VEM FAZER HISTÓRIA!!! SEJA BEM VINDO!!!

DATAS COMEMORATIVAS - Clique na imagem

FRASES FAMOSAS

FRASES FAMOSAS
No site Frases Famosas tem uma infinidade de frases históricas. Sempre é muito bom lembra-las, muitas vezes são até oportunas. Tem também algumas pérolas e frases de famosos da atualidade. É SÓ CLICAR NA IMAGEM!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

I UNIDADE - 9º Ano (8ª Série)

ATENÇÃO!!! OS ASSUNTOS DEVEM SER LIDOS EM CASA! NAS AULAS TEREMOS OUTRAS ATIVIDADES, OK?!

A ERA DO IMPERIALISMO (Unidade 1)
A segunda revolução industrial na verdade foi uma expansão da que ocorreu anteriormente. Agora alcançou países como Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos; chegou a era do capitalismo financeiro; veremos o avanço das indústrias e os novos inventos; mudanças nos transpostes e nos meios de comunicação; a era dos impérios (destacando-se a colonização britânica e seus efeitos sobre os países colonizados); o surgimento da sociedade de massas (sabe o que é isso? nada haver com macarrão ou pizza, viu?!); a popularização das artes, a indústria do lazer e da arte; o cinema.


  • A REPÚBLICA CHEGA AO BRASIL (Unidade 2)
    O governo de D. Pedro - Monarquia; escravidão e abolição (os ex-escravos estavam preparados para lidarem com a liberdade?); um golpe na monarquia - chega a República; o 15 de novembro; República das Oligarquias (que tal dar uma olhada no que quer dizer isso?!); a Guerra de Canudos (o líder, sua peregrinação, a formação do povoado, o fim de tudo após muita resistência); a industrialização e o crescimento das cidades; a vida nas fábricas e o início da organização operária; reformas na capital (Rio de Janeiro, na época) que lhe conferiram uma aparência européia; a reforma urbana e sanitária e sua reação: a Revolta da Vacina.

Vamos falar também de Virgulino Ferreira da Silva e sua história... Sabe de quem se trata?



Trabalho da I Unidade: Nos primeiros anos da República existia uma importante forma de comunicação entre as pessoas no Nordeste: o cordel. Ainda hoje encontramos muitos e, na verdade são expressões artísticas que vieram de longe... Agora quem vai ser o cordelista é você. Vamos aprender a escrever e produzir um cordel. (detalhes do trabalho, na aula, ok?!)

Um comentário:

jovem disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

POSTAGENS MAIS VISITADAS