VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJAM BEM VINDOS!!!.

terça-feira, 17 de junho de 2008

CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

Desembarque das primeiras famílias japonesas no Porto de Santos.

O ano de 2008 marca o centenário da imigração japonesa no Brasil que teve início em 18 de junho de 1908, quando desembarcou no Porto de Santos o navio japonês Kasato Maru, que trouxe a bordo 165 famílias.

Esse processo imigratório não ocorreu por acaso, como o Brasil necessitava de mão-de-obra para o cultivo do café (importante produto daquele momento) e o Japão enfrentava problemas referentes à falta de emprego, foi firmado um acordo entre os líderes do Japão e do Brasil, a partir desse processo o governo brasileiro facilitou a entrada desses estrangeiros.

Os japoneses que aqui chegaram tinham características comuns, todos eram camponeses no Japão, saíram em busca de trabalho e novas oportunidades, já que no Japão o sistema feudal havia entrado em declínio, além disso, ocorreu o processo de mecanização do campo que desencadeou um grande índice de desemprego e miséria.

Após quase uma década da chegada das primeiras famílias japonesas, o número de integrantes dessa etnia já havia atingido cerca de 14 mil pessoas, somente entre 1917 e 1940 chegaram ao Brasil 164 mil nipos.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial ocorreu um grande crescimento no fluxo imigratório entre Japão e Brasil, o governo do primeiro fez esforços para desenvolver esse processo, pois o país passava por problemas de ordem demográfica, além disso, queria que sua cultura se dispersasse pelo mundo, principalmente nas Américas, e o início seria no Brasil.

As gerações japonesas e os percentuais presentes no Brasil:

• Isseis (japoneses nascidos no Japão) 12,51%.

• Nisseis (filhos de japoneses) 30,85%.

• Sanseis (netos de japoneses) 41,33%.

• Yonseis (bisnetos de japoneses) 12,95%.

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

A primeira geração de japoneses enfrentou muitas dificuldades para se adaptar no Brasil, dentre muitos os principais eram idioma, clima, costumes, alimentos etc. A maioria desses imigrantes tinham intenção de permanecerem aqui por pouco tempo, no entanto, por terem contraído dívidas para vir e se manter no Brasil, eram impedidos pelos fazendeiros de voltarem ao país de origem.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, o Japão e o Brasil ficaram em lados opostos no conflito, então o governo brasileiro barrou a entrada desses imigrantes, fechou escolas tipicamente japonesas e proibiu o uso do idioma e das manifestações culturais.

A cidade brasileira com maior número de japoneses é São Paulo. Atualmente o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão no mundo.

Fonte: Mundo Educação

domingo, 15 de junho de 2008

6º ANO - RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1. Rio Amarelo ( Hoang- Ho).
2. Loess.
3. Montanha do dragão.
4. Dinastia Chang.
5. Dinastia Chou.
6. Por causa das inundações que provocaram muitas mortes no início da ocupação das áreas próximas ao rio.
7. A agricultura.
8. Dividida em nobres e camponeses.
9. Ch'in Che Huang Ti. Construiu a Grande Muralha da China.
10. Pagode, na China, é um templo budista, normalmente em forma de torre.
11. Rio Indo.
12. A agricultura.
13. Livros que contêm conjuntos de hinos religiosos, preces, fórmulas mágicas e comentários sobre a natureza humana e o universo, transmitidos oralmente ao longo das gerações.
14. Brâmanes: Sacerdotes;
Xátrias: Nobres guerreiros;
Vaixás: Comerciantes, artesãos e agricultores;
Sudras: Escravos.
15. Bramanismo, também chamado Induísmo.

7º ANO - RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1. Porque seus protagonistas achavam que estavam retomando a cultura greco-romana, que para eles havia desaparecido durante a Idade Média.
2. O antropocentrismo, o estudo das obras da antigüidade clássica e a valorização da razão.
3. Geocêntrica.
4. Ptolomeu: teoria Geocêntrica - o Sol e todos os astros giravam em torno da Terra.
Nicolau Copérnico: teoria Heliocêntrica - o Sol era o centro do universo e a Terra e os demais planetas giravam em torno dele.
5. Mecenas.
6. Sandro Botticelli - O nascimento de Vênus;
Donatello - São Jorge e Gattamelata;
Filippo Brunelleschi - cúpula da catedral de Florença.
7. Michelângelo - Teto da capela Cistina, Pietá, Davi e Moisés;
Rafael - Escola de Atenas;
Leonardo da Vinci - A Monalisa.
8. Martinho Lutero.
9. Justificação pela fé, sacerdócio universal e negação da infalibilidade da Igreja.
10. Conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria Igraja.
11. Calvinismo e Anglicanismo.
12. Expandir a fé católica além da Europa, reativação do Tribunal do Santo Ofício, criação do Índice dos Livros Proibidos - o Index e publicação do catecismo.

