VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJAM BEM VINDOS!!!.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

6º Ano (5ª Série) - Questionário - I Unidade

1. A chegada do ser humano à América tem gerado várias hipóteses, uma delas, e a mais aceita, foi a travessia através do Estreito de Bering. Relate como ocorreu essa travessia.

2. Analisando ainda a hipótese da travessia pelo Estreito de Bering, vimos que segundo os historiadores a ocupação ocorreu há cerca de 12 mil anos e, mais recentemente, descobriu-se que essa travessia pode ter ocorrido há 40 ou 50 mil anos. Pensando nisso, responda em que outros pontos se baseiam os pesquisadores para defenderem a hipótese da travessia pelo Estreito de Bering.

3. Existem defensores da hipótese do homem ter chegado à América em pequenas embarcações, navegando pelo Oceano Pacífico. Partindo dessa idéia, assinale a alternativa que corresponderia ao local de partida desses grupos humanos para o Oceano Pacífico, chegando à América do Sul.

a) Partiram da Ásia e do Estreito de Bering.
b) Partiram da Polinésia e da Oceania.
c) Partiram da África e da Ásia.
d) Partiram da Europa e da Ásia.

4. No Chile, localiza-se no sítio arqueológico de Monte Verde um vasto tesouro da arqueologia americana, que fez surgir duas hipóteses importantes, uma delas foi que “os povoadores da América entraram no continente por vários caminhos, não só pelo Estreito de Bering”.
Assinale a alternativa que relata a outra hipótese.

a) Os povoadores da América se originaram da própria América.
b) O povoamento da América iniciou-se pelo norte.
c) O povoamento da América do Sul pode ter sido anterior ao da América do Norte.
d) O povoamento da América Central pode ter sido anterior ao da América do Sul.

5. Sobre o sítio arqueológico de Clóvis, na América do Norte, marque V (verdadeiro) e F (falso) para as frases correspondentes aos estudos e características desse local.

( ) Na década de 1930, arqueólogos descobriram pontas de flechas feitas de pedra lascada.
( ) As armas encontradas no sítio arqueológico de Clóvis até hoje são consideradas as mais antigas.
( ) Nesse local, ao lado das pontas de flechas, foram encontrados ossos de mamutes e bisões.
( ) No sítio arqueológico de Clóvis foram descobertos objetos com mais de 50 mil anos.
( ) Nas proximidades de Clóvis, no estado de Nova York, foram encontrados vários fósseis humanos.

6. Os grupos humanos da América levavam uma vida nômade, deslocando-se constantemente em busca de alimentos. Esse constante deslocamento fez serem espalhados por onde passavam, o quê?
7. A agricultura mudou a vida dos grupos humanos da América primeiramente nas regiões do litoral do Equador e do atual México, por volta de 7 mil anos atrás, cultivando feijões, pimentões, tomate etc. Pensando nisso, descreva as alterações ocorridas no modo de vida, alimentação e técnica das comunidades agrícolas com o cultivo da terra.

8. A agricultura fez favorecer o sedentarismo, que nada mais é que a permanência dos grupos humanos num mesmo território, esse modelo de vida fez nascer também a necessidade de homenagear seus mortos. Assinale a alternativa que completa a frase:

“O culto aos mortos, com o passar dos anos, foi se transformando...”.

a)... num ritual respeitado por toda a comunidade, sendo acompanhado de numerosas oferendas.
b)... em rituais de vida religiosa e poder de estado.
c)... em práticas que revelaram o medo da morte.
d)... numa prática que revelou a importância da religião para a política.

9. Hoje conhecemos o Brasil como dono de um território de diversas belezas naturais, como florestas tropicais, mata atlântica, pantanal etc, bem diferente do período dos primeiros habitantes brasileiros. Partindo dessas informações, assinale a alternativa que relata o clima e a vegetaçãodo período dos primeiros povoamentos.

a) O clima era úmido e quente, com florestas densas e grandes vegetações para alimentar.
b) O clima era mais seco e frio, com poucas florestas e a maior parte do território era de vegetação rasteira, cerrados e caatingas.
c) O clima era ameno e fresco, com florestas tropicais que cobriam a maior parte do território e vegetações de variadas espécies.
d) O clima era totalmente seco e quente, com florestas, animais, vegetações rasteiras e frondosas onde habitavam diversas espécies animais.

10. No sítio arqueológico de Lagoa Santa, em Minas Gerais, foram encontrados ossos de animaisjá extintos, além da ossada de trinta humanos. Nos anos 70 do século XX, pesquisadores fizeram uma nova descoberta nesse local, o que mudou também a análise dos cientistas sobre os habitantes da América. Verificando essa análise, assinale a alternativa que descreve as características dessa descoberta e justifique, logo abaixo, suas origens e o que mudou depois dessa descoberta.

a) Descobriram ossadas, pontas de flechas, machados e um crânio masculino que concluíram ser mais um fóssil de origem asiática.
b) Foi descoberta uma sepultura de várias espécies humanas, as quais conferiram a pluralidade racial brasileira.
c) Essa descoberta foi de um grupo humano afro-descendente que habitara essa região na produção de técnicas avançadas na agricultura e pecuária.
d) Descobriram várias sepulturas e um crânio feminino batizado de Luzia, que concluíram ser o fóssil humano mais antigo encontrado no Brasil.

Justificativa das origens:

11. Os povos caçadores e coletores do Brasil também tiveram características nômades. Para continuar nosso raciocínio, relate como eram suas habitações, o que faziam no interior das cavernas, o que era feito para caçar e pescar, aproveitando que tipo de materiais etc.

12. No mesmo período em que se iniciou a produção de alimentos o ser humano começou a arte da cerâmica, exercida principalmente pelas mulheres. Pensando nisso, assinale a alternativa que descreve o material usado, os objetos elaborados e para qual utilidade.

a) Eram feitos de barros encontrados em minas e faziam panelas, pratos e jarros para armazenar produtos já cozidos.
b) Eram feitos de argila, os objetos eram vasos, pratos, potes e outras peças usadas para armazenar os produtos agrícolas.
c) A areia era o material utilizado para a confecção de vasos, pratos e potes para que armazenassem seus alimentos.
d) A argila, com sua propriedade dura, proporcionava a confecção de vários objetos, como casas, fornos e fogões à lenha para que cozinhassem seus alimentos.

13. Os modelos de moradias dos primeiros habitantes brasileiros tinham como características os produtos obtidos diretamente da natureza ou até mesmo as grutas. Lembrando de disso, descreva os locais que eram escolhidos para serem construídas as moradias, e em que essa localização facilitava para a obtenção de seu alimento.

14. Os povos que viviam nas terras altas do sul do Brasil, por volta de 1500 anos atrás, construíam casas subterrâneas que os protegiam dos ventos frios da região. Quem eram esses povos?

(a) Os marajoaras.
(b) Os tupi-guaranis.
(c) Os itararés.
(d) Os tupinambás.

15. Na cidade de Santarém, no Pará, foram encontrados objetos de cerâmica muito bem elaborados, como estatuetas, vãos e pratos de grande beleza e sofisticação, dignos de artesãos especializados na arte ceramista. Essa característica está presente em qual cultura?

a) Cultura marajoara, na Ilha de Marajó.
b) Cultura marajoara, no Rio Grande do Sul.
c) Cultura tupi, no Mato Grosso.
d) Cultura guarani, na foz do Rio Amazonas.
16. Defina:
a) Sambaquis
b) Sítio arqueológico
c) Cerâmica
d) Pintura rupestre

Nenhum comentário:

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!