VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

sexta-feira, 11 de abril de 2008

7º Ano (6ª Série) - Questionário - I Unidade

1. A Região da Península Arábica é berço da cultura árabe de origem lingüística semita, a mesma dos hebreus, já as características geográficas são divididas em duas partes, assinale a alternativa que descreve essas regiões.

a) Uma dominada por savanas, dunas e pântanos, e outra situada nas regiões costeiras, banhadas pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Índico.
b) Uma dominada por desertos, dunas e oásis, e outra situada nas regiões costeiras, banhadas pelo Mar Vermelho e Oceano Índico.
c) Uma região dominada pelo deserto do Saara e oásis, e outra situada nos litorais banhados pelo Oceano Pacífico e o Mar Negro.
d) Uma região dominada por grandes cerrados e desertos, e outra situada no golfo Pérsico e na faixa de Gaza.

2. Um desenvolvimento maior da agricultura e do comércio, além da formação de vilarejos, foi
possibilitado pelas regiões banhadas pelo Mar Mediterrâneo e Oceano Índico por serem mais o
quê?

a) Secas e aráveis.
b) Férteis e semi-áridas.
c) Chuvosas e férteis.
d) Úmidas e quentes.

3. Estudamos que os grupos humanos que habitavam o deserto não tinham unidade política, a maioria vivia dispersa, cada grupo com suas leis, chefes tribais e deuses. Outra grande característica do povo árabe era a religiosidade, que até o século VII tinha um aspecto diferenciado dos dias atuais. Partindo dessa idéia, responda em quê eles acreditavam e qual era o principal centro de culto.

4. Maomé era da tribo dos coraixitas, a qual já estudamos. Ele se preocupava com a dispersão e rivalidade de seu povo provocada pelo politeísmo e observou que poderia uni-los através da religiosidade monoteísta. Pensando nisso, relate em quais religiões ele se baseou, a revelação recebida e o que passou a pregar.

5. Ao iniciar sua pregação, Maomé, em Meca, provocou vários conflitos na elite da cidade e seguidores dos outros deuses. Responda: como Maomé foi hostilizado? Como ele reagiu?

6. A religião islâmica, apesar de monoteísta, possui características próprias, uma delas diz respeito à conversão forçada de qualquer pessoa ao islamismo, pois esse critério era proibido pelo Alcorão (livro sagrado).
Assinale a alternativa que retrata as políticas adotadas que estimulavam a conversão e qual atitude impulsionou.

a) Para conversão ao islamismo os muçulmanos ofereciam isenção ou diminuição dos impostos e facilidades para obter empréstimos e direitos políticos, o que fez impulsionar uma conversão em massa dos povos conquistados.
b) Os muçulmanos adotaram políticas assistencialistas e de sacrifícios aos que se recusavam a se tornarem islâmicos, o que fez impulsionar revoltas em massa dos povos conquistados.
c) Maomé deixou em sua doutrina religiosa políticas de conversão através da submissão à Alá e amor à cultura árabe para unir os povos politeístas, o que fez impulsionar uma conversão somente dos povos árabes.
d) O surgimento do islamismo no mundo árabe facilitou a união entre eles, que antes vinham em conflito, e para converter os povos dominados eram usadas políticas de pressão econômica, o que fez impulsionar um conflito de séculos.

7. Maomé, através do islamismo, conseguiu unificar as várias tribos criando um grande e único estado árabe, esta atitude fez dele mais que um simples profeta.
Continuando o raciocínio, assinale V (verdadeiro) e F (falso) nas frases referentes à vida de Maomé.

( ) Maomé ocupou por vários anos somente o cargo de profeta dos árabes.
( ) Com seu modelo de vida Maomé estimulou uma estreita ligação entre política
e religião no povo árabe.
( ) Maomé deixou uma obra literária espiritual denominada alcorão.
( ) A revolução religiosa foi provocada por cristãos que desejavam acabar com o islamismo.
( ) Maomé era considerado um guia espiritual, político e militar.

8. Desde a antiguidade os povos do Oriente eram conhecidos como grandes comerciantes por terra ou mar. Os árabes, nesse período, destacaram-se nessa atividade. Aproveitando essa idéia responda aos seguintes questionamentos:

a) De quais rotas os árabes se apoderaram?
b) Nesses territórios, quais tipos de trocas os árabes intermediavam?
c) O dinar de ouro, que era usado nos negócios dos muçulmanos, só pode ser obtido através do quê?

9. Sabendo que além de mercadorias os árabes também adquiriram culturas de vários povos, o que esse contato trouxe e desenvolveu?

10. Conhecendo todo progresso árabe na economia e na educação, através dos nossos estudos, descreva um aspecto de cada área do conhecimento relacionada abaixo.

