VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

III UNIDADE - RESUMO - 6º Ano - FENÍCIOS E HEBREUS

Os fenícios ocupavam uma estreita faixa de terra entre o litoral do Mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano. Parte do território era muito fértil, outra parte, muito quente e árida. Por causa das montanhas os fenícios não podiam adentrar o continente, por isso se desenvolveram voltados para o mar.As cidades fenícias se desenvolveram independentes umas das outras. As principais cidades portuárias foram Bíblos, Sídon e Tiro.
Os fenícios não formaram um Estado unificado nem um império, e sim cidades-Estados independentes e rivais entre si. Cada uma tinha seu próprio rei.
Foram grandes artesãos e comerciantes. Tornaram-se os grandes navegadores do mundo antigo.
A maior contribuição dos fenícios para a humanidade foi o alfabeto. Criaram um alfabeto com 22 letras que, depois, foi adaptado pelos gregos, que acrescentaram as vogais.
Os fenícios eram politeístas e suas divindades estavam associadas às forças da natureza, aos astros e à fertilidade. Por causa de sua localização, o território fenício foi várias vezes tomado por outros povos. Por essa razão os fenícios receberam diversas influências culturais e isso é percebido, principalmente, na arte fenícia.
*****
A principal fonte histórica para o estudo do povo hebreu são os cinco primeiros livros da Bíblia, que são chamados de Torá pelo povo judeu, e Pentateuco, pelos cristãos.
A bíblia conta que um velho pastor chamado Abraão, foi chamado por Deus para que partisse com seu grupo para um lugar que houvessem pastagens melhores para seu rebanho. Ele obedeceu e partiu para a Palestina (Canaã), em busca da Terra Prometida. Quando chegaram à essa terra, se organizaram em grupos que eram chefiados pelos patriarcas. Os primeiros patriarcas foram Abraão, seu filho Isaac, e Jacó, filho de Isaac.
Houve um período de grande seca e o povo hebreu foi para o Egito, que estava sendo governado pelos hicsos. Enquanto os hicsos estavam no poder , os hebreus viveram tranquilamente, mas depois que os egipcios conseguiram retomar a sua terra, expulsaram os invasores e escravizaram os hebreus. O povo só foi liberto muito tempo depois, por Móises, filho de hebreus e criado pela filha do Faraó (ele não sabia que seu "neto", na verdade, era o escolhido por Deus para, quando crescesso, libertar o povo da escravidão!). Faraó não queria libertar o povo, e só fez isso após ocorrerem muitos sinais conhecidos como "as dez pragas do Egito". Moisés conduziu o povo por quarenta nos pelo deserto, até a Terra Prometida, quando já ia entrar em Canaã, Moisés morreu e a liderança do povo foi assumida por Josué.
Quando o povo hebreu chegou a Canaã, seu território já estava ocupado por outros povos. Entraram em guerra e a maior parte das terras de Canaã voltou para o domínio dos israelitas. Foram divididos por Josué me doze tribos e cada uma formava uma confederação que não tinha uma capital ou exército permanente.
Cada tribo era liderada por um chefe político e militar: os juízes. Os juízes eram responsáveis pelas resolução dos conflitos internos e pela defesa militar. Os juízes que mais se destacaram foram Sansão e Samuel. Sansão por causa da sua grande força e Samuel por que foi o último juíz de Israel e quem convocou a assembléia que escolheu o primeiro rei: Saul.
Depois que Saul morreu, quem assumiu o seu lugar foi Davi, seu filho. Davi conquistou a cidade de Jerusalém e atransformou em capital do reino. O reinado mais poderoso foi o de Salomão, filho de Davi. Quando o rei Salomão morreu, seu filho Roboão assumiu o trono, mas não fez um governo tão próspero como o do seu pai. Ocorreram rebeliões e a população se dividiu em duas: Israel e Judá. Israel focou ao norte do território (capital: Samaria) e Judá, ao sul do território (capital: Jerusalém). Em 587 a. C. parte do povo de Judá foi levada para a Babilônia. Esse acontecimento é relatado na Bíblia recebendo o nome de Cativeiro da Babilônia.
Depois que o reino se dividiu, surgiu a figura dos profetas, que tinham a missão de aconselhar o povo hebreu.
Em 722 a. C. o rei assírio Sargão II deportou a população e levou estrangeiros para ocupar as terras do reino de Israel. Sua intenção era provocar uma miscigenação.
Os persas dominaram a Babilônia em 538 a. C., e autorizaram os judeus a regressar para sua terra e reconstruir o Templo de Jerusalém. Quando o Império Romano venceu os judeus numa batalha, os judeus foram espalhados por todo o território do imperio. Essa dispersão recebeu o nome de diáspora judaica.
Depois os judeus se fixaram num território caracterizado por quatro regiões diferentes: a costa, as montanhas, os vales e o deserto. Haviam terras férteis e terras mais secas. Os hebreus que habitavam as terras mais férteis eram sedentários e plantavam. Os que habitavam as áreas mais secas, eram nômades e praticavam pastoreio. Nas cidades, muitos artistas: ourives, carpinteiros e ceramistas.
A família hebraica era patriarcal. Ter descendentes era um sinal de bênção, por isso se a mulher não dava filhos, o homem podia separar-se dela. Se o homem morria sem deixar filhos, um de seus irmãos era obrigado a casar-se com a viúva, para gerar descendência do irmão morto.
Os hebreus foram o primeiro povo monoteísta da história. Crêem na existência de um único Deus (Javé), criador do universo e da humanidade.
Foram proibidos de representar seu deus em escultura ou pintura, e essa proibição é reforçada em um dos Dez Mandamentos. Os Dez Mandamentos foram ordens, que o povo hebreu se comprometeu a observar e a obedecer.
Enquanto existiu o templo de Jerusalém os hebreus ofereceram sacrifícios e oferendas a Deus. Com a destruição do Templo, eles passaram a prestar culto apenas nas sinagogas.

4 comentários:

Ricardo sempre santos disse...

nossa esse resumo ajudou muito pra mim fazer meu trabalho...
valeuuuuuuuuuu!!!

Unknown disse...

Muito bom resumo ajudou na minha prova

Unknown disse...

Parabéns muito bom msm me ajudou muito na prova18/09/16

Anônimo disse...

Mto boom , me ajudou , a fazer meu trabalho !!! <3

POSTAGENS MAIS VISITADAS