VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ALGUNS ACONTECIMENTOS NO MÊS DE SETEMBRO AO LONGO DOS TEMPOS

1 de Setembro

- de 1939. As forças armadas alemãs invadem a Polónia, sem declaração prévia, começando assim uma guerra que dois dias mais tarde se tornará a Segunda Guerra Mundial.
- de 1945. O Japão rende-se aos aliados, após o lançamento de duas bombas atómicas em Hiroshima e Nagasaki..
- de 1969. Um golpe militar liderado pelo coronel Muammar Khadafy, depôs a monarquia, dando origem à República Árabe da Líbia. A data é atualmente o Dia Nacional da Líbia.
- de 1983. Um Boeing 747 das Linhas Aéreas da Coreia do Sul foi abatido por um caça soviético ao sobrevoar o espaço aéreo da URSS. O avião caiu no Mar Oriental (Mar do Japão) provocando a morte das 269 pessoas que iam a bordo, em viagem de Nova Iorque para Seul.

2 de Setembro

- de 31 a.c. Otávio, um dos membros do triunvirato que governava Roma, derrotou as forças navais de Marco António e de Cleópatra, rainha do Egito, na Batalha de Atium, ao largo da costa do Épiro na parte ocidental da Grécia.
- de 1752. A Grã-Bretanha passou a utilizar o calendário Gregoriano, substituindo o Juliano. Com esta reforma o dia seguinte à Quarta-feira, dia 3, foi Quinta-feira, dia 14 de Setembro. A reforma tinha sido proclamada em 1582 pelo Papa Gregório XIII, mas devido à sua conotação Católica só tardiamente foi aceita pelos países protestantes e ortodoxos.
- de 1792. Começo dos «Massacres de Setembro», no decurso da Revolução Francesa. A chacina de prisioneiros aristocratas, sobretudo idosos, mulheres e crianças, e de padres, prolongaram-se até ao dia 6, e fizeram cerca de 1.200 mortos.
- de 1870. Após a Batalha de Sedan, entre o exército prussiano, vencedor, e o exército francês, o Imperador francês Napoleão III rendeu-se, tendo como resultado a queda do Segundo Império, e a instauração da república em França.
- de 1945. Com a declaração de vitória dos aliados, feita pelo Presidente americano Truman, após a assinatura da rendição incondicional do Japão, a Segunda Guerra Mundial terminou oficialmente.
- Ho-Chi-Min proclamou a independência do Vietnã, e a criação da República Popular do Vietnã.
- de 1962. A União Soviética aceita o envio de armas para Cuba. Quando alguns dos mísseis enviados para a ilha foram descobertos, no mês de Outubro seguinte, o que provocou a Crise dos Mísseis entre os EUA e a URSS.

3 de Setembro

- de 590. Gregório I é consagrado Papa. Reformador da Igreja e da moral eclesiástica, é um dos dois únicos Papas a ter o título de Grande.
- de 1783. Assinatura do Tratado de Paris, entre os Estados Unidos da América e a Grã-Bretanha, terminando a Guerra da Revolução Americana, com a aceitação da independência das treze colônias britânicas na América do Norte e o reconhecimento dos Estados Unidos da América.
- de 1939. A França e a Grã-Bretanha declaram a guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.
- de 1943. Os exércitos aliados invadem a Itália peninsular vindos da Sicília, levando à assinatura de um armistício pela a Itália.

4 de Setembro

- de 1870. A República é proclama em França. É o nascimento da 3.ª República, depois das duas anteriores experiências de 1792 a 1804 e de 1848 a 1854.
- de 1886. A última guerra importante entre os Estados Unidos e os tribos índias termina com a captura do chefe Apache Jerónimo, que morrerá em 1909 no Forte Still, no estado do Oklahoma.

5 de Setembro

- de 1960. O poeta Leopold S. Senghor é eleito presidente do Senegal.
- de 1972. Onze membros da delegação israelita aos Jogos Olímpicos de Munique são mortos, durante um ataque à aldeia olímpica, por membros do grupo terrorista palestiniano Setembro Negro.
- de 1997. Madre Teresa de Calcutá morre em Calcutá, na Índia, com 87 anos de idade. Criou a congregação das Missionárias da Caridade.