Na Matemática:
Na Medicina:
Na Literatura:
Na Arquitetura:

11. Em nossos estudos observamos que o continente africano não pode ser analisado apenas a partir do contato com os europeus, pois nele havia povos nômades e povos sedentários. Descreva a economia das sociedades africanas conforme os estudos desses povos.

12. Na áfrica pré-colonial existiram alguns povos que sob o comando de chefes poderosos dominaram outros povos, os quais transformaram-se em impérios, um deles foi o reino de Gana. Partindo dessa idéia, descreva as seguintes características do reino de Gana.

Localização:
Período de crescimento e apogeu:
Atividades da população:

13. O comércio do reino de Gana era feito por meio de caravanas de camelos, pois esses animais conseguem viver com pouca quantidade de água, e o principal artigo transportado era o ouro retirado das minas do sul de Gana.
Utilizando tal contexto, assinale a alternativa que relata outro aspecto do comércio de Gana.

a) O comércio de Gana era controlado pelo seu povo, liderado pelo comando do rei, que distribuía funções e lucrava com as trocas.
b) O reino de Gana controlava as rotas de comércio que atravessavam o Saara e chegavam às cidades e aos portões do norte da África.
c) O reino de Gana dividia o controle da rota comercial com os moradores de Timbuctu, que juntos controlavam a venda do ouro.
d) O reino de Gana era rico na agricultura e pecuária, de modo que distribuía esses produtos a todos os povos que dominavam, a altos custos.

14. O reino de Mali, da mesma região do reino de Gana, sendo mais rico e poderoso, controlava o comércio transaariano e as rotas caravaneiras. Complementando nossos estudos sobre esse povo, explique qual era a origem da arrecadação e a quê se destinava.

15. Continuando nosso raciocínio sobre o império de Mali, relate como vivia a sua população em geral.

16. Como Gana e Mali, outros grupos humanos da África -- que estavam ligados ao comércio e trocavam ouro -- também se tornaram reinos, pois desde cedo essa região passou por um processo de urbanização devido à localização próxima ao Oceano Atlântico. Continuando o raciocínio, assinale a alternativa que corresponde aos reinos descritos acima.

a) Os reinos de Timbuctu: udaneses e Ifés.
b) Os reinos de Isazebo: Bantos e Zulus.
c) Os reinos iorubas: Ifé e Benin.
d) Os reinos sudaneses: Bantos e Benin.

17. Um outro grande reino africano de característica singular foi o reino de Aksun, a atual Etiópia, o qual controlava rotas comerciais que o ligavam ao Egito, à Síria e às regiões do interior da África. Acrescentando mais algumas características desse reino, complete as frases abaixo.

A organização política do reino de Aksun centrava-se no ____________, responsável por controlar _______________________tributos. Os parentes do rei trabalhavam na direção dos ___________________.
18. Quais os "cinco pilares da religião muçulmana"?
19.Escolha um desses pelares e explique-o.

10 comentários:

Unknown disse...

é muito bom este conteúdo, porque assim eu posso estudar e ir muito bem nas provas de História e é isso mesmo que eu estou estudando...♥

Anônimo disse...

As vezes acho isso uma perda de tempo para quem faz o site!!!
É uma sacanagem "ninguem" ficar olhando o site todo dia ou deixar um comentário!As pessoas ficam horas criando as coisas pra gente e tem gente que nem percebe isso!
Mas eu ADOREI o site tanto é que ja me ajudou muito numa prova!Só naum ajudou mais pq neim tudo que tava aqui caiu na minha prova!!!Adorei o site e continuem assim!!!
OBRIGADO!

Anônimo disse...

mano só falto a resposta, assim seria mais fácil para gente estudar mais porém ADOREI o site.É verdade muitas gente desperdiça a força que vocês dão para tenta nos ajuda AGR

Marcella disse...

Olá Boa Noite, se possivel postar as respostas do questionário para poder confirir com minhas respostas, estou fazendo um trabalho sobre História da África e com o questionário posso esclarecer algumas duvidas.
Marcella

Anônimo disse...

muito bom o questionrio, super bem elaborado.obrigado por compartilhar.

Anônimo disse...

Meu prof de História Pegou 10 perguntas daqui !!! Haha descobri ele

Thais disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns,estou estudando aqui para minha prova de história que será amanhã.Adorei esse site,agora estudarei somente aqui!

Unknown disse...

Passa as perguntas por favor. Com as respostas esse site vai ser o melhor do mundo❤❤

Anônimo disse...

Manda as respostas por favor assim esse site vai ser o melhor de todos

POSTAGENS MAIS VISITADAS