8º ANO - RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1. Foi um movimento intelectual e político que defendeu o uso da razão como caminho para atingir a liberdade, a felicidade e o bem-estar social.
2. "Não tenha medo de usar o intelecto!"
3. Diderot, D'Alembert, Rosseau, Montesquieu e Voltaire.
4. A independência dos Estados Unidos.
5. A rivalidade comercial entre a França e a Inglaterra, que disputavam o domínio do comércio colonial na América do Norte.
6. A Declaração de Independência.
7. Derrota do poder absolutista.
8. Igualdade de todos os homens perante a lei, direito à liberdade de expressão e garantia à propriedade privada.
9. Grupos urbanos radicais, principalmente da cidade de Paris.
10. A guilhotina.
11. Educação laica; educação obrigatória e gratuita; ensino científico.
12. A Enciclopédia.
13. Ilustração.

9º ANO - RESPOSTAS DA ATIVIDADE

1. A economia do país não sofreu danos, já que que a guerra não foi travada em seu território; a guerra destruiu grande parte do potencial industrial europeu, fazendo com que as exportações norte-americanas conquistassem um grande mercado.
2. O crack (quebra) da bolsa de Nova York.
3. Países como Nepal, Butão e União Soviética.
4. A união Soviética possuía economia socialista, e havia sido isolada pelos países capitalistas após a guerra civil, para que seu socialismo não fosse exportado.
5. New Deal.
6. A vontade do grupo governante se confunde com a vontade do Estado; há intervenção do estado na vida das pessoas; as relações sociais são reguladas e seu cotidiano é rigidamente policiado; a propaganda ideológica do regime é intensa; imprensa, cultura e educação são diariamente controlados; uso da força; quem discordar do regime ou pertencer a um grupo étnico diferente do dominante, e considerado inimigo nacional.
7. Facismo, Nazismo e Stalinismo
8. Mussolini, Hitler e Stalin.
9. Pangermanismo - O estado alemão deveria reunir todos os alemães que viviam em outros países em uma mesma nação, e estender seu domínio sobre outros territórios para assegurar-se como potência mundial.
Espaço vital - Os "povos inferiores" deveriam ser dominados e parte da sua população eliminada, para que os alemães, a "raça superior", pudessem se multiplicar e viver adequadamente.
10. Cerca de 20% do território tcheco, passou para as mãos alemães; a Eslováquia separou-se das regiões tchecas e tornou-se um país de influência alemã; um ano após o acordo, Hitler apossou-se do restante do território tcheco.
11. Acordo pelo qual alemães e soviéticos dividiriam a Polônia, e a União Soviética recuperaria territórios perdidos ao final da Primeira Guerra.
12. Aviação de guerra da Alemanha.
13. Marinha e aviação japonesas atacaram a base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí.
14. O governo norte-americano lançou a bomba atômica sobre a cidade de Hiroshima , no Japão, no dia 6, e no dia 9, em Nagasaki.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

NOVO LAYOUT...


Nosso blog está mudando de aparência... Deu pra perceber, não foi?! É um período de reorganização para melhorar cada vez mais e disponibilizar mais recursos pra vocês. Só um pouco de paciência. Continuem visitando por que não vai demorar muito e o VEM FAZER HISTÓRIA estará em plena forma! Enquanto isso, vão dando uma olhadinha na nova "cara" do nosso espaço! Bjos a todos!


P.S.: O mural de recadinhos teve que ser renovado e os vários que haviam, infelizmente não estão mais aí... Mas os pedidos feitos nele serão atendidos, ok?!

IMAGENS LINDAS DAS NOVAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO

Eu não poderia deixar de colocar aqui pra vocês as imagens dessas construções belíssimas!!!
Só uma observação: Estão em ordem aleatória. Nada a ver com quantidade de votação, ok?!


Cristo Redentor - Rio de Janeiro - Brasil



Cidade dos Incas - Machu Picchu - Peru



Coliseu - Roma - Itália




Grande Muralha - China

Pirâmide Chichen Itza - Mexico

Taj-mahal - Índia

Petra -Ruínas de Nabataean - Jordânia



FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!