6 de Setembro

- de 1522. Chegada ao porto de San Lucar, no Sul de Espanha, da nau Vitória, que trazia os sobreviventes da expedição que comandada por Fernão de Magalhães, tinha começado a viagem de circunavegação da terra três anos antes.
- de 1989. Uma equipa médica, dirigida pelo cirurgião Gentil Martins, separa, com êxito, duas gémeas siamesas recém-nascidas, ligadas pelo abdómen.

7 de Setembro

- de 1533. Nascimento de Isabel I (1533-1603), rainha de Inglaterra, no Palácio de Greenwich. Filha de Henrique VIII e de Ana Bolena, ascendeu ao trono em 1558, com 25 anos de idade, devido à morte sem descendência dos seus meios-irmãos mais velhos - Eduardo VI, filho do casamento do pai com Jane Seymour, em 1553, e de Maria, filha de Catarina de Aragão, em 1558.
- de 1701. É assinado em Haia, na Holanda, o tratado que dará origem à coligação conhecida como a Grande Aliança. Esta aliança oporá a Grã-Bretanha, a Holanda e o Império alemão à França, devido à escolha de um príncipe francês para suceder na coroa espanhola, vaga pela morte de Carlos III. Portugal aderirá a esta aliança em 1703.
- de 1822. O infante D. Pedro, filho do rei D. João VI, proclama a independência do Brasil, dando o «Grito do Ipiranga», junto ao rio do mesmo nome, nos arredores de São Paulo.
- de 1901. Fim da Guerra dos Boxers, com a assinatura do Protocolo de Pequim.
- de 1940. Começo dos bombardeamentos alemães a Londres, dando início ao que ficará conhecido como Blitz.
- de 1974. Assinatura dos Acordos de Lusaca entre o governo português e a Frelimo - Frente de Libertação de Moçambique.
- de 1994. As forças armadas dos Estados Unidos da América fecharam o seu Quartel-General em Berlim, terminando a presença militar dos aliados na antiga capital da Alemanha.
- de 1999. Primeira reunião do Parlamento alemão, o Bundestag, em Berlim, desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

8 de Setembro

- de 1883. A linha de caminho de ferro que atravessa os Estados Unidos da América de costa a costa - a Northern Pacific Railroad - é concluída.
- de 1895. Uma coluna militar portuguesa derrota uma força de índigenas no Combate de Magul, durante a «Campanha de 95» em Moçambique, de pacificação das revoltas de negros começadas em 1894, com um ataque a Lourenço Marques.
- de 1941. O exército alemão começa o cerco à cidade de Leningrado, na Rússia. O Cerco dos 900 Dias, que só acabará em Janeiro de 1944, fez cerca de um milhão de vítimas civis.
- de 1944. A primeira bomba foguete alemã - uma V-2 - cai em Londres.
- de 1964. Malta tornou-se independente da Grã-Bretanha. Conquistada à Ordem de Malta por Napoleão Bonaparte em 12 de Junho de 1798, quando da expedição francesa ao Egito, tinha sido tomada por forças britânicas em 1800.

9 de Setembro

- de 1948. Com a retirada das forças militares soviéticas do norte da Coreia, ocupada no fim da Segunda Guerra Mundial, a República Popular da Coreia é proclamada, tendo Pyongyang como capital.
- de 1976. Mao Tsé-Tung (1893-1976), presidente do partido Comunista da China, morre em Pequim, com 81 anos.

10 de Setembro

- de 1898. Morte da Imperatriz da Áustria-Hungria, Isabel (Sissi), assassinada em Genebra, na Suiça, por uma anarquista italiano.
- de 1943. As tropas aliadas libertam Roma da ocupação alemã, no decurso da campanha de Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
- de 1974. Portugal reconhece a independência da Guiné-Bissau.
- de 1979. Morte de Agostinho Neto (1922-1979), primeiro presidente da República Popular de Angola.

