sobre a legitimidade do ataque. O Jewlicious, por exemplo, afirma que “já estava na hora” de uma ofensiva isralense contra o Hamas. “Esta é a melhor maneira de atingir o Hamas e proteger Israel. Levar a batalha para o lado deles e mantê-los ocupados atacando tudo o que for militar em Gaza”, diz o texto.

Fronteira Livre, por Leandro Meireles Pinto

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS