VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

terça-feira, 17 de junho de 2008

CEM ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA NO BRASIL

Desembarque das primeiras famílias japonesas no Porto de Santos.

O ano de 2008 marca o centenário da imigração japonesa no Brasil que teve início em 18 de junho de 1908, quando desembarcou no Porto de Santos o navio japonês Kasato Maru, que trouxe a bordo 165 famílias.

Esse processo imigratório não ocorreu por acaso, como o Brasil necessitava de mão-de-obra para o cultivo do café (importante produto daquele momento) e o Japão enfrentava problemas referentes à falta de emprego, foi firmado um acordo entre os líderes do Japão e do Brasil, a partir desse processo o governo brasileiro facilitou a entrada desses estrangeiros.

Os japoneses que aqui chegaram tinham características comuns, todos eram camponeses no Japão, saíram em busca de trabalho e novas oportunidades, já que no Japão o sistema feudal havia entrado em declínio, além disso, ocorreu o processo de mecanização do campo que desencadeou um grande índice de desemprego e miséria.

Após quase uma década da chegada das primeiras famílias japonesas, o número de integrantes dessa etnia já havia atingido cerca de 14 mil pessoas, somente entre 1917 e 1940 chegaram ao Brasil 164 mil nipos.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial ocorreu um grande crescimento no fluxo imigratório entre Japão e Brasil, o governo do primeiro fez esforços para desenvolver esse processo, pois o país passava por problemas de ordem demográfica, além disso, queria que sua cultura se dispersasse pelo mundo, principalmente nas Américas, e o início seria no Brasil.

As gerações japonesas e os percentuais presentes no Brasil:

• Isseis (japoneses nascidos no Japão) 12,51%.

• Nisseis (filhos de japoneses) 30,85%.

• Sanseis (netos de japoneses) 41,33%.

• Yonseis (bisnetos de japoneses) 12,95%.

No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 milhão de japoneses e descendentes, grande parte desse número habita no Estado de São Paulo, o restante está espalhado por todo do território brasileiro e em outros pontos de concentração, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará.

A primeira geração de japoneses enfrentou muitas dificuldades para se adaptar no Brasil, dentre muitos os principais eram idioma, clima, costumes, alimentos etc. A maioria desses imigrantes tinham intenção de permanecerem aqui por pouco tempo, no entanto, por terem contraído dívidas para vir e se manter no Brasil, eram impedidos pelos fazendeiros de voltarem ao país de origem.

Com o início da Segunda Guerra Mundial, o Japão e o Brasil ficaram em lados opostos no conflito, então o governo brasileiro barrou a entrada desses imigrantes, fechou escolas tipicamente japonesas e proibiu o uso do idioma e das manifestações culturais.

A cidade brasileira com maior número de japoneses é São Paulo. Atualmente o Brasil é o país que mais abriga japoneses fora do Japão no mundo.

Fonte: Mundo Educação

Nenhum comentário:

POSTAGENS MAIS VISITADAS