11 de Setembro

- de 1823. Morte de Hipólito José da Costa (1774-1823), em Londres. Fundou o Correio Braziliense, em 1808, um dos jornais que se publicaram na capital inglesa, por motivo das Invasões Francesas, e que se tornaram um dos meios mais eficazes de propaganda dos ideais liberais, tanto em Portugal como no Brasil.
- de 1973. O exército chileno, comandado pelo general Augusto Pinochet, provoca um Golpe de Estado, derrubando o presidente Salvador Allende.
- de 2001. Uma série de ataques terroristas realizados com aviões de passageiros destroem as torres do World Trade Center de Nova Iorque e danificam o edifício Pentágono em Washington, fazendo cerca de 2.000 mortos.

12 de Setembro

- de 1990. Assinatura de um tratado, entre as duas repúblicas alemãs e os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, que aceita a restauração da plena soberania de uma Alemanha reunificada.

13 de Setembro

- de 1788. O Congresso dos Estados Unidos da América, criado devido à aprovação da Constituição, escolheu Nova Iorque como capital federal.
- de 1791. Luís XVI sanciona a primeira Constituição francesa.
- de 1821. A Assembleia de Guatemala declara a independência da América Central.
- de 1941. O exército italiano invade o Egito, ocupado por forças britânicas, começando a sua ofensiva no Norte de África.

14 de Setembro

- de 1321. No seu exílio em Ravena, morre Dante Aligheri, fundador da literatura italiana.
- de 1741. George Frederick Handel, compositor alemão, termina a cantata O Messias, após ter trabalhado nela 23 dias seguidos.
- de 1812. O exército francês comandado por Napoleão Bonaparte, entrou em Moscovo. A cidade abandonada pela população foi destruída por um incêndio que a tornou inabitável durante o Inverno que se aproximava, obrigando o Imperador francês a abandoná-la.
- de 1927. Morte da bailarina norte-americana Isadora Duncan (1878-1927), em Nice, França. Morreu estrangulada, quando o seu longo cachecol se enrolou numa das rodas do carro em que seguia.
- de 1960. A OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) foi criada em Bagdá.
- de 1982. Grace Kelly (1929-1982), princesa do Mónaco e antiga atriz de cinema, morreu devido a um acidente de automóvel. Tinha casado com o príncipe Rainier III em 1956.

15 de Setembro

- de 1916. Primeira utilização de carros blindados (tanques) em combate, durante a Batalha do Somme, no decorrer da Primeira Guerra Mundial.

16 de Setembro

- de 1620. 102 colonos ingleses partem no navio Mayflower para a América. Chegarão em 21 de Novembro a Provincetown, no Massachusetts, e desembarcarão em 26 de Dezembro em Plymouth.
- de 1810. Começo da luta pela independência mexicana, em Dolores Hidalgo, quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla exorta os índios a «reconquistar as terras que os espanhóis roubaram aos pais».
- de 1908. A General Motors é fundada por William Durant, em Flint, Michigan, nos Estados Unidos da América.
- de 1976. A Igreja Episcopal (anglicana) dos Estados Unidos da América aprova a ordenação de mulheres, como padres e bispos.
- de 1982. Começo do massacre de refugiados palestinianos nos campos de Sabra e Shatila, em Beirute ocidental, por milícias cristãs libanesas (os Falangistas).

17 de Setembro

- de 1787. A Constituição dos Estados Unidos da América, que criou um poder central forte, é aprovada por um número de estados suficiente, na Convenção Constitucional reunida em Filadélfia.

18 de Setembro

- de 1499. Vasco da Gama desembarca em Lisboa, após ter realizado a viagem à Índia, sendo recebido pelo rei D. Manuel e toda a Côrte.
- de 1810. O Chile proclama a sua independência da Espanha
- de 1851. Primeiro número do New York Times.
- de 1865. O Palácio de Cristal é inaugurado, no Porto.
- de 1981. É abolida em França a execução por meio da guilhotina.

19 de Setembro

- de 1761. O transporte de escravos para Portugal, é proibido; assim como o tráfico de escravos no país.
- de 1893. A Nova Zelândia é o primeiro país a permitir o voto das mulheres em eleições.
- de 1928. Apresentação do primeiro filme animado de Walt Disney, Steamboat Willie.

20 de Setembro

- de 1973. Realiza-se em Houston, no Texas (Estados Unidos da América) o jogo de tênis entre Billie Jean King e Bobby Riggs, que ficará conhecido como a «Batalha dos Sexos». A tenista, defensora dos direitos das mulheres, derrota facilmente o auto-proclamado chauvinista em três jogos.
- de 1979. Em Portugal, as mulheres passam a ter garantia legal de igualdade de oportunidades e de tratamento no trabalho e no emprego.

22 de Setembro

- de 1792. Proclamação da República francesa, após a vitória de Valmy, e os massacres de milhares de mulheres, crianças e velhos, aristocratas, presos nas prisões parisienses, reféns do poder revolucionário.
- de 1828. Shaka, chefe dos Zulus, e fundador do Império dos Zulus, no sul da África, é assassinado pelos seus dois meios-irmãos.
- de 1862. Proclamação da Emancipação por Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos da América, declarando a liberdade de todos os escravos existentes nos Estados Unidos da América a partir de 1 de Janeiro de 1863.
- de 1862. Otto von Bismarck é nomeado primeiro ministro da Prússia. Será o principal responsável pela criação do Império Alemão, proclamado em Versalhes, em 1871 .

23 de Setembro

- de 1822. Promulgação da primeira Constituição Portuguesa.
- de 1991. A Armênia declara a independência da União Soviética.

24 de Setembro

- de 1810. Começam as sessões das Cortes de Cádis, na Ilha de León.
- de 1834. Morte de D. Pedro (1798-1834), 4.º rei do nome em Portugal e 1.º Imperador do Brasil. No Palácio de Queluz, no mesmo quarto onde tinha nascido, o de D. Quixote.
- de 1980. Começo da guerra entre o Iraque e o Irã, quando tropas iraquianas atravessaram a fronteira e destruíram a maior refinaria do mundo, em Abadan.

25 de Setembro

- de 1513. O explorador espanhol Vasco Nunez de Balboa avistou o Oceano Pacífico pela primeira vez, quando atravessava o Istmo do Panamá.

26 de Setembro

- de 1687. O exército veneziano, tendo invadido a Grécia, e tentando conquistar Atenas, atacou a fortaleza turca construída na Acrópole, danificando seriamente o Parthenon.
- de 1960. O primeiro debate entre candidatos à presidência dos Estados Unidos televisionado, pôs frente-a-frente John Kennedy e Richard Nixon. Quem viu o debate pela televisão achou que o fotogênico Kennedy tinha ganho; os que ouviram o debate pelo rádio acharam que foi Nixon o ganhador. Nixon recusou-se a usar maquiagem, fazendo-o aparecer desgastado na televisão.
- de 1984. O governo britânico aceitou o regresso de Hong-Kong à soberania Chinesa em 1997.

27 de Setembro

- de 1540. O Papa Paulo III aprova a constituição da Companhia de Jesus.
- de 1825. Apresentação da primeira locomotiva para um comboio de passageiros, por George Stephenson.

28 de Setembro

- de 1939. Rendição de Varsóvia, capital da Polónia, no começo da Segunda Guerra Mundial. O Tratado Russo-Alemão de Delimitação divide a Polônia. A Lituânia passa a ser zona de influência soviética, em troca de alguns territórios polacos, já ocupados.
- de 1978. O papa João Paulo I morre em Roma. Foi papa por 33 dias. Sucedeu-lhe João Paulo II.
- de 1995. O primeiro ministro israelita e o presidente da OLP (Organização de Libertação da Palestina) assinam um acordo na Casa Branca, que permite a criação de governo para administrar a maior parte da Margem Ocidental do Jordão, ocupada desde a Guerra dos Seis Dias de 1967.

29 de Setembro

- de 1941. 33.771 Judeus são mortos durante o massacre de Babi Yar, perto de Kiev, na Ucrânia, no começo da invasão alemã da União Soviética.
- de 1992. Primeiras eleições em Angola.

30 de Setembro

- de 1791. Estreia da ópera A Flauta Mágica de Mozart, em Viena.
- de1955.O ator norte-americano James Dean (1931-1955) morreu num acidente de automóvel, na Califórnia.
- de 1966. Albert Speer, arquiteto de Hitler, e ministro alemão dos armamentos no fim da Segunda Guerra Mundial, foi libertado após ter passado 20 anos na prisão.
- de 1974. Tomada de posse do 3.º Governo Provisório, chefiado por Vasco Gonçalves.